Monitorar a carga em tempo real durante a Black Friday pode ser o diferencial que falta para a sua empresa ter mais reconhecimento no mercado. A gestão de entregas é uma das principais etapas para garantir o cumprimento do que foi planejado pela roteirização, evitar atrasos e imprevistos e tomar decisões rápidas para ter sucesso na entrega.
Acompanhar o produto do momento que saiu do armazém ou centro de distribuição até chegar ao cliente final pode parecer uma tarefa simples, mas os processos por trás são complexos e qualquer descuido pode trazer prejuízos, principalmente durante a Black Friday, em que o número de entregas muitas vezes multiplica.
O histórico da Black Friday é muito promissor. No ano passado, com o evento atípico da Copa do Mundo FIFA no fim do ano, as promoções se espalharam por todo o mês de novembro, gerando bastante demanda para a logística.
Por isso é fundamental deixar os processos alinhados desde já, ter as ferramentas necessárias adquiridas, uma equipe capacitada e acompanhar todos os eventos para colher bons resultados na Black Friday 2023.
Como está a gestão de entregas na sua empresa hoje? Preparada para uma das datas mais importantes?
Gestão de entregas na Black Friday
Confira a seguir o que você pode fazer para evitar erros ao realizar as entregas durante a Black Friday.
Controlar o estoque
Gestão de estoque e inventários são importantes durante todo o ano, mas no período da Black Friday, em que o e-commerce espera por mais movimento, o estoque é uma peça fundamental. Vender o que não tem pode aumentar o prazo de entrega dado ao consumidor, gerar insatisfação e outros transtornos.
Analisar o fluxo de vendas dos últimos anos pode trazer uma previsão do que esperar para a Black Friday e assim antecipar algumas demandas.
Além disso, a organização e limpeza do estoque são essenciais para não causar danos nos produtos. Sistemas de cor, modelo, tamanho ou característica específica podem ser adotados para facilitar a organização e evitar extravios.
Automatizar os processos
Aqui no blog você encontra muito material sobre automatização dos processos logísticos. Não apenas pelo sistema que a Agile oferece ao mercado, mas esse canal é utilizado para passar informações relevantes sobre logística. E nada mais relevante do que maneiras de facilitar o trabalho no dia a dia.
Qualquer automatização que seja feita na empresa trará resultados positivos a curto prazo, que tendem a melhorar ainda mais conforme a adaptação da empresa e as facilidades das ferramentas vão surgindo. E como a maioria das ferramentas possuem um tempo para implantação e aprendizado, quanto mais cedo contratar, mais rápido aparecerão os resultados na operação. Se o objetivo é otimizar a operação para a Black Friday, a hora de contratar é agora.
Simplificar os processos é uma maneira de priorizar o que realmente é necessário: com um sistema implantado, a pessoa que seria responsável por realizar a ação, e que certamente levaria o dobro do tempo para o resultado, pode realizar outras demandas e adiantar as tarefas.
Acompanhar a execução das entregas
Realizar o acompanhamento das entregas é o básico da gestão de entregas para garantir que os motoristas estão seguindo a ordem planejada para as rotas e ainda evitar paradas e desvios desnecessários. A comunicação direta entre o motorista e a central permite realizar alterações na rota, tomar decisões para evitar riscos e enviar motoristas próximos para auxiliar, quando necessário.
Durante a Black Friday a operação estará muito atarefada, com inúmeras entregas para realizar no mesmo dia. O transportador deve estar atento a todos os motoristas, pois esta é a etapa que pode fidelizar ou mudar a relação entre e-commerce e cliente final, e isso certamente é um fator decisivo para o e-commerce contratar o transportador.
Comunicação transparente
A gestão de entregas permite acompanhar o desempenho dos motoristas nas entregas, tornando possível prever ou evitar atrasos para o cliente final. Em casos em que não é possível fazer as alterações e evitar atrasos, o papel do transportador é enviar uma comunicação ao cliente com uma previsão atualizada do status da entrega. Isso pode ser feito através de um simples SMS com live tracking, valorizando a experiência do consumidor na entrega.
Comprovação de entrega
Esperar até o fim do dia o retorno do motorista com os canhotos assinados, é perda de tempo para o transportador. Dificulta organizar e planejar os pagamentos dos motoristas por não saber seus resultados antecipadamente, além de dificultar a baixa no sistema para entregar ao cliente embarcador os resultados atualizados.
A comprovação digital permite dar mais visibilidade aos processos logísticos com a troca de informações em tempo real, e ainda possibilita que o transportador agilize processos corriqueiros do dia a dia, como os citados acima. Também é uma ótima ferramenta na busca por redução de custos, uma vez que diminui os gastos com papel.
A Black Friday é uma data que pede agilidade e organização e a comprovação digital tem se tornado realidade para muitas empresas que buscam por isso. Esse é o cenário da sua operação?
O Guia definitivo para uma Black Friday de sucesso
Em períodos de alta sazonalidade, como a Black Friday, planejamento e estratégia são as palavras chaves para alcançar o sucesso nas entregas. Gestão de estoque, produtos e precificação são apenas as primeiras etapas, mas a logística não pode ser deixada apenas para o fim.
Ela é um dos setores que mais sofre pressão durante o período, uma vez que os consumidores esperam que os prazos sejam cumpridos e buscam informações atualizadas sobre seus produtos.
Mas então, como estruturar a operação para a Black Friday?
Para auxiliar em todos os momentos, do planejamento à entrega ao cliente final, você pode conferir o Guia definitivo para uma Black Friday de sucesso, produzido pelo Grupo Intelipost. Nele você encontrará:
- Como garantir preços competitivos para aumentar as vendas
- Como uma boa estratégia de frete pode aumentar a conversão da sua loja
- A melhor maneira de manter o relacionamento com as transportadoras
- Como alcançar a entrega perfeita sem dificuldades
- O segredo para fidelizar os clientes
Ao aplicar essas informações na sua empresa, certamente a Black Friday terá resultados positivos e você não terá tantas dores de cabeça.
Aproveite para saber como a Agile pode auxiliar a sua empresa a fazer uma gestão de entregas eficiente com o que você já tem hoje, com integração com outros sistemas que a empresa utiliza e auxiliando o motorista a ser mais produtivo. Converse com um especialista agora mesmo para saber mais.
Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!
free download udemy coursedownload wordpress themesudemy course free downloaddownload wordpress pluginswordpress plugins nulleddownload wordpress pluginswordpress themes nulleddownload wordpress pluginslynda tutorial free downloadwordpress plugins cracked