fbpx

Como acompanhar o desempenho da operação?

Muitas métricas e indicadores são utilizados para analisar e acompanhar o desempenho de uma equipe. Quando o assunto é venda, os indicadores são utilizados para entender como está o fluxo e a qualidade de leads. No marketing, as métricas demonstram o sucesso ou não das campanhas desenvolvidas. E na logística? Na nossa área, as métricas e indicadores são utilizados para analisar as entregas e acompanhar o desempenho da operação. 

Indicadores de desempenho (KPIs) são utilizados para visualizar e otimizar os processos dentro da operação logística. Além de avaliar a performance da operação, os resultados obtidos contribuem para fazer os ajustes necessários de uma maneira rápida caso os índices de performance não serem bons. Para definir os indicadores, é necessário levar em consideração as características gerais da empresa, como o tipo de transporte, mercadorias e estoques. Assim, o uso desses indicadores de desempenho traz redução de custos, maior produtividade, tomadas de decisões mais assertivas e aumento de qualidade. 

Separamos alguns itens que não podem ficar de fora quando o assunto é análise da operação logística, acompanhe.

Entregas dentro do prazo

Para identificar possíveis problemas no processo de atendimento de pedidos, nas entregas, nos prazos estipulados e o total de pedidos. É uma conta básica, dividindo as entregas dentro do prazo, pelo total de entregas e multiplicado por 100. Se o resultado desta operação for superior a 90%, significa que está tudo ok, sem problemas que precisam ser corrigidos com urgência.

Tempo de entrega

Este indicador é utilizado para rastrear o tempo que um pedido leva entre o momento em que é realizado até a entrega ao cliente. Com essas informações, é possível calcular o tempo médio de entregas, que contribui para calcular os dias de prazo para o cliente final. O principal fator para melhorar esse indicador é o motorista, responsável por ser objetivo nas entregas ou não. Aposte em treinamentos para alinhar a sua equipe e trazer bons resultados.

Métricas de produtividade

São aquelas relacionadas ao volume de serviços realizados pela operação. Alguns exemplos:

  • Número de entregas agendadas no dia;
  • Número de entregas realizadas;
  • Número de entregas canceladas ou reagendadas.

Métricas de performance

Essas são as que medem a qualidade do trabalho, muito importante para avaliar o desempenho dos motoristas/entregadores. São elas:

  • Avaliações através de pesquisas de satisfação pós entregas;
  • Número de reclamações registradas;
  • Tempo de entrega/coleta – atendimento.

Fluxo de caixa

Engana-se quem pensa que fluxo de caixa é apenas para o setor financeiro. Ele deve ser usado pela operação também, para registrar com cuidado todos os produtos que entram ou que saem da operação. Assim, o controle do estoque é feito de uma forma mais prática e muitas vezes já automática. 

Tecnologias para aumentar o desempenho

A melhor maneira para acompanhar a operação e ter uma visão geral de tudo que está acontecendo é utilizar ferramentas que apresentam o desempenho da frota em tempo real. Uma das ferramentas do AgileProcess é o AgilePainel, desenvolvido para acompanhar toda a sua operação e entregar as informações de forma simples e objetiva, atualizado de minuto em minuto.

Nele é possível verificar informações de forma instantânea na página inicial, acompanhar as entregas e coletas, verificar a baixa dada pelo motorista no lugar exato, visualizar as informações gerais ou filtrar pelos centros de distribuição (os famosos CDs), verificar o tempo de atendimento e vários outros indicadores que apontam o passo a passo do motorista. Então aposte em tecnologias que facilitam o trabalho da operação, com o sistema AgileProcess você tem tudo em um só lugar! 

Quer acompanhar o desempenho da operação da sua empresa com mais tranquilidade? Entre em contato e converse com um especialista. Junto com o roteirizador, nosso sistema é preparado para entregar em tempo real as informações para a sua empresa entregar mais e entregar melhor sempre. Conheça o sistema e revolucione a logística com a AgileProcess!

 

desempenho da operação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *