Todo consumidor que já fez uma compra pela internet em algum momento deve ter gasto um tempo esperando sem informações sobre onde está o produto. Recebe e-mails que o pacote está com a transportadora, a caminho do destino, mas não tem uma data certa, um horário, nada. Para o consumidor, não receber a informação completa faz com que a confiança com a loja e a transportadora responsável se perca.
Por isso, é fundamental que as empresas responsáveis pelo transporte das encomendas disponibilizem as informações de acompanhamento das entregas aos seus clientes e ao consumidor. Acompanhar o trajeto dos motoristas em tempo real é a melhor maneira de passar essas informações. A seguir vamos conhecer as principais formas de fazer isso.
Para as transportadoras, por que é importante acompanhar as entregas em tempo real?
Nos sites de busca, como o Google, o termo “rastrear encomenda” é pesquisado aproximadamente 50 mil vezes ao mês. Esses dados mostram que as pessoas não recebem informações claras e objetivas direto da transportadora. Com isso, é possível perceber a falta que o acompanhamento das entregas em tempo real faz para as empresas.
Receber as informações de status das entregas já não é mais um luxo. Com a correria do dia a dia, é quase impossível o cliente final tirar um dia inteiro para esperar em casa a sua encomenda, sem saber quando chegar. Ainda mais complicado é para o cliente dono de um estabelecimento comercial esperar, o qual tem prazos e metas para serem alcançadas e menos tempo para ficar aguardando.
Por isso, é importante que o transportador acompanhe as entregas para ter uma comunicação clara com todas as partes envolvidas e deixar todos a par do andamento da operação. Assim, a satisfação do cliente é garantida.
Como acompanhar as entregas em tempo real?
Atualmente, o transportador não precisa ficar em contato o tempo todo com o motorista para saber onde ele está e o que já foi feito. As ligações telefônicas, que em muitas situações são caras ou não possuem cobertura em todo o território nacional, já não são mais necessárias.
Com um aplicativo no celular e a geolocalização, o transportador acompanha a localização atualizada do motorista. E como o app é de fácil entendimento, o próprio motorista consegue sinalizar quando acontece algum imprevisto, como um problema mecânico ou um cliente que não pode receber a encomenda no momento. O transportador recebe automaticamente a informação e consegue, a partir disso, tomar as ações necessárias, como enviar um motorista auxiliar que já está em rota e passar as informações para o cliente estar preparado.
No sistema AgileProcess, por exemplo, o painel de gestão disponível para o transportador entrega uma visão ampla de toda a operação, com destaque para os eventos logísticos, divididos em total, bem sucedidos, em aberto e cancelados. Todos os campos são atualizados em tempo real.
Ainda é possível realizar alterações na rota sem prejudicar o motorista, visto que o sistema altera a ordem das entregas automaticamente diante de imprevistos. Mais uma vez, as tecnologias disponíveis no mercado estão presentes para auxiliar as empresas a entregar cada vez melhor e ter um controle maior sobre as entregas e os motoristas.
Trajeto dos motoristas e roubo de cargas
No software, a função de acompanhar o trajeto dos motoristas vai muito além de saber sua localização ou quanto tempo até o próximo cliente. Além dessas questões, o roubo de cargas é um fator preocupante para o transportador. É preciso desenvolver estratégias de segurança para diminuir ao máximo os riscos e danos causados pelo roubo de cargas.
Só em 2020, o número de ocorrências de roubos de cargas no Brasil chegou a 14.159, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Mesmo com uma queda de 23% em relação ao ano anterior (18.382), o cenário ainda se mostra preocupante.
Para evitar que isso aconteça, é importante que o gestor tome algumas ações, como treinamento adequado dos motoristas, optar por rotas assertivas e variadas, além de janelas de entregas priorizando horários diurnos.
O acompanhamento em tempo real garante uma maior segurança para todas as partes, por ser semelhante ao rastreamento dos veículos. Com o sistema, o transportador tem em mãos a localização exata do motorista a qualquer momento e qualquer decisão pode ser tomada rapidamente.
Tecnologias para acompanhar as entregas
Com os avanços tecnológicos, o consumidor quer saber onde está o seu produto e o momento exato em que será feita a entrega. Infelizmente, é no last-mile, ou última milha, que acontece grande parte dos problemas de comunicação com o cliente.
E é nesse momento que o acompanhamento das entregas durante todo o processo se torna tão importante. Sem ele, o transportador não consegue passar as informações claras, impedir desencontros, auxiliar o motorista e entregar a melhor experiência para o consumidor.
Ou seja, a importância do acompanhamento é entender onde a frota está e em qual etapa da entrega os motoristas se encontram, além de comunicar o cliente que o produto está a caminho, ao enviar um simples SMS, por exemplo.
Apostar em softwares de qualidade é o caminho certo para evitar problemas. Conheça o que o sistema AgileProcess pode oferecer para a sua empresa e faça parte da revolução logística junto com a gente.
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