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Entregas durante a Black Friday

A logística na Black Friday e o movimento na economia nacional

Tempo de leitura: 5 minutos.

As festas de fim de ano se aproximam. Novembro chegou e junto com ele uma das principais datas para o comércio. A Black Friday acontece tradicionalmente na quarta sexta-feira do mês de novembro, esse ano dia 29, marcando o início da temporada de compras natalinas. As estatísticas apontam um aumento de cerca de 20% nas vendas em comparação com 2018. A preparação para a logística na Black Friday começou com antecedência devido ao aumento no número de vendas. Mas você sabe o que a data representa na economia nacional?

Nos últimos anos, o aumento no valor arrecadado no período foi considerável. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que representa o setor, em 2016 as vendas alcançaram a marca de 1,9 bilhões de reais. Em 2017 totalizaram 2,1 bilhões de reais, valor 10,3% maior que o ano anterior. E no último ano o aumento foi de 23% em comparação com 2017, faturando 2,6 bilhões e representando 4,6% do faturamento anual do comércio eletrônico, segundo a revista Exame. Para a edição deste ano, a Black Friday promete um faturamento 18% maior em comparação com o ano anterior, ou seja, 3,45 bilhões de reais.

Se o faturamento aumenta, o número de encomendas aumenta ainda mais. Em 2016 foram 3,3 milhões de pedidos, enquanto em 2017 houve 3,76 milhões. O ano passado atingiu 4,27 milhões de pedidos, 13% a mais que o ano anterior. A expectativa para esse ano é ultrapassar a marca dos 10 milhões, o que representa um aumento de 137% em comparação com o ano anterior.

Se nessa Black Friday o faturamento aumentará 18% e o volume de encomendas 137%, nunca se fez tão verdadeira e apropriada a pergunta: como fazer mais com o mesmo?

A logística na Black Friday é de suma importância para todo o processo de vendas, e para ser bem sucedida é necessário esforço e planejamento. A satisfação do consumidor ao receber a sua encomenda sem atraso ou extravio favorece a sua empresa. Com o apoio do roteirizador da AgileProcess, sua empresa faz um número maior de entregas sem necessariamente aumentar a quantidade de veículos, aumentando significativamente os resultados.

Este é o caso da Alfa Transportes, transportadora com três décadas de história que entrega em todo o sul do país. Durante o mês de novembro de 2018, a empresa aumentou em 25% o volume total de entregas. Esse aumento se manteve até a época da vendas natalinas. “Estamos otimistas em relação a este ano de 2019, muito embora a economia esteja retraída estamos apostando no bom cenário político e econômico de forma a superar nossos resultados de 2018”, apontou Guilherme Godinho, coordenador de TI na empresa. Com o roteirizador da AgileProcess, a empresa garante o resultado. “Conseguimos entregar a informação para o cliente em tempo real, comprovar se foi feita a entrega ou não, disponibilizar o comprovante, tudo integrado ao nosso site” completou. 

Atualmente, passam pelo sistema de roteirização da AgileProcess 278.000 entregas por dia, totalizando 8,3 milhões de entregas por mês. A expectativa para a Black Friday é dobrar esses números. Essa expectativa leva em consideração as vendas entre a quinta, 28 de novembro, e segunda-feira, 2 de dezembro, onde têm o aumento significativo das vendas. A expectativa é que o número de entregas por dia ultrapasse a marca de 450.000, somando um total de 2,2 milhões de entregas em apenas cinco dias.

Muitos números, não é mesmo? Mas ainda tem mais! Em números absolutos, estima-se que em 2019 passarão pelos sistemas da AgileProcess 22% de todas as entregas realizadas na Black Friday. Roteirizar as entregas, otimizar a frota e comprovar com agilidade (sem trocadilho) é a nossa missão! Vem com a gente revolucionar a logística! Nossos produtos estão prontos para também revolucionar a logística da sua empresa.

Separamos 4 dicas para facilitar a logística na Black Friday, confira:

1 – Planeje com antecedência

Apesar de se referir à sexta-feira, esse não é um processo de apenas um dia ou uma semana, o ideal é começar a planejar a data 2 meses antes. Planejamento é tudo, desde preparo da equipe de entregadores e separadores, organização e inventário do estoque até o empacotamento do produto, para chegar em boas condições ao consumidor.

2 – Cuide dos prazos

Uma das maiores reclamações no Reclame Aqui é referente ao não cumprimento de prazos na hora da entrega. É importante levar alguns pontos como margem ao calcular esses prazos, como o aumento considerável no volume de pedidos e a disponibilidade de veículos no mercado para que se possa aumentar a frota.

3 – Informe com clareza

Claro que todos os produtos da loja podem participar da Black Friday, mas nem todo comércio acata isso. Então cartazes com observações como “em produtos selecionados” fazem a diferença. Interpretação de texto pode passar despercebido pelo consumidor, mas ao esclarecer que não é toda loja pode facilitar a explicação em algum desentendimento. 

4 – Cuide dos custos, mas não sacrifique a qualidade

Além de reduzir os custos na logística, roteirizar as entregas é importante para também buscar a satisfação do cliente. A roteirização em geral é feita pelo próprio transportador, que divide as encomendas entre os motoristas. É ela, a transportadora, que também terá o contato direto com os clientes finais.

Se as rotas são feitas com o apoio de sistemas especializados, como roteirizadores, há economia dentro dos trajetos executados pelos motoristas, mesmo que existam questões como: cuidado com zona de restrição à circulação, horários de entrega com agendamento, valor de apólices de seguro, tempo total de jornada do motorista entre outros. Desta maneira, é realizado mais entregas com menos custos.

Depois de roteirizar é hora de entregar. Esse é um momento crucial. Toda a jornada de experiências do cliente pode ser “salva” ou “perdida” nesse único momento! Acompanhar essa fase é uma obrigação do transportador. Tenha a sua disposição sistemas que também lhe ajudem a executar aquilo que foi planejado pelo roteirizador. Veja, em tempo real, se os seus motoristas estão tendo dificuldade na execução das rotas, reorganize o trabalho se necessário colocando um veículo de apoio, ou permitindo que motorista e ajudante executem simultaneamente a mesma rota, mantenha o cliente final com o máximo nível de informações possíveis enviando SMS com live tracking das encomendas dele, dê ao seu cliente embarcador informações precisas e atualizadas de tracking e status (entregue, cancelado e afins) para que ele possa atualizar as ferramentas internas dele e se possível vá além, entregue essa informação de maneira integrada aos sistemas do seu cliente embarcador.

 

A sua empresa já está pronta para a logística da Black Friday 2019 ou outras datas importantes para o seu negócio? Quer contar com as inovações tecnológicas da AgileProcess para otimizar e acompanhar a logística da sua empresa? Fale com a gente e conheça as funcionalidades que o sistema oferece.

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.