fbpx
erros aumentam custos logísticos

4 erros que aumentam os custos logísticos

O trajeto dos produtos dentro da cadeia de suprimentos é enorme até chegar ao consumidor final. Matéria prima, transporte, armazenagem, transporte, fabricante, transporte, cliente, transporte, consumidor final.

Quando bem conduzida, a cadeia de suprimentos agrega valor ao produto final, sendo capaz de reduzir custos logísticos, melhorar os prazos e fidelizar clientes. 

A logística é a chave, qualquer erro pode trazer prejuízos financeiros, de tempo e até perder clientes. Mas quem nunca errou, que atire a primeira pedra. O importante é saber que errou cedo e corrigir. 

Além do cuidado com erros, os custos logísticos estão sempre na cabeça dos gestores, em tempos de crise, a pergunta que fica é: o que eu vou fazer para reduzir os custos nessa empresa?

Vamos conhecer os principais erros que aumentam os custos logísticos e podem prejudicar o financeiro da sua empresa. 

1 – Repassar ao consumidor o valor gerado por problemas

A burocracia e os gastos mais variados, como seguro, manutenção de frota, pedágios, risco de roubos e extravio de cargas, tempo de espera e deslocamento, são alguns dos problemas que atordoam o transportador.

Muitos enxergam como uma solução, para não ter prejuízos, passar ao consumidor final o valor desses problemas. Mas aí está o erro.

Fretes com valor alto não são atrativos e fazem com que os clientes não realizem as compras nas lojas ou gastem menos, para suprir o valor do frete. Então não cometa esse erro.

2 – Não prestar atenção ao estoque

A base de cálculo para um estoque saudável é a organização. Ter conhecimento do fluxo de vendas da empresa, o que entra e o que sai do estoque, antecipar as demandas e o preparo em datas importantes para o comércio é o necessário.

Além do treinamento da equipe, é essencial conhecer o mercado e o público alvo, conhecer os produtos que possui no estoque, fazendo inventários com frequência, e rever as estratégias.

Já falamos aqui no blog sobre gestão de estoque e giro de produtos parados. Confira a planilha para fazer esses cálculos com facilidade e sem esquentar a cabeça.

baixar planilha para custos logísticos

3 – Não apostar em tecnologias que facilitam o trabalho

A transformação digital trouxe fatores que mudaram o comportamento do consumidor e o ritmo do mercado. E assim tornou-se indispensável investir em ferramentas que auxiliam o trabalho.

O uso da tecnologia é fundamental para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, tornar o fluxo das operações logísticas mais ágil é um ótimo aliado na hora de reduzir custos logísticos. 

Um bom software de gestão logística auxilia na automação de tarefas, no gerenciamento de dados, na integração com outros setores e serviços, na hora de rastrear e comprovar as entregas.

Essas funções aumentam o controle do transportador e embarcador, melhoram a gestão da empresa, os resultados e o principal, minimizam erros.

4 – Trabalhar sem um planejamento e metas definidas

O planejamento estratégico dentro de uma empresa envolve uma análise do passado, do presente e busca traçar caminhos para conquistar os objetivos no futuro. Assim, seu objetivo é definir uma direção para a empresa, um norte.

Ter um planejamento bem alinhado com os valores da empresa e repassado devidamente aos colaboradores, é um dos passos no caminho em busca dos objetivos. 

É realizado geralmente no início do ano para que as empresas buscam antecipar-se às ameaças e encontrar melhorias e oportunidades. E é no planejamento que são traçadas as metas e indicadores da empresa. 

Para montar as metas, algumas métricas são levadas em consideração, como métricas de produtividade e de performance utilizadas na logística. 

As métricas de produtividade são relacionadas ao volume de serviços realizados na operação, como número de entregas agendadas no dia, entregas realizadas e entregas canceladas.

Enquanto as métricas de performance são as que medem a qualidade do trabalho, importante para avaliar o desempenho dos motoristas e entregadores, como avaliações nas pesquisas de satisfação, número de reclamações e tempo em atendimento. 

Esse são alguns Indicadores de Desempenho (KPIs) para visualizar e otimizar os processos dentro da operação logística. Eles são capazes de reduzir custos e aumentar a produtividade da empresa, então é importante fazer uso e analisá-los. 

Coloque na prática e diminua os custos logísticos

Agora é a sua vez de analisar como está a sua empresa e se ela está cometendo algum dos erros que citamos. 

Como falamos, o problema não é errar, é persistir no erro. Então analise sua operação e perceba as falhas o quanto antes, isso permite ajustes e melhorias capazes de trazer os objetivos traçados lá no planejamento estratégico.

Faça uso de tecnologias que facilitam a gestão da operação, que são capazes de reduzir os custos logísticos e trazer benefícios para a sua empresa.

 

custos logísticos

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.