fbpx
logo-agile
  • Home
  • Serviços
    • Separação e Roteirização de Entregas e coletas​
    • Gestão de Entregas​
    • Integração com Parceiros​
    • Comprovação de Entrega digital com Certificação jurídica​
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos Logística
  • Contato
Menu
  • Home
  • Serviços
    • Separação e Roteirização de Entregas e coletas​
    • Gestão de Entregas​
    • Integração com Parceiros​
    • Comprovação de Entrega digital com Certificação jurídica​
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Educativos Logística
  • Contato
Fale com um consultor
gestor-custos-logisticos-agileprocess

4 erros que aumentam os custos logísticos

  • janeiro 4, 2022
  • 3:00 pm

O trajeto dos produtos dentro da cadeia de suprimentos é enorme até chegar ao consumidor final. Matéria prima > transporte > armazenagem > transporte > fabricante > transporte > cliente – e em casos como o e-commerce > transporte > consumidor final.

Quando bem conduzida, a cadeia de suprimentos agrega valor ao produto final, sendo capaz de reduzir custos, melhorar os prazos e fidelizar clientes. A logística é a chave, qualquer erro nessa área pode trazer prejuízos financeiros, de tempo e até perder clientes. Mas quem nunca errou, que atire a primeira pedra. O importante é saber que errou cedo e corrigir. 

Além do cuidado com as falhas, os custos logísticos estão sempre na cabeça dos gestores, em tempos de crise, a pergunta que fica é: o que eu vou fazer para reduzir os custos nessa empresa?

Erros que aumentam os custos logísticos

Vamos conhecer os principais erros que aumentam os custos logísticos e podem prejudicar o financeiro da sua empresa. 

1 – Repassar ao consumidor o valor gerado por problemas

A burocracia e os gastos mais variados, como seguro, manutenção de frota, pedágios, risco de roubos e extravio de cargas, tempo de espera e deslocamento, são alguns dos problemas que atordoam o transportador.

Muitos enxergam como uma solução, para não ter prejuízos, passar ao consumidor final o valor desses problemas. Mas aí está o erro. Fretes com valor alto não são atrativos e fazem com que os clientes não realizem as compras nas lojas ou gastem menos, para suprir o valor do frete. Então não cometa esse erro.

2 – Não prestar atenção ao estoque

A base de cálculo para um estoque saudável é a organização. Ter conhecimento do fluxo de vendas da empresa, o que entra e o que sai do estoque, antecipar as demandas e o preparo em datas importantes para o comércio é o necessário.

Além do treinamento da equipe, é essencial conhecer o mercado e o público alvo, conhecer os produtos que possui no estoque, fazer inventários com frequência e rever as estratégias. Já falamos aqui no blog sobre gestão de estoque e giro de produtos parados. Confira a planilha para fazer esses cálculos com facilidade e sem esquentar a cabeça.

botão-pro-artigo-estoque-parado-custos-logisticos

3 – Não apostar em tecnologias que facilitam o trabalho

A transformação digital trouxe fatores que mudaram o comportamento do consumidor e o ritmo do mercado. E assim tornou-se indispensável investir em ferramentas que auxiliam o trabalho. O uso da tecnologia é fundamental para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos e tornar o fluxo das operações logísticas mais ágil é um ótimo aliado na hora de reduzir custos. 

Um bom software de gestão logística auxilia na automação de tarefas, no gerenciamento de dados, na integração com outros setores e serviços e na hora de rastrear e comprovar as entregas. Essas funções aumentam o controle do transportador e embarcador, melhoram a gestão da empresa, os resultados e, o principal, minimizam erros.

4 – Trabalhar sem um planejamento e metas definidas

O planejamento estratégico dentro de uma empresa envolve uma análise do passado e do presente e busca traçar caminhos para conquistar os objetivos no futuro. Assim, seu objetivo é definir uma direção para a empresa, um norte.

Ter um planejamento bem alinhado com os valores da empresa, e repassar aos colaboradores de forma clara e objetiva, é um passo importante no caminho em busca dos objetivos. É realizado geralmente no início do ano para que as empresas busquem antecipar-se às ameaças e encontrar melhorias e oportunidades. 

E é no planejamento que são traçadas as metas e indicadores da empresa. Para montar as metas, algumas métricas são levadas em consideração, como métricas de produtividade e de performance utilizadas na logística. 

As métricas de produtividade são relacionadas ao volume de serviços realizados na operação, como número de entregas agendadas no dia, entregas realizadas e entregas canceladas.

Enquanto as métricas de performance são as que medem a qualidade do trabalho, importantes para avaliar o desempenho dos motoristas e entregadores, como avaliações nas pesquisas de satisfação, número de reclamações e tempo em atendimento. 

Esses são alguns indicadores de desempenho (KPIs) para visualizar e otimizar os processos dentro da operação logística. Eles são capazes de reduzir custos e aumentar a produtividade da empresa, então é importante fazer uso e analisá-los.

Coloque na prática e diminua os custos logísticos

Agora é a sua vez de analisar como está a sua empresa e se ela está cometendo algum dos erros que citamos. Como falamos, o problema não é errar, é persistir no erro. Então analise sua operação e perceba as falhas o quanto antes, isso permite ajustes e melhorias capazes de trazer os objetivos traçados lá no planejamento estratégico.

Faça uso de tecnologias que facilitam a gestão da operação, que são capazes de reduzir os custos logísticos e trazer benefícios para a sua empresa. Converse agora mesmo com um especialista da AgileProcess!

fale-conosco-agileprocess-logistica

free download wordpress pluginsfree download wordpress pluginsfree download lynda tutorialwordpress plugins nulledfree download lynda tutorialwordpress plugins crackedwordpress plugins nulledlynda course free downloadwordpress plugins nulledwordpress plugins cracked
transportador-destaque-no-mercado-agileprocess

Como ser um transportador destaque no mercado

26 de dezembro de 2023

Em qualquer área, se destacar no mercado não é uma tarefa fácil. Muitas vezes leva anos, outras depende de investimentos e assim vai. Mas quem

Leia mais »

Checklist: 10 dicas para escolher a melhor transportadora 

12 de dezembro de 2023

Para abrir uma empresa do zero ou atuar em uma gigante do mercado, é preciso pensar em um conceito super simples, mas que nem sempre

Leia mais »
roteirizador-de-entrega-agileprocess

10 razões para sua empresa usar um roteirizador de entregas

28 de novembro de 2023

O roteirizador de entregas e coletas está entre as principais inovações tecnológicas que beneficiam o mercado da logística, pois simplifica os processos e garante mais

Leia mais »
Page1 Page2 Page3 Page4 Page5

Soluções

Separação e Roteirização de Entregas.

Gestão de Entregas

Integração com Parceiros

Comprovação de Entrega digital com Certificação jurídica

Sobre

Blog

Trabalhe Conosco

Política de Segurança da Informação

Política de Privacidade

Central de Ajuda

Master service agreement

Social

Facebook Instagram Youtube Linkedin

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.