fbpx

Inteligência Artificial para reduzir custos na logística

Tempo de leitura: 6 minutos.

O planeta vive a era da transformação digital, que provoca um tremendo progresso em todas as áreas, inclusive no mercado de consumo online. Essa realidade tornou indispensável para o setor logístico buscar soluções de apoio às operações que utilizem a inteligência artificial (AI na sigla em inglês). Usar o máximo de recursos oferecidos pela tecnologia para se manter presente nesse cenário extremamente competitivo deixou de ser um diferencial para as empresas do setor e passou a ser uma necessidade, além de ser um meio de reduzir custos na logística

A inteligência artificial, atualmente, é a frente de inovação mais estudada e implementada nas corporações. Ela pode colaborar em todos os processos produtivos, reduzir custos, mudar completamente as rotinas no cotidiano das organizações e a interação das empresas com os seus clientes. Entre os processos beneficiados pela AI para agregar maior valor aos clientes, destaca-se a qualidade na entrega dos produtos através da logística digital. Saiba mais sobre esse conceito e como ele se desenvolve na prática.

 

Entenda o valor da inteligência artificial no setor logístico

Todos os setores do mercado atualmente investem em plataformas que executam funções humanas e ainda “aprendem a pensar e gerenciar” com base nos dados coletados com o passar do tempo e das informações que entram no sistema no dia a dia da operação.

Assim, a adoção da inteligência artificial faz com que as soluções tecnológicas adotadas pelas empresas sejam capazes de tomar decisões assertivas e ágeis embasadas nas experiências compartilhadas por centenas, milhares ou até milhões de usuários conectados na web.

Dessa forma, o desenvolvimento da tecnologia favorece diretamente o setor logístico, cooperando para que o fluxo de trabalho dos colaboradores seja simplificado, organizado e agilizado. O resultado prático de tudo isso é que os usuários e clientes finais das empresas conseguem, com sistemas que adotam inteligência artificial, uma experiência mais rica e satisfatória. 

Além disso, as plataformas e softwares que utilizam essa tecnologia permitem que todo o processo logístico tradicional seja substituído por processos e ações proativas e preditivas, o que resulta em uma redução nos custos da logística.

Dessa forma, a inteligência artificial colabora para que as empresas atuem com sistemas que possibilitam uma interação rápida, simplificada e intuitiva com seus clientes. As entregas dos serviços acabam sendo mais transparentes. Um exemplo disso é que, quando um pedido é feito, o cliente consegue ter um acompanhamento claro desde o momento da compra até o recebimento da mercadoria.

Os recursos que a inteligência artificial disponibiliza para o setor da logística fazem com que essa área adote um modelo inovador. Assim, as empresas de logística não precisam trabalhar somente de forma reativa, com dados de um “passado próximo”, mas com a antecipação de problemas e soluções para cada situação sendo feita de forma imediata, com foco direto na experiência do consumidor e nas suas necessidades. 

Tudo isso é possível de ser realizado com a inteligência artificial desenvolvida e adotada pela AgileProcess em seu sistema de roteirização e acompanhamento de frotas. O sistema criado pela empresa permite que companhias de todos os portes ganhem em eficiência, redução de custos e otimização de recursos. 

 

Como otimizar rotinas e reduzir custos na logística com o apoio da inteligência artificial

Agora que você se aprofundou um pouco mais no conceito da inteligência artificial aplicado no setor da logística, que tal verificar, na prática, como é possível utilizar essa tendência do mercado para ganhar eficiência na sua companhia?

Confira três maneiras de melhorar o desempenho de uma empresa do setor de logística com o apoio da inteligência artificial:

1- Use a inteligência artificial para diminuir as falhas de procedimento

Uma das características mais expressivas da inteligência artificial é o poder que ela dá para os sistemas tomarem decisões assertivas e eficazes a partir de análises minuciosas de dados em pouquíssimo tempo. Basicamente, para isso, a AI simula o raciocínio de um especialista da área.

Porém, diferentemente da mente humana, os processadores não cansam de “pensar”. Como você já deve ter percebido no dia a dia da sua empresa, o cansaço mental é um dos principais gatilhos para os famosos “erros humanos” acontecerem. 

Para evitar esses problemas, ao utilizar a tecnologia, você pode prever e evitar erros no cotidiano da empresa. A consequência natural disso é que você conseguirá reduzir prejuízos, retrabalhos, o tempo e os recursos investidos para a entrega de cada produto. Agora, multiplique isso por todas as operações que a sua empresa tem por dia. O ganho possível da inteligência artificial pode ser medido em escala.

2- Aumente a produtividade da sua empresa com a inteligência artificial

Quando as falhas nos processos e entregas diárias são reduzidas, o tempo de conclusão de cada etapa de trabalho e o valor final de produção são minimizados. Para isso, a inteligência artificial processa um enorme volume de dados obtidos através do Big Data. 

Com todas essas informações, o sistema que utiliza a AI consegue rastrear e medir todos os fatores necessários que garantam, de forma precisa, a previsão de demandas para um determinado dia. Isso faz com que a empresa se prepare antecipadamente, consiga identificar possíveis erros, otimize o transporte e automatize processos.

Outro fator importante e que traz impacto positivo para as empresas do setor de logística é a garantia da manutenção de processos padronizados. Isso acontece porque as plataformas e os softwares que adotam a inteligência artificial exigem procedimentos específicos para então liberar a próxima fase de um procedimento. 

Essa definição de etapas e suas requisições sempre levam em consideração os objetivos da empresa e de seus gestores. Esse “passo a passo” obrigatório, exigido na utilização das plataformas tecnológicas desenvolvidas para o setor, torna possível a identificação de erros exatamente na etapa em que eles aconteceram.

Com esses dados em mãos, os gestores têm informações suficientes para entender o que está acontecendo de errado e, assim, desenvolver estratégias e ações corretivas. Dessa maneira, e com o apoio da inteligência artificial, é possível trabalhar com melhoria contínua nos processos. 

3- Otimize o armazenamento e o transporte dos seus produtos

A inteligência artificial também pode trazer resultados positivos para o inventário, o armazenamento e a estocagem dos produtos da sua empresa. Essas ações podem ser feitas por máquinas e gerenciadas por plataformas inteligentes, por exemplo.

Isso é possível porque a tecnologia integrada com inteligência artificial pode analisar mercadorias, contá-las minuciosamente, calcular, discriminar as quantidades de cada item e prever demandas. Essas informações permitem um controle de estoque preciso, evitando desperdícios ao tornar o seu processamento mais enxuto. 

No caso do transporte de mercadorias, essa etapa da cadeia logística pode ser controlada integralmente e em tempo real. A inteligência artificial, nesse ponto do processo, utiliza as informações de GPS dos veículos da frota com o intuito de oferecer as melhores rotas, além de organizar e roteirizar de maneira eficiente a sequência das entregas, buscando a maximização dos recursos e a redução de custos e de falhas. 

Além disso, essas plataformas inteligentes permitem uma comunicação rápida e simplificada com os motoristas durante toda a rota de entrega. No final de cada dia de trabalho, os sistemas ainda fazem a confirmação digital do recebimento das mercadorias.

Como você pôde observar, usar ferramentas digitais inteligentes proporciona um controle total sobre as tarefas, assim como moderniza e agiliza todas as etapas do processo logístico. A inteligência artificial aplicada no processo permite a redução significativa dos números de erros e retrabalhos do dia a dia do setor. 

Por isso tudo, contar com a inteligência artificial na logística garante melhoria na produtividade, execução rápida de tarefas rotineiras e redução de custos operacionais.

 

Gostou de saber como é possível otimizar seus processos e reduzir seus custos logísticos usando a inteligência artificial? Então navegue pelo nosso site e descubra como a tecnologia pode ajudar a logística da sua empresa a ser ainda mais eficiente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *