Quem trabalha com transporte deve estar com a revisão dos veículos da frota sempre em dia. Por rodar muitos quilômetros diariamente, é normal alguns desgastes afetarem o desempenho do veículo, mas sem reparos prévios um pequeno problema pode virar uma bola de neve e só trazer prejuízos.
Em uma das datas mais importantes do ano para a logística, realizar a revisão dos veículos com antecedência e fazer os ajustes necessários é fundamental. A Black Friday exige muito mais das pessoas por trás da logística e também da frota da operação, então não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje.
Vale lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro aponta que conduzir um veículo em mau estado de conservação, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruídos, pode resultar em multa grave e perda de 5 pontos na carteira de habilitação. Ou seja, além de segurança, a manutenção e revisão dos veículos impede de ter problemas maiores com a lei.
Se você não sabe exatamente o que precisa revisar na frota, fique tranquilo que separamos abaixo as informações mais importantes para que os veículos estejam em perfeitas condições de rodar e atender a alta demanda do período.
Quando fazer a revisão?
A primeira informação para fazer a revisão dos veículos é quando fazer. Para isso, o manual do fabricante e muitos mecânicos indicam que a revisão seja feita a partir de uma certa quantidade de quilômetros rodados. Geralmente a partir de 10 mil quilômetros é indicado fazer a primeira revisão.
Lembrando que a manutenção das diferentes partes do veículo não precisam ser feitas na mesma época. Sistemas e peças possuem tempo de usos diferentes, então seguir o que a montadora especificou no manual é a melhor maneira de evitar problemas, afinal, quem conheceria melhor o funcionamento de um veículo do que quem o produziu?
Além disso, existem revisões obrigatórias, como para a manutenção da garantia de fábrica dos veículos. Lembre-se que, nesses casos, é importante levar em oficinas da rede ou autorizadas para não perder a garantia.
Tipos de revisão
Existem basicamente três tipos de revisão dos veículos:
- Revisão preventiva: a prevenção é o melhor remédio e com os veículos não seria diferente. A revisão preventiva é aquele check up para garantir que todo o veículo esteja em perfeitas condições de trafegar e evitar problemas futuros.
- Revisão preditiva: geralmente é a que a montadora especifica no manual, como trocas de óleo do motor a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses, o que vencer primeiro.
- Revisão corretiva: quando não é possível fazer a revisão com antecedência e evitar os problemas, a revisão corretiva entra como a maneira de consertar o que está com defeito ou quebrado, trocando o que for preciso.
O que fazer na revisão dos veículos?
Se você for viajar com a família de carro, certamente vai fazer uma revisão completa em todas as partes do veículo para não ter problemas no trajeto e garantir a segurança de todos. No transporte de cargas é a mesma coisa: garantir a vida útil do veículo para entregar mais, ter mais economia e bons resultados.
Com o alto volume durante a Black Friday, os cuidados devem ser redobrados. Saiba agora alguns dos itens do veículo que devem ser revisados.
Sistema elétrico
Começando pela bateria do veículo e o motor de partida, peças fundamentais para dar a partida no carro e andar. Além disso, muitas estradas não são sinalizadas adequadamente e os motoristas contam com a iluminação vinda do seu veículo e dos outros para ter uma boa visão do trajeto. Por isso é fundamental checar todas as luzes na hora de trafegar, como o farol alto e baixo, setas, pisca-alerta, freios e luz de ré.
Pneus
Os pneus geralmente possuem sua validade a partir da quilometragem percorrida, mas existem outros fatores que contribuem para diminuir sua vida útil. Um dos principais fatores é o desgaste, causado principalmente pelas condições das estradas percorridas pelo veículo. Ao perceber furos visíveis ou bolhas nos pneus, chegou a hora de levar para a revisão e evitar problemas enquanto realiza as entregas.
Ainda, é importante que a calibragem correta esteja sempre em dia, baseada nas especificações de cada pneu. Trafegar com eles murchos faz com que o motor tenha que se esforçar mais, aumentando o consumo de combustível e os gastos para a operação, além de problemas mecânicos. Geralmente, o indicado é fazer a calibração a cada 2 meses.
Fluídos
Os problemas mecânicos podem estar ligados com a falta de algum óleo, seja para o motor ou câmbio. Os lubrificantes são responsáveis por prevenir desgastes ao diminuir o atrito entre as partes, além de refrigerar e limpar os sistemas. O nível de óleo deve ser verificado com frequência e quando está muito baixo, muitos fabricantes recomendam substituir e trocar o filtro, não apenas completar com mais óleo, pelo acúmulo de sujeira.
Outro fluido muito importante é o de freio. Ele transmite a pressão do pedal para as rodas, e em caso de falta pode dificultar a utilização do freio em situações necessárias, colocando a segurança do motorista e de terceiros em perigo. A troca de fluidos do freio deve ser realizada de acordo com o indicado no manual do veículo, em média a cada 2 anos.
O sistema de arrefecimento ou refrigeração do veículo é composto por sete componentes: a bomba d’água, o sensor de temperatura, a válvula termostática, o reservatório de água do radiador, o radiador, o aditivo e a ventoinha. O líquido do arrefecimento possui a função de resfriar o motor do carro, uma vez que a queima de combustível aumenta a temperatura do motor. Qualquer fluido pode ser utilizado para fazer a refrigeração, tanto água desmineralizada quanto fluídos específicos designados pelas montadoras do motor, mas para evitar problemas, consulte sempre profissionais de confiança.
Por último, em veículos com direção hidráulica, o fluido é responsável por facilitar os movimentos da direção do carro e aliviar o peso do volante. A troca e manutenção deve seguir as recomendações da montadora e especialistas devem ser consultados quando necessário.
A falta de qualquer um dos fluidos listados pode trazer problemas para o transportador, como ferrugem e vazamentos. Ao realizar as manutenções preventivas ou a revisão dos veículos corretamente, o transportador pode ter muita economia.
Alinhamento da suspensão e balanceamento
Com buracos, falta de reparos, cidades sem acesso asfáltico e outros pontos mostram que as condições de muitas estradas brasileiras não são das melhores. Além dos pneus, é muito importante realizar periodicamente o alinhamento da suspensão do veículo, uma vez que é ela que dá estabilidade ao rodar. Amortecedores, molas, bandejas e outras peças devem ser revisadas para garantir mais conforto ao motorista e estabilidade na condução do veículo.
Ao fazer o alinhamento, é ajustado os ângulos das rodas conforme as especificações do fabricante. Garantindo o uso correto dos pneus, o alinhamento também contribui para a economia de combustível do veículo e diminui os desgastes nos pneus e outras peças do carro.
Já o balanceamento está relacionado com as vibrações desnecessárias que o carro emite, principalmente ao andar em altas velocidades. Ocorre quando o peso não está equilibrado entre as rodas, sobrecarregando apenas um lado. O balanceamento tem o objetivo de corrigir esse desequilíbrio e reduzir as vibrações.
Correias dentadas
A correia dentada é uma das peças mais importantes para o funcionamento do motor. É ela quem sincroniza o virabrequim, que transfere a força do motor para as rodas. É a responsável por proteger a válvula dentro do cilindro.
Os carros novos já estão sendo feitos com correias dentadas que prometem durar toda a vida do motor, porém, em carros mais antigos, ela pode causar incômodo se não trocada frequentemente. A recomendação de troca varia conforme a fabricante do motor, e deve ser feita por um profissional capacitado.
Macaco, triângulo e chave de roda
Três itens importantes caso aconteça algo na estrada. Confira se eles estão dentro do veículo e se estão funcionando perfeitamente. E não esqueça de conferir o estepe também!
Onde fazer as revisões dos veículos?
A recomendação é realizar a revisão dos veículos em lugares de confiança e/ou autorizados pelas concessionárias ou fabricantes. Lembre-se que a segurança do motorista está em jogo e você precisa realizar todas as entregas da Black Friday com sucesso, então garanta a qualidade das peças e dos serviços.
Conte com a tecnologia certa para a Black Friday
Mais uma edição da Black Friday está chegando e a operação da sua empresa deve estar alinhada para atender a demanda do mercado. E se, aliada ao aumento da eficiência no período, a operação ainda tiver a possibilidade de economizar com combustível, por exemplo, os resultados gerados podem ser ainda melhores.
Recentemente a Copapel reduziu 20% dos quilômetros rodados com a automatização da AgileProcess. Entenda como aqui.
A AgileProcess possui um sistema capaz de aumentar a eficiência das entregas da sua operação, trazer mais visibilidade para as informações e reduzir custos logísticos. Quer saber mais? Converse com a gente.
O Guia definitivo para uma Black Friday de sucesso
Em períodos de alta sazonalidade, como a Black Friday, planejamento e estratégia são as palavras chaves para alcançar o sucesso nas entregas. Gestão de estoque, produtos e precificação são apenas as primeiras etapas, mas a logística não pode ser deixada apenas para o fim. Ela é um dos setores que mais sofre pressão durante o período, uma vez que os consumidores esperam que os prazos sejam cumpridos e buscam informações atualizadas sobre seus produtos.
Mas então, como estruturar a operação para a Black Friday?
Para auxiliar em todos os momentos, do planejamento à entrega ao cliente final, você pode conferir o Guia definitivo para uma Black Friday de sucesso, produzido pelo Grupo Intelipost. Nele você encontrará:
- Como garantir preços competitivos para aumentar as vendas
- Como uma boa estratégia de frete pode aumentar a conversão da sua loja
- A melhor maneira de manter o relacionamento com as transportadoras
- Como alcançar a entrega perfeita sem dificuldades
- O segredo para fidelizar os clientes
Gostou? Compartilhe com seus colegas para que a automação dos processos também torne a sua empresa mais tecnológica e competitiva no mercado.
download wordpress pluginsdownload wordpress themesfree download lynda coursefree download udemy coursewordpress plugins crackedwordpress plugins nulleddownload wordpress pluginsfree download lynda tutorialwordpress plugins crackeddownload wordpress plugins