revisão-dos-veículos-black-friday-logistica-agileprocess

Especial Black Friday: o que fazer na revisão dos veículos

Quem trabalha com transporte deve estar com a revisão dos veículos da frota sempre em dia. Por rodar muitos quilômetros diariamente, é normal alguns desgastes afetarem o desempenho do veículo, mas sem reparos prévios um pequeno problema pode virar uma bola de neve e só trazer prejuízos.

Em uma das datas mais importantes do ano para a logística, realizar a revisão dos veículos com antecedência e fazer os ajustes necessários é fundamental. A Black Friday exige muito mais das pessoas por trás da logística e também da frota da operação, então não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. 

Vale lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro aponta que conduzir um veículo em mau estado de conservação, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruídos, pode resultar em multa grave e perda de 5 pontos na carteira de habilitação. Ou seja, além de segurança, a manutenção e revisão dos veículos impede de ter problemas maiores com a lei. 

Se você não sabe exatamente o que precisa revisar na frota, fique tranquilo que separamos abaixo as informações mais importantes para que os veículos estejam em perfeitas condições de rodar e atender a alta demanda do período.

Quando fazer a revisão?

A primeira informação para fazer a revisão dos veículos é quando fazer. Para isso, o manual do fabricante e muitos mecânicos indicam que a revisão seja feita a partir de uma certa quantidade de quilômetros rodados. Geralmente a partir de 10 mil quilômetros é indicado fazer a primeira revisão.

Lembrando que a manutenção das diferentes partes do veículo não precisam ser feitas na mesma época. Sistemas e peças possuem tempo de usos diferentes, então seguir o que a montadora especificou no manual é a melhor maneira de evitar problemas, afinal, quem conheceria melhor o funcionamento de um veículo do que quem o produziu? 

Além disso, existem revisões obrigatórias, como para a manutenção da garantia de fábrica dos veículos. Lembre-se que, nesses casos, é importante levar em oficinas da rede ou autorizadas para não perder a garantia.

Tipos de revisão

Existem basicamente três tipos de revisão dos veículos:

  • Revisão preventiva: a prevenção é o melhor remédio e com os veículos não seria diferente. A revisão preventiva é aquele check up para garantir que todo o veículo esteja em perfeitas condições de trafegar e evitar problemas futuros. 
  • Revisão preditiva: geralmente é a que a montadora especifica no manual, como trocas de óleo do motor a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses, o que vencer primeiro.
  • Revisão corretiva: quando não é possível fazer a revisão com antecedência e evitar os problemas, a revisão corretiva entra como a maneira de consertar o que está com defeito ou quebrado, trocando o que for preciso. 

O que fazer na revisão dos veículos?

Se você for viajar com a família de carro, certamente vai fazer uma revisão completa em todas as partes do veículo para não ter problemas no trajeto e garantir a segurança de todos. No transporte de cargas é a mesma coisa: garantir a vida útil do veículo para entregar mais, ter mais economia e bons resultados.

Com o alto volume durante a Black Friday, os cuidados devem ser redobrados. Saiba agora alguns dos itens do veículo que devem ser revisados.

Sistema elétrico

Começando pela bateria do veículo e o motor de partida, peças fundamentais para dar a partida no carro e andar. Além disso, muitas estradas não são sinalizadas adequadamente e os motoristas contam com a iluminação vinda do seu veículo e dos outros para ter uma boa visão do trajeto. Por isso é fundamental checar todas as luzes na hora de trafegar, como o farol alto e baixo, setas, pisca-alerta, freios e luz de ré.

Pneus

Os pneus geralmente possuem sua validade a partir da quilometragem percorrida, mas existem outros fatores que contribuem para diminuir sua vida útil. Um dos principais fatores é o desgaste, causado principalmente pelas condições das estradas percorridas pelo veículo. Ao perceber furos visíveis ou bolhas nos pneus, chegou a hora de levar para a revisão e evitar problemas enquanto realiza as entregas.

Ainda, é importante que a calibragem correta esteja sempre em dia, baseada nas especificações de cada pneu. Trafegar com eles murchos faz com que o motor tenha que se esforçar mais, aumentando o consumo de combustível e os gastos para a operação, além de problemas mecânicos. Geralmente, o indicado é fazer a calibração a cada 2 meses.

Fluídos

Os problemas mecânicos podem estar ligados com a falta de algum óleo, seja para o motor ou câmbio. Os lubrificantes são responsáveis por prevenir desgastes ao diminuir o atrito entre as partes, além de refrigerar e limpar os sistemas. O nível de óleo deve ser verificado com frequência e quando está muito baixo, muitos fabricantes recomendam substituir e trocar o filtro, não apenas completar com mais óleo, pelo acúmulo de sujeira. 

Outro fluido muito importante é o de freio. Ele transmite a pressão do pedal para as rodas, e em caso de falta pode dificultar a utilização do freio em situações necessárias, colocando a segurança do motorista e de terceiros em perigo. A troca de fluidos do freio deve ser realizada de acordo com o indicado no manual do veículo, em média a cada 2 anos.

O sistema de arrefecimento ou refrigeração do veículo é composto por sete componentes: a bomba d’água, o sensor de temperatura, a válvula termostática, o reservatório de água do radiador, o radiador, o aditivo e a ventoinha. O líquido do arrefecimento possui a função de resfriar o motor do carro, uma vez que a queima de combustível aumenta a temperatura do motor. Qualquer fluido pode ser utilizado para fazer a refrigeração, tanto água desmineralizada quanto fluídos específicos designados pelas montadoras do motor, mas para evitar problemas, consulte sempre profissionais de confiança.

Por último, em veículos com direção hidráulica, o fluido é responsável por facilitar os movimentos da direção do carro e aliviar o peso do volante. A troca e manutenção deve seguir as recomendações da montadora e especialistas devem ser consultados quando necessário.

A falta de qualquer um dos fluidos listados pode trazer problemas para o transportador, como ferrugem e vazamentos. Ao realizar as manutenções preventivas ou a revisão dos veículos corretamente, o transportador pode ter muita economia.

Alinhamento da suspensão e balanceamento

Com buracos, falta de reparos, cidades sem acesso asfáltico e outros pontos mostram que as condições de muitas estradas brasileiras não são das melhores. Além dos pneus, é muito importante realizar periodicamente o alinhamento da suspensão do veículo, uma vez que é ela que dá estabilidade ao rodar. Amortecedores, molas, bandejas e outras peças devem ser revisadas para garantir mais conforto ao motorista e estabilidade na condução do veículo.

Ao fazer o alinhamento, é ajustado os ângulos das rodas conforme as especificações do fabricante. Garantindo o uso correto dos pneus, o alinhamento também contribui para a economia de combustível do veículo e diminui os desgastes nos pneus e outras peças do carro. 

Já o balanceamento está relacionado com as vibrações desnecessárias que o carro emite, principalmente ao andar em altas velocidades. Ocorre quando o peso não está equilibrado entre as rodas, sobrecarregando apenas um lado. O balanceamento tem o objetivo de corrigir esse desequilíbrio e reduzir as vibrações.

Correias dentadas

A correia dentada é uma das peças mais importantes para o funcionamento do motor. É ela quem sincroniza o virabrequim, que transfere a força do motor para as rodas. É a responsável por proteger a válvula dentro do cilindro.

Os carros novos já estão sendo feitos com correias dentadas que prometem durar toda a vida do motor, porém, em carros mais antigos, ela pode causar incômodo se não trocada frequentemente. A recomendação de troca varia conforme a fabricante do motor, e deve ser feita por um profissional capacitado.

Macaco, triângulo e chave de roda

Três itens importantes caso aconteça algo na estrada. Confira se eles estão dentro do veículo e se estão funcionando perfeitamente. E não esqueça de conferir o estepe também!

Onde fazer as revisões dos veículos?

A recomendação é realizar a revisão dos veículos em lugares de confiança e/ou autorizados pelas concessionárias ou fabricantes. Lembre-se que a segurança do motorista está em jogo e você precisa realizar todas as entregas da Black Friday com sucesso, então garanta a qualidade das peças e dos serviços.

Conte com a tecnologia certa para a Black Friday

Mais uma edição da Black Friday está chegando e a operação da sua empresa deve estar alinhada para atender a demanda do mercado. E se, aliada ao aumento da eficiência no período, a operação ainda tiver a possibilidade de economizar com combustível, por exemplo, os resultados gerados podem ser ainda melhores.

Recentemente a Copapel reduziu 20% dos quilômetros rodados com a automatização da AgileProcess. Entenda como aqui

A AgileProcess possui um sistema capaz de aumentar a eficiência das entregas da sua operação, trazer mais visibilidade para as informações e reduzir custos logísticos. Quer saber mais? Converse com a gente.

fale-conosco-agileprocess-logistica

O Guia definitivo para uma Black Friday de sucesso

Em períodos de alta sazonalidade, como a Black Friday, planejamento e estratégia são as palavras chaves para alcançar o sucesso nas entregas. Gestão de estoque, produtos e precificação são apenas as primeiras etapas, mas a logística não pode ser deixada apenas para o fim. Ela é um dos setores que mais sofre pressão durante o período, uma vez que os consumidores esperam que os prazos sejam cumpridos e buscam informações atualizadas sobre seus produtos.

Mas então, como estruturar a operação para a Black Friday?

Para auxiliar em todos os momentos, do planejamento à entrega ao cliente final, você pode conferir o Guia definitivo para uma Black Friday de sucesso, produzido pelo Grupo Intelipost. Nele você encontrará:

  • Como garantir preços competitivos para aumentar as vendas
  • Como uma boa estratégia de frete pode aumentar a conversão da sua loja
  • A melhor maneira de manter o relacionamento com as transportadoras
  • Como alcançar a entrega perfeita sem dificuldades
  • O segredo para fidelizar os clientes

O-Guia-definitivo-para-uma-Black-Friday-de-Sucesso

Gostou? Compartilhe com seus colegas para que a automação dos processos também torne a sua empresa mais tecnológica e competitiva no mercado. 

download wordpress pluginsdownload wordpress themesfree download lynda coursefree download udemy coursewordpress plugins crackedwordpress plugins nulleddownload wordpress pluginsfree download lynda tutorialwordpress plugins crackeddownload wordpress plugins

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.