fbpx

Logística Empresarial: Definições e conceitos importantes.

Tempo de leitura: 3 minutos.

A Logística Empresarial pode ser entendida como a organização administrativa, operacional e de recursos humanos, que tem como finalidade fazer chegar um produto ao cliente final, da forma mais rápida, segura e ao mais baixo custo possível.

Sabe-se que a logística, por si só, existe antes da era de Jesus Cristo e era utilizada nas guerras pelos militares da época. Abastecimento de comidas, armas, munições e outros elementos eram tratados logisticamente, inclusive o desenvolvimento das estratégias para poder atacar seus inimigos e assim, planejar, “como”, “quando” e “onde”

Já a Logística Empresarial no Brasil surge mais firmemente a partir dos anos 90, época  em que as economias da América do Sul começaram a ter uma maior estabilidade e, consequentemente, melhores tecnologias de transporte.

Sem sombra de dúvidas, a tecnologia atualmente é um grande aliado para que as empresas possam desenvolver melhores estratégias de mercado e assim atender o cliente mais rapidamente – e ao menor custo possível.

Além disso, a logística faz parte de nosso dia a dia e tem condições de melhorar a qualidade de vida das pessoas, se for bem aplicada.

 

Desafios da Logística Empresarial

A logística empresarial e os profissionais desta área tem o grande desafio de aplicar todas as técnicas atuais com a finalidade de atender os processos administrativos e operacionais das organizações, para desenvolver um trabalho enxuto ao menor custo possível.

Sempre que movimentarmos um produto de um lugar para outro, estaremos falando em logística, e estaremos falando de compras, administração de materiais, armazenagem, controle de estoque, inventários, transporte,  separação de pedidos e expedição dos mesmos. Também devemos destacar a Logística Reversa, que ainda é pouco explorada hoje pelas empresas.

Logística = Compra de materiais = Administração de Materiais e Recursos = Planejamento e controle de estoque = Movimentação e armazenagem = Transportes.

Existem ainda, no Brasil, empresas que não aplicam esta cadeia “natural” de organização dentro dos CDs (Centros de Distribuição), com o qual perdem possibilidades de um faturamento maior e manter seu portfólio de clientes sempre ativo.

A falta de organização interna dentro dos CDs impacta em grandes perdas, inclusive não mensurada por muitas dessas empresas.

Nas minhas consultorias de gestão empresarial e nas minhas aulas, sempre digo que nós, os profissionais de logística, temos o potencial de definir o futuro da empresa, pois lidamos diretamente com os custos operacionais e satisfação do cliente final – o que apenas ressalta a importância da Logística Empresarial nas organizações.

Dentro da logística empresarial, a qualidade (SLA) de atendimento ao cliente também é um claro desafio da gerência, com o qual devemos implantar estratégias competitivas e sem deixar de lado os  processos organizacionais.

Para o Recursos Humanos, também existe o desafio de manter uma equipe bem treinada e com vasto conhecimento das funções, evitando retrabalhos e perda de tempo.

E para terminar este artigo, também temos que falar de sistemas tecnológicos integrados, visando velocidade e qualidade nos processos. Escolher ferramentas adequadas para cada operação é muito importante para competir com os concorrentes.

Neste sentido, Os E.R.P’s (Enterprise Resource Planning) são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

O E.R.P estará sempre ligado a os seguintes softwares: para manter uma correta organização administrativa e logística.

  • SCM: Supply Chain Management ( Gestão de cadeia de suprimentos).
  • CRM: Customer Relationship Management (Relacionamento com Clientes)
  • MRP: Manufacturing Resource Planning
  • FRM: Finance Resource Management (Controle e administração das finanças).
  • HRM: Human Resource Management. (Recursos Humanos)

E para a manutenção correta de todas as questões operacionais:

  • WMS: Warehouse Management (Gerenciamento de armazém)

No quesito Transportes e Distribuição falamos de:

  • M.S. (Transportation Management System): Sistema de Transporte e Distribuição

 

Artigo:  Professor Saul M Sosa

wordpress themes nulledlynda course free downloaddownload wordpress themeswordpress plugins crackedlynda tutorial free downloadwordpress themes crackedfree download udemy tutorialwordpress themes crackedwordpress themes nulledwordpress plugins nulled

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.