Segundo levantamento da ANTT de 2020, o Brasil conta com mais de 700 mil transportadoras e frotas registradas, entre empresas, cooperativas e autônomos, somando quase 2 milhões de veículos de transporte circulando nas rodovias. No meio de tanta concorrência, como se destacar e tornar a empresa mais competitiva no mercado?
Quando a oferta é maior que a demanda, os valores tendem a cair. Até o aumento das vendas online em 2020, este era o cenário do valor dos fretes no Brasil. O aumento crescente de veículos transportando pelas rodovias brasileiras fez com que as empresas de transporte baixassem o valor do frete para serem vistas entre tantos concorrentes.
Algumas soluções tecnológicas auxiliam as transportadoras para a valorização do frete, como os comprovantes digitais. A seguir, entenda como a comprovação de entregas pode auxiliar na valorização do frete.
Comprovantes digitais e a valorização do frete
Você sabe quais documentos podem ser utilizados para comprovar as entregas? Pela legislação atual, temos duas opções: a 2ª via do conhecimento de transporte, com a assinatura do destinatário ou responsável e a data de entrega; ou os canhotos da nota fiscal, também assinados por quem recebeu a encomenda. Ambas as opções precisam ser armazenadas pelo prazo de cinco anos, por questões fiscais.
Com os avanços tecnológicos, atualmente os canhotos de papéis estão sendo substituídos pelos comprovantes digitais, que possuem a mesma finalidade mas alguns extras:
- A comprovação é enviada automaticamente ao transportador, facilitando a continuidade do serviço pelo gestor;
- São armazenados na nuvem, podendo ser consultados quando necessário e de onde for;
- Diferente do papel, não sofrem rasuras, não são delicados e dificilmente serão extraviados.
Os comprovantes digitais permitem acompanhar o desenvolvimento das entregas automaticamente, trazendo visibilidade de todos os eventos da operação. Possibilitam enviar ao cliente embarcador os status atualizados e em tempo real de todas as entregas e outras opções de confirmação além da assinatura, como fotos do local e geolocalização.
Além da agilidade nos processos com os comprovantes digitais, o transportador também reduz custos operacionais que podem ser refletidos no valor do frete, garantindo valores mais baixos com as despesas, possibilitando ofertar valores acessíveis para o mercado e mantendo os lucros ativos da empresa.
O manuseio dos canhotos de papel gera custos para a empresa que podem ser evitados com os comprovantes digitais. O valor do frete reflete principalmente nos gastos operacionais, logo, diminuindo os gastos, o frete se valoriza e a empresa ganha duas vezes: ao receber os comprovantes automaticamente e ao conseguir se destacar na concorrência.
Você sabe como o valor do frete é calculado?
O cálculo de frete feito pelas transportadoras é baseado em algumas variáveis e fatores que influenciam no valor, desde custos operacionais até as características das cargas. As transportadoras analisam a distância entre os pontos, as taxas específicas que serão cobradas – como taxa de dificuldade de entrega para locais perigosos ou de difícil acesso –, o frete mínimo, pedágios, entre outros. Saiba mais neste artigo.
lynda tutorial free downloadfree download wordpress pluginsdownload wordpress themeswordpress plugins nulleddownload wordpress pluginsdownload wordpress pluginsdownload wordpress themeslynda tutorial free downloadfree download lynda coursewordpress plugins nulled