O mercado brasileiro de startups cresce a cada ano. Segundo o StartupBase, empresa especializada no ecossistema de startups, o primeiro semestre de 2020 fechou com mais de 13,2 mil startups no país, e só aumenta.
Em sua maioria localizada na região Sudeste, as startups invadiram o Brasil e hoje os segmentos são os mais variados. No gráfico a seguir, é possível perceber que a grande maioria se encontra no estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Mas certo, o que são startups?
O modelo de negócio chegou ao Brasil em meados de 2008, mas surgiu nos Estados Unidos ainda na década de 90.
São empresas com um modelo de gestão repetível e escalável, que têm seu start em uma fase inicial com pouco investimento e recursos limitados.
Atualmente, a definição mais aceitável e que mais agrada é: grupo de pessoas à procura de um modelo de negócio inovador, repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza e com soluções a serem desenvolvidas.
As principais características são: inovação, escalabilidade, crescimento, planejamento, diferenciação e cultura.
Elas buscam meios que facilitam qualquer situação problemática para ajudar a empresa, com soluções com menor gasto de tempo e dinheiro.
Para o setor logístico, as startups são aliadas para chegar em resultados satisfatórios em um curto prazo.
Elas apostam nas tecnologias inovadoras do mercado para resolver os problemas do cotidiano, seja no trânsito, nas rotas, nas entregas e coletas ou na comunicação entre os fornecedores.
A seguir você vai conferir 4 motivos que separamos para não ter dúvidas do por quê apostar em startups contribuindo para o seu negócio crescer e alcançar os resultados.
Inovação
O que mais se ouve falar quando o assunto são startups é a inovação. É o conceito básico para ser uma.
Se a sua empresa deseja crescer e se destacar, ela precisa apostar nas inovações tecnológicas para obter vantagens.
O mercado está cada vez mais competitivo, então para alcançar qualidade, buscar melhoria nos produtos e destaque para seus clientes, o investimento certo é nas inovações tecnológicas.
Para entregar os resultados relevantes, as startups voltadas para o setor logístico apostam em inovação e em Inteligência Artificial para entregar mais com menos gasto de tempo e dinheiro.
Inteligência Artificial é a frente de inovação que pode colaborar em todos os processos produtivos, reduzir custos, mudar as rotinas no cotidiano das operações e a interação das empresas com os seus clientes. Na logística, ela é usada para simplificar, organizar e agilizar o trabalho dos colaboradores, em busca de inovação.
Conhecimento
As startups são, em sua grande maioria, especialistas em sua determinada área.
Seja uma startup de tecnologia, marketing, aplicativos de locomoção, logística, o que for: elas vão buscar entregar o melhor.
Isso se deve pelo fato de muitas estarem buscando seu espaço no mercado, criando seu nome. Então o reconhecimento é a sua melhor arma.
E para isso, as startups são recheadas de conhecimentos. Seus colaboradores dominam o que fazem para entregar mais e melhor para o cliente.
Muitas buscam compartilhar esses conhecimentos, estreitar laços e aumentar seu network em eventos, produzidos pelas próprias startups. Recheados de palestras e painéis de debate, o objetivo dos eventos é estreitar o relacionamento com clientes e futuros clientes, fornecedores e parceiros.
Um exemplo é o Agile Challenges, evento promovido pela AgileProcess que busca reunir os maiores players do mercado para compartilhar seus cases de sucesso com o público logístico.
Com o intuito de descentralizar do eixo São Paulo/Rio de Janeiro e trazer para a Ilha da Magia, Florianópolis, as inovações do mercado logístico, nessas três edições, o Agile Challenges dividiu com o público histórias, momentos e muito network.
Criatividade
Além de uma característica, a criatividade é uma qualidade fundamental para as empresas atualmente, e está presente nas startups.
O pensar fora da caixa é fundamental para sair na frente dos concorrentes, lançar produtos novos e reagir ao mercado, que se inova e muda constantemente.
O modelo criativo das startups, com o ar mais jovem e moderno, tem tudo a ver com criatividade.
A criatividade flui com mais facilidade onde o colaborador se sente mais à vontade, fugindo dos padrões de terno e gravata dos escritórios, podendo aproveitar os momentos de happy hour e as salas de descanso.
E nada melhor que se sentir criativo para criar um produto novo, ideal para as necessidades do cliente.
Menos burocracia
Modernas, as startups têm uma tendência a ser menos burocrática.
Existe uma facilidade maior de comunicação, seja na hora de conhecer o produto até fechar o negócio.
Além da comunicação, por ter um tamanho menor o acesso aos diretores é muito mais simples, tanto na hora de uma boa ideia ou ao perceber algo de errado.
Esse contato direto aproxima a empresa da startup, estimulando as oportunidades de crescimento de ambos os negócios.
Motivos não faltam para sua empresa apostar nas tecnologias de uma startup para agregar valor no seu negócio.
Então faça uma pesquisa e encontre o melhor jeito da sua empresa crescer, com o apoio de quem é expert no que faz.
Você sabia que a AgileProcess é uma startup?
Nosso propósito é simplificar o processo logístico, tornando-o muito mais eficiente do início ao fim.
Com tecnologia de ponta, o sistema otimiza o uso da frota, propõe as melhores rotas e sequenciamentos de entregas, auxilia cada motorista, mostrando o percurso com apoio de GPS e faz a comprovação de entregas no exato momento em que forem realizadas.
Gostou? Converse com um de nossos especialistas, podemos te ajudar a revolucionar a logística na sua empresa!
wordpress themes nulledfree download lynda coursewordpress themes nulledfree download wordpress pluginsdownload wordpress themesdownload wordpress pluginsfree download wordpress pluginsudemy course free downloadudemy tutorial free downloadfree download wordpress themes