O trajeto dos produtos dentro da cadeia de suprimentos é enorme até chegar ao consumidor final. Matéria prima > transporte > armazenagem > transporte > fabricante > transporte > cliente – e em casos como o e-commerce > transporte > consumidor final.
Quando bem conduzida, a cadeia de suprimentos agrega valor ao produto final, sendo capaz de reduzir custos, melhorar os prazos e fidelizar clientes. A logística é a chave, qualquer erro nessa área pode trazer prejuízos financeiros, de tempo e até perder clientes. Mas quem nunca errou, que atire a primeira pedra. O importante é saber que errou cedo e corrigir.
Além do cuidado com as falhas, os custos logísticos estão sempre na cabeça dos gestores, em tempos de crise, a pergunta que fica é: o que eu vou fazer para reduzir os custos nessa empresa?
Erros que aumentam os custos logísticos
Vamos conhecer os principais erros que aumentam os custos logísticos e podem prejudicar o financeiro da sua empresa.
1 – Repassar ao consumidor o valor gerado por problemas
A burocracia e os gastos mais variados, como seguro, manutenção de frota, pedágios, risco de roubos e extravio de cargas, tempo de espera e deslocamento, são alguns dos problemas que atordoam o transportador.
Muitos enxergam como uma solução, para não ter prejuízos, passar ao consumidor final o valor desses problemas. Mas aí está o erro. Fretes com valor alto não são atrativos e fazem com que os clientes não realizem as compras nas lojas ou gastem menos, para suprir o valor do frete. Então não cometa esse erro.
2 – Não prestar atenção ao estoque
A base de cálculo para um estoque saudável é a organização. Ter conhecimento do fluxo de vendas da empresa, o que entra e o que sai do estoque, antecipar as demandas e o preparo em datas importantes para o comércio é o necessário.
Além do treinamento da equipe, é essencial conhecer o mercado e o público alvo, conhecer os produtos que possui no estoque, fazer inventários com frequência e rever as estratégias. Já falamos aqui no blog sobre gestão de estoque e giro de produtos parados. Confira a planilha para fazer esses cálculos com facilidade e sem esquentar a cabeça.
3 – Não apostar em tecnologias que facilitam o trabalho
A transformação digital trouxe fatores que mudaram o comportamento do consumidor e o ritmo do mercado. E assim tornou-se indispensável investir em ferramentas que auxiliam o trabalho. O uso da tecnologia é fundamental para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos e tornar o fluxo das operações logísticas mais ágil é um ótimo aliado na hora de reduzir custos.
Um bom software de gestão logística auxilia na automação de tarefas, no gerenciamento de dados, na integração com outros setores e serviços e na hora de rastrear e comprovar as entregas. Essas funções aumentam o controle do transportador e embarcador, melhoram a gestão da empresa, os resultados e, o principal, minimizam erros.
4 – Trabalhar sem um planejamento e metas definidas
O planejamento estratégico dentro de uma empresa envolve uma análise do passado e do presente e busca traçar caminhos para conquistar os objetivos no futuro. Assim, seu objetivo é definir uma direção para a empresa, um norte.
Ter um planejamento bem alinhado com os valores da empresa, e repassar aos colaboradores de forma clara e objetiva, é um passo importante no caminho em busca dos objetivos. É realizado geralmente no início do ano para que as empresas busquem antecipar-se às ameaças e encontrar melhorias e oportunidades.
E é no planejamento que são traçadas as metas e indicadores da empresa. Para montar as metas, algumas métricas são levadas em consideração, como métricas de produtividade e de performance utilizadas na logística.
As métricas de produtividade são relacionadas ao volume de serviços realizados na operação, como número de entregas agendadas no dia, entregas realizadas e entregas canceladas.
Enquanto as métricas de performance são as que medem a qualidade do trabalho, importantes para avaliar o desempenho dos motoristas e entregadores, como avaliações nas pesquisas de satisfação, número de reclamações e tempo em atendimento.
Esses são alguns indicadores de desempenho (KPIs) para visualizar e otimizar os processos dentro da operação logística. Eles são capazes de reduzir custos e aumentar a produtividade da empresa, então é importante fazer uso e analisá-los.
Coloque na prática e diminua os custos logísticos
Agora é a sua vez de analisar como está a sua empresa e se ela está cometendo algum dos erros que citamos. Como falamos, o problema não é errar, é persistir no erro. Então analise sua operação e perceba as falhas o quanto antes, isso permite ajustes e melhorias capazes de trazer os objetivos traçados lá no planejamento estratégico.
Faça uso de tecnologias que facilitam a gestão da operação, que são capazes de reduzir os custos logísticos e trazer benefícios para a sua empresa. Converse agora mesmo com um especialista da AgileProcess!
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