fbpx
Entregas durante a Black Friday

A logística na Black Friday e o movimento na economia nacional

Tempo de leitura: 5 minutos.

As festas de fim de ano se aproximam. Novembro chegou e junto com ele uma das principais datas para o comércio. A Black Friday acontece tradicionalmente na quarta sexta-feira do mês de novembro, esse ano dia 29, marcando o início da temporada de compras natalinas. As estatísticas apontam um aumento de cerca de 20% nas vendas em comparação com 2018. A preparação para a logística na Black Friday começou com antecedência devido ao aumento no número de vendas. Mas você sabe o que a data representa na economia nacional?

Nos últimos anos, o aumento no valor arrecadado no período foi considerável. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que representa o setor, em 2016 as vendas alcançaram a marca de 1,9 bilhões de reais. Em 2017 totalizaram 2,1 bilhões de reais, valor 10,3% maior que o ano anterior. E no último ano o aumento foi de 23% em comparação com 2017, faturando 2,6 bilhões e representando 4,6% do faturamento anual do comércio eletrônico, segundo a revista Exame. Para a edição deste ano, a Black Friday promete um faturamento 18% maior em comparação com o ano anterior, ou seja, 3,45 bilhões de reais.

Se o faturamento aumenta, o número de encomendas aumenta ainda mais. Em 2016 foram 3,3 milhões de pedidos, enquanto em 2017 houve 3,76 milhões. O ano passado atingiu 4,27 milhões de pedidos, 13% a mais que o ano anterior. A expectativa para esse ano é ultrapassar a marca dos 10 milhões, o que representa um aumento de 137% em comparação com o ano anterior.

Se nessa Black Friday o faturamento aumentará 18% e o volume de encomendas 137%, nunca se fez tão verdadeira e apropriada a pergunta: como fazer mais com o mesmo?

A logística na Black Friday é de suma importância para todo o processo de vendas, e para ser bem sucedida é necessário esforço e planejamento. A satisfação do consumidor ao receber a sua encomenda sem atraso ou extravio favorece a sua empresa. Com o apoio do roteirizador da AgileProcess, sua empresa faz um número maior de entregas sem necessariamente aumentar a quantidade de veículos, aumentando significativamente os resultados.

Este é o caso da Alfa Transportes, transportadora com três décadas de história que entrega em todo o sul do país. Durante o mês de novembro de 2018, a empresa aumentou em 25% o volume total de entregas. Esse aumento se manteve até a época da vendas natalinas. “Estamos otimistas em relação a este ano de 2019, muito embora a economia esteja retraída estamos apostando no bom cenário político e econômico de forma a superar nossos resultados de 2018”, apontou Guilherme Godinho, coordenador de TI na empresa. Com o roteirizador da AgileProcess, a empresa garante o resultado. “Conseguimos entregar a informação para o cliente em tempo real, comprovar se foi feita a entrega ou não, disponibilizar o comprovante, tudo integrado ao nosso site” completou. 

Atualmente, passam pelo sistema de roteirização da AgileProcess 278.000 entregas por dia, totalizando 8,3 milhões de entregas por mês. A expectativa para a Black Friday é dobrar esses números. Essa expectativa leva em consideração as vendas entre a quinta, 28 de novembro, e segunda-feira, 2 de dezembro, onde têm o aumento significativo das vendas. A expectativa é que o número de entregas por dia ultrapasse a marca de 450.000, somando um total de 2,2 milhões de entregas em apenas cinco dias.

Muitos números, não é mesmo? Mas ainda tem mais! Em números absolutos, estima-se que em 2019 passarão pelos sistemas da AgileProcess 22% de todas as entregas realizadas na Black Friday. Roteirizar as entregas, otimizar a frota e comprovar com agilidade (sem trocadilho) é a nossa missão! Vem com a gente revolucionar a logística! Nossos produtos estão prontos para também revolucionar a logística da sua empresa.

Separamos 4 dicas para facilitar a logística na Black Friday, confira:

1 – Planeje com antecedência

Apesar de se referir à sexta-feira, esse não é um processo de apenas um dia ou uma semana, o ideal é começar a planejar a data 2 meses antes. Planejamento é tudo, desde preparo da equipe de entregadores e separadores, organização e inventário do estoque até o empacotamento do produto, para chegar em boas condições ao consumidor.

2 – Cuide dos prazos

Uma das maiores reclamações no Reclame Aqui é referente ao não cumprimento de prazos na hora da entrega. É importante levar alguns pontos como margem ao calcular esses prazos, como o aumento considerável no volume de pedidos e a disponibilidade de veículos no mercado para que se possa aumentar a frota.

3 – Informe com clareza

Claro que todos os produtos da loja podem participar da Black Friday, mas nem todo comércio acata isso. Então cartazes com observações como “em produtos selecionados” fazem a diferença. Interpretação de texto pode passar despercebido pelo consumidor, mas ao esclarecer que não é toda loja pode facilitar a explicação em algum desentendimento. 

4 – Cuide dos custos, mas não sacrifique a qualidade

Além de reduzir os custos na logística, roteirizar as entregas é importante para também buscar a satisfação do cliente. A roteirização em geral é feita pelo próprio transportador, que divide as encomendas entre os motoristas. É ela, a transportadora, que também terá o contato direto com os clientes finais.

Se as rotas são feitas com o apoio de sistemas especializados, como roteirizadores, há economia dentro dos trajetos executados pelos motoristas, mesmo que existam questões como: cuidado com zona de restrição à circulação, horários de entrega com agendamento, valor de apólices de seguro, tempo total de jornada do motorista entre outros. Desta maneira, é realizado mais entregas com menos custos.

Depois de roteirizar é hora de entregar. Esse é um momento crucial. Toda a jornada de experiências do cliente pode ser “salva” ou “perdida” nesse único momento! Acompanhar essa fase é uma obrigação do transportador. Tenha a sua disposição sistemas que também lhe ajudem a executar aquilo que foi planejado pelo roteirizador. Veja, em tempo real, se os seus motoristas estão tendo dificuldade na execução das rotas, reorganize o trabalho se necessário colocando um veículo de apoio, ou permitindo que motorista e ajudante executem simultaneamente a mesma rota, mantenha o cliente final com o máximo nível de informações possíveis enviando SMS com live tracking das encomendas dele, dê ao seu cliente embarcador informações precisas e atualizadas de tracking e status (entregue, cancelado e afins) para que ele possa atualizar as ferramentas internas dele e se possível vá além, entregue essa informação de maneira integrada aos sistemas do seu cliente embarcador.

 

A sua empresa já está pronta para a logística da Black Friday 2019 ou outras datas importantes para o seu negócio? Quer contar com as inovações tecnológicas da AgileProcess para otimizar e acompanhar a logística da sua empresa? Fale com a gente e conheça as funcionalidades que o sistema oferece.

wordpress themes crackedwordpress themes nulleddownload wordpress themeswordpress themes crackedfree download lynda tutoriallynda tutorial free downloaddownload wordpress pluginswordpress themes crackedlynda course free downloaddownload wordpress plugins

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.