fbpx
gestão-de-entregas-na-black-friday

Especial Black Friday: como evitar erros com a gestão de entregas

Monitorar a carga em tempo real durante a Black Friday pode ser o diferencial que falta para a sua empresa ter mais reconhecimento no mercado. A gestão de entregas é uma das principais etapas para garantir o cumprimento do que foi planejado pela roteirização, evitar atrasos e imprevistos e tomar decisões rápidas para ter sucesso na entrega.

Acompanhar o produto do momento que saiu do armazém ou centro de distribuição até chegar ao cliente final pode parecer uma tarefa simples, mas os processos por trás são complexos e qualquer descuido pode trazer prejuízos, principalmente durante a Black Friday, em que o número de entregas muitas vezes multiplica.

A partir do histórico da Black Friday, espera-se que a edição de 2021 tenha números jamais vistos e para a logística, e isso significa muito trabalho. Deixar os processos alinhados, ter as ferramentas necessárias adquiridas, uma equipe capacitada e acompanhar todos os eventos é o que dará ou não os bons resultados para o transportador. 

E na sua empresa, como está a gestão de entregas hoje? Preparada para uma das datas mais importantes?

Gestão de entregas na Black Friday

Confira a seguir o que você pode fazer para evitar erros ao realizar as entregas durante a Black Friday 2021.

Controlar o estoque

Gestão de estoque e inventários são importantes durante todo o ano, mas no período da Black Friday, em que o e-commerce espera por mais movimento, o estoque é uma peça fundamental. Vender o que não tem pode aumentar o prazo de entrega dado ao consumidor, gerar insatisfação e outros transtornos. 

Analisar o fluxo de vendas dos últimos anos pode trazer uma previsão do que esperar para a Black Friday de 2021 e assim antecipar algumas demandas. Além disso, a organização e limpeza do estoque são essenciais para não causar danos nos produtos. Sistemas de cor, modelo, tamanho ou característica específica podem ser adotados para facilitar a organização e evitar extravios. 

Automatizar os processos 

Aqui no blog você encontra muito material sobre automatização dos processos logísticos. Não apenas pelo sistema que a AgileProcess oferece ao mercado, mas esse canal é utilizado para passar informações relevantes sobre logística. E nada mais relevante do que maneiras de facilitar o trabalho no dia a dia.

Qualquer automatização que seja feita na empresa trará resultados positivos a curto prazo, que tendem a melhorar ainda mais conforme a adaptação da empresa e as facilidades das ferramentas vão surgindo. Simplificar os processos é uma maneira de priorizar o que realmente é necessário: com um sistema implantado, a pessoa que seria responsável por realizar a ação, e que certamente levaria o dobro do tempo para o resultado, pode realizar outras demandas e adiantar as tarefas. 

Confira 5 soluções para automatizar os processos logísticos da sua empresa que você precisa conhecer e aplicar na gestão de entregas da sua empresa.

Acompanhar a execução das entregas

Realizar o acompanhamento das entregas é o básico da gestão de entregas para garantir que os motoristas estão seguindo a ordem planejada para as rotas e ainda evitar paradas e desvios desnecessários. A comunicação direta entre o motorista e a central permite realizar alterações na rota, tomar decisões para evitar riscos e enviar motoristas próximos para auxiliar, quando necessário. 

Durante a Black Friday a operação estará muito atarefada, com inúmeras entregas para realizar no mesmo dia. O transportador deve estar atento a todos os motoristas, pois esta é a etapa que pode fidelizar ou mudar a relação entre e-commerce e cliente final, e isso certamente é um fator decisivo para o e-commerce contratar o transportador. 

Comunicação transparente

A gestão de entregas permite acompanhar o desempenho dos motoristas nas entregas, se tornando possível prever ou evitar atrasos para o cliente final. Em casos em que não é possível fazer alterações e evitar atrasos, o papel do transportador é enviar uma comunicação ao cliente com uma previsão atualizada do status da entrega. Isso pode ser feito através de um simples SMS com live tracking, valorizando a experiência do consumidor na entrega.

Comprovação de entrega

Esperar até o fim do dia e o retorno do motorista com os canhotos assinados é perda de tempo para o transportador. Dificulta organizar e planejar os pagamentos dos motoristas por não saber seus resultados antecipadamente, além de dificultar a baixa no sistema para entregar ao cliente embarcador os resultados atualizados. 

A comprovação digital além de dar mais visibilidade aos processos logísticos com a troca de informações em tempo real, permite ao transportador agilizar processos corriqueiros do dia a dia, como os citados acima. Também é uma ótima ferramenta na busca por redução de custos, uma vez que diminui os gastos com papel.

A Black Friday é uma data que pede agilidade e organização e a comprovação digital tem se tornado real muitas empresas que buscam por isso. Isso já é uma realidade na sua operação? 

O Guia definitivo para uma Black Friday de sucesso

Em períodos de alta sazonalidade, como a Black Friday, planejamento e estratégia são as palavras chaves para alcançar o sucesso nas entregas. Gestão de estoque, produtos e precificações são apenas as primeiras etapas, mas a logística não pode ser deixada apenas para o fim. Ela é um dos setores que mais sofre pressão durante o período, uma vez que os consumidores esperam que os prazos sejam cumpridos e buscam informações atualizadas sobre seus produtos.

Mas então, como estruturar a operação para a Black Friday?

Para auxiliar em todos os momentos, do planejamento à entrega ao cliente final, você pode conferir o Guia definitivo para uma Black Friday de sucesso, produzido pelo Grupo Intelipost. Nele você encontrará:

  • Como garantir preços competitivos para aumentar as vendas
  • Como uma boa estratégia de frete pode aumentar a conversão da sua loja
  • A melhor maneira de manter o relacionamento com as transportadoras
  • Como alcançar a entrega perfeita sem dificuldades
  • O segredo para fidelizar os clientes

O-Guia-definitivo-para-uma-Black-Friday-de-Sucesso

Ao aplicar essas informações na sua empresa, certamente a Black Friday terá resultados positivos e você não terá tantas dores de cabeça. Aproveite para saber como a AgileProcess pode auxiliar a sua empresa a fazer uma gestão de entregas eficiente com o que você já tem hoje, que faz integração com outros sistemas que a empresa utiliza e auxilia o motorista a ser mais produtivo. Converse com um especialista agora mesmo para saber mais.

fale-conosco-agileprocess-logistica

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!

wordpress plugins nulledwordpress themes crackedlynda tutorial free downloadwordpress plugins nulledwordpress themes nulledwordpress plugins crackedlynda course free downloadwordpress plugins nulledwordpress plugins nulledfree download lynda course

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.