fbpx
calcular-valor-do-frete-por-transportadoras-logistica-agileprocess

Como as transportadoras calculam o valor do frete

Calcular o valor do frete cobrado pelas transportadoras pode ser confuso. Os custos de envio de mercadorias variam conforme vários fatores envolvidos: dimensões e peso da embalagem, destino da remessa, serviços adicionais, cuidados especiais, prazos diferenciados, e muitos outros. 

É importante que o gestor conheça cada fator e busque valores que tragam um resultado positivo para a empresa, mas sem prejudicar o consumidor. Para simplificar o processo, confira a seguir as principais informações que o transportador deve conhecer para calcular o valor do frete de suas entregas.

Tabela de frete ANTT

A tabela de frete da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) determina os valores mínimos para os transportes feitos no Brasil. Ela faz parte da Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, instituída em 2018 após a greve dos caminhoneiros que paralisou o Brasil. 

A tabela deve ser utilizada por qualquer transportador rodoviário, sejam empresas ou autônomos. Para simplificar o cálculo, utilize o seguinte passo a passo:

  1. Identifique a categoria da empresa e verifique a distância da entrega conforme a tabela.
  2. Com o valor do custo do quilômetro por eixo na faixa de distância, multiplique pelo número de eixos do caminhão que será utilizado.
  3. Por último, multiplique o valor pela quilometragem.

Por exemplo, em um transporte de carga frigorificada, com um veículo de 3 eixos e 220 km percorridos o cálculo fica: 0,83 x 3 = 2,49 x 220 = R$ 547,80 cobrado de frete mínimo. Além do frete mínimo, outras informações precisam ser avaliadas. 

O que levar em consideração ao calcular o frete

Para determinar o tipo de frete usado pela transportadora, algumas características são levadas em consideração, como a forma de contratação, o tipo de frete e de carga e outras características variáveis que podem alterar o valor do frete cobrado. Confira:

Forma de contratação

CIF

Mais utilizado em negociações B2C, o Cost, Insurance and Freight ou Custo, Seguro e Frete trata os custos pelo transporte e todo o serviço como responsabilidade do vendedor. Ou seja, o vendedor se encarrega das despesas, do manuseio e do transporte dos produtos até o consumidor final. Assim, os custos já estão inclusos no preço dos itens, por isso o valor é cobrado no início da transação. 

FOB

Free On Board, ou Livre a bordo, é o contrário do sistema anterior. Ele é utilizado principalmente em negociações B2B, em que o comprador assume os riscos e se responsabiliza por todos os processos logísticos. Neste caso, o pagamento é realizado apenas no fim do processo, quando os produtos já estão com o cliente. 

Tipos de cargas

Carga fracionada

Carga fracionada é o nome da modalidade de transporte em que as mercadorias são transportadas em quantidades menores, não ocupam todo o espaço do veículo e possibilitam que cargas de outros clientes, que utilizam a mesma rota e tenham as mesmas características, sejam acrescentadas. Saiba mais aqui.

Carga fechada

Também conhecida como carga completa ou lotação, este tipo de carga é o oposto da carga fracionada. Nessa categoria, a carga transportada ocupa um volume maior do veículo, não sendo possível dividir a viagem com outros clientes. Em muitos casos, ela é utilizada para transporte de produtos químicos e cargas perigosas. A principal desvantagem é que o valor do frete é apenas de um cliente. 

Tipos de frete

De forma simplificada, conheça quais são os tipos de frete considerados ao calcular o valor do frete.

Frete direto

Considerado como o tipo de frete normal, é uma das operações mais utilizadas, na qual a carga é coletada pela transportadora no remetente e levada até o destinatário.

Frete por subcontratação

Aqui o frete é terceirizado pela transportadora, sendo ela responsável apenas por gerenciar a logística de todo o processo.  

Frete por redespacho

Nesse processo, nem todo o percurso é terceirizado. A transportadora coleta a carga e leva até um ponto e, a partir desse ponto, contrata um terceiro para finalizar o processo. 

Características variáveis que influenciam no valor do frete

Cada característica da entrega influencia de alguma forma na hora de calcular o frete. Agora vamos entender outros detalhes, como distância, cubagem e outros.

Distância

Quanto mais longa a distância, mais cara fica a entrega. Nesse ponto, o transportador deve considerar o combustível gasto e as horas de trabalho. Um sistema de roteirização pode auxiliar na coleta dos dados e entregar relatórios precisos.

Peso e cubagem

É importante entender a diferença entre eles. Peso real é o peso da carga, já com a embalagem, enquanto o peso cubado é a relação de peso com o volume do produto. Saber essa diferença é o que vai definir qual dos dois levar em consideração ao calcular o frete.

Em cargas onde a cubagem é maior que o peso, o valor será referente a cubagem, já que o pacote ocupa um grande espaço no veículo. É o caso do algodão e papel higiênico, por exemplo. Por outro lado, consideramos o peso para o cálculo quando a carga não preenche o caminhão mas atinge o nível de peso máximo, como é o caso de alguns maquinários e madeiras.

Trajeto

O transportador deve avaliar o trajeto que será percorrido para coletar o produto no remetente até o destinatário final. Trechos sem pavimentos ou perigosos e rotas urbanas são pontos que precisam estar no radar do gestor. Com a ajuda de uma ferramenta de roteirização automática, as melhores rotas podem ser traçadas desviando destes tipos de terreno. 

TDE – taxa de dificuldade de entrega

A Taxa de Dificuldade de Entrega é cobrada quando a entrega gera algum custo adicional ao transportador. Em geral, as situações que impactam na entrega e que podem resultar na taxa são:

  • Envio de mercadoria fora do horário comercial, resultando em horas extras;
  • Lista de exigências que aumentam o custo da entrega;
  • Necessidade de mais pessoas para realizar o carregamento, descarregamento ou entrega;
  • Filas que tornam a entrega demorada, atrasando outros trabalhos.

Os profissionais costumam seguir a orientação da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logísticas (NTC & Logística), que determina que o piso da TDE é de 20% do frete ou um valor mínimo de R$ 20.

Por fim, para realizar o cálculo do frete, além de considerar todas as informações anteriores, o transportador pode contar com sistemas que auxiliam na redução de custos do transporte e consequentemente no frete que será cobrado para o consumidor final. Um roteirizador de entregas e coletas, por exemplo, é um ótimo aliado na busca por redução de custos. Saiba mais aqui.

lynda course free downloadlynda tutorial free downloadwordpress plugins crackedwordpress plugins crackedfree download wordpress themeswordpress themes nulledfree download lynda coursefree download wordpress pluginsdownload wordpress themesdownload wordpress themes

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.