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Gestão de estoque em 2020, como fazer?

Se você está vendo o estoque da empresa ficar parado, você deve estar se perguntando como fazer esse estoque girar e não perder lucros com isso.

É normal pensar assim, o importante é ter noção dos custos por trás desse estoque e como fazer para que ele gire rápido, sem afetar o seu financeiro. 

Vamos entender um pouco mais como funciona? Acompanhe.

Qual a importância de uma boa gestão de estoque?

Muitas vezes acontece do gestor ter um medo excessivo de não ter os produtos quando o cliente solicita e assim faz grandes estoques do mesmo item e este acaba não saindo como esperado. 

Ou o contrário: sem um preparo, os clientes solicitam um item, fazem a compra e só depois descobrem que o mesmo está em falta na loja, tendo que esperar dias para receber.

Uma boa gestão de estoque é realizada quando o gestor tem uma noção do fluxo de vendas da empresa, consegue antecipar as demandas dos clientes e se prepara bem para datas comemorativas ou importantes para o comércio. 

Organizar o estoque é fundamental, ter noção dos custos de cada item, fazer um diagnóstico, identificar o tempo limite que uma mercadoria pode ficar estocada, a partir do cálculo de giro de estoque a análise do período de vendas, são alternativas para entender o seu estoque a fazer ele girar.

O que calcular antes de sair vendendo

Ver o estoque cheio causa uma ansiedade no gestor que pode fazer com que ele saia vendendo todos os produtos sem ter uma noção de ganhos e perdas com as vendas, por isso, não esqueça do custo do estoque parado.

É importante levar algumas coisas em consideração, para não deixar a empresa com problemas no fluxo de caixa, como o custo com os pedidos para reposição, que inclui gastos com frete, negociação, impostos e muito mais. 

Outro é o custo para armazenamento, desde contas fixas como aluguel, energia e água, pagamento de funcionários, impostos e gastos não esperados, que podem vir a acontecer como manutenção e troca de equipamentos.

A parte mais importante ao calcular os custos, é o capital. Isso por que ele está relacionado ao valor investido na compra do produto e todas as variáveis financeiras, como a inflação.

É como investir na bolsa de valores, pode ser vantajoso ou não manter aquele produto parado, depende de vários fatores, como a situação econômica do país, a cotação do dólar e de outras moedas e o volume do pedido.

 Existem também riscos, os custos imprevistos, que podem causar problemas e desvalorizar a mercadoria, como validade, roubos, extravios e danos por manuseio.

Tudo deve ser levado em consideração quando for pensar em esvaziar o estoque, no lugar de melhorar a qualidade da empresa, pode causar problemas.

Como calcular o giro do estoque

Você já pensou qual seria o giro de estoque ideal para manter o equilíbrio entre produção e venda dos produtos da sua empresa?

A melhor maneira para descobrir o equilíbrio, é fazer o cálculo de giro de estoque, a partir da seguinte fórmula:

Giro de Estoque = Total de Vendas / Volume Médio de Estoque

Por exemplo: a sua empresa vende 2.000 ventiladores por ano. O estoque médio costuma ser de 400 ventiladores, então temos:

Giro de Estoque = 2.000 / 400 = 5 giros por ano

O que isso quer dizer? O seu estoque de ventiladores deve ser renovado cinco vezes por ano. Com esse cálculo, a gestão de estoque é mais fácil, e ao realizar o orçamento, é possível levar em consideração os gastos que a empresa terá para abastecer o estoque 5 vezes no ano e também planejar as vendas.

baixar planilha gestão de estoque

Curva ABC e gestão de estoque

A Curva ABC tem como principal objetivo deixar claro quais são os produtos mais importantes para a empresa. 

Existem várias maneiras de fazer essa conta, seja por preço de custo, que vai mostrar os produtos de maior valor, ou por valor de venda, que indicam os produtos que mais aumentam a receita.

O primeiro passo é listar todos os produtos, indicando o valor unitário, a quantidade vendida e o valor total por produto. Depois, calcule a porcentagem de participação de cada produto nas vendas, dividindo o valor total por produto pelo total de vendas da loja.

E por último, organize a planilha pelo valor total por produto e some os percentuais de cada produto ao valor acumulado. 

Assim você tem a porcentagem acumulada e pode classificar cada produto em uma categoria.

> Produtos A: responsáveis por até 80% das vendas;

> Produtos B: responsáveis por até 15% das vendas;

> Produtos C: responsáveis por até 5% das vendas.

Agora você pode organizar a tabela pelo número da porcentagem, do menor para o maior, assim, o produto mais representativo fica no topo. 

E para finalizar, vamos descobrir a Curva ABC. Comece pelo topo da lista, comece somando até atingir 80%, essa é classificação A. Depois, continue somando até atingir 15% (B) e os últimos itens devem atingir a soma de 5%, classificação C.

Assim você consegue ter no papel uma ideia do que é mais vendido, do que vale e do que não vale a pena ter no estoque da sua empresa. Mais um passo para alinhar a gestão de estoque.

Dicas para girar estoque parado e aumentar as vendas

A teoria é sempre mais fácil, sabemos. Por isso vamos te passar algumas dicas para que você consiga girar o estoque parado na prática, com resultados garantidos.

1- Treine sua equipe
2 – Conheça o seu público alvo
3 – Conheça o mercado e concorrentes
4 – Faça inventários periodicamente
5 – Reveja estratégias
6 – Busque acordo com fornecedores
7 – Aposte em liquidações

Gerenciar o estoque nem sempre é fácil, mas pode ser mais simples seguindo as dicas e informações que passamos. Agora é com você, coloque em prática o que ainda não era feito, busque o melhor para a sua empresa e consiga bons resultados!

E na hora de fazer as entregas, não esqueça de apostar em uma logística com tecnologia de ponta que entrega resultados satisfatórios para a sua operação.

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.