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Você com certeza sabe qual é o seu cliente: se são empresas ou pessoas físicas.
Se no seu ramo, seus clientes são pessoas jurídicas, você faz parte do grupo Business for Business, empresa para empresa ou B2B.
Ou, se o consumidor for pessoas físicas, você faz parte do Business for Consumer, ou B2C.
Você que é produtor, seja de alimentos, roupas, calçados, enfim, deve estar sentindo diferença nas vendas neste período de pandemia.
Então fica a pergunta: como chegar ao cliente final sem precisar de intermediários?
Vamos te ajudar a entender como funciona as formas de venda, as principais vantagens e diferenças de uma para outra e qual a melhor para você apostar. Acompanhe:
O que são vendas B2B
Business for Business, ou empresas para empresas, representa os negócios realizados entre pessoas jurídicas.
São geralmente vendas mais duradouras, já que a decisão de compra não é motivada pelo momento, mas sim uma real necessidade do cliente.
O que o comprador busca é uma boa relação entre custo e benefício, por isso a razão é o componente principal da venda.
Abrange principalmente indústrias que vendem seus produtos para revenda, distribuidores, para outras indústrias e para o consumidor final.
Além de abranger outros setores, como serviços terceirizados, assessorias, empresas de tecnologia e agências.
Vendas feitas de empresas para outras empresas possuem várias finalidades, seja reposição de estoque, revenda ou consumo da própria empresa.
A fidelidade do cliente na venda B2B é forte, devido ao valor investido e a funcionalidade do produto adquirido.
Nas vendas B2B, o marketing é um ótimo aliado.
Conteúdos relevantes, com dados, informações precisas, gráficos, vantagens e tudo que possa passar credibilidade para a sua marca é o que o vendedor deve ter em mãos.
O que são vendas B2C
Business for Consumer, diferente do B2B e como o nome já diz, atende diretamente o cliente final.
É o modelo de negócio que abrange o varejo e todos os seus segmentos, sendo um dos mais comuns.
Diferente do B2B, onde a venda é motivada principalmente pela razão, no B2C a motivação maior é a emoção, a necessidade do cliente, o desejo de consumo e até o impulso, componente emocional comum na hora de comprar.
Outra diferença entre os modelos é que nas vendas B2C o consumidor não tem uma grande fidelização ao fornecedor, por optar pelo negócio mais lucrativo para ele, sempre.
O marketing, neste modelo, tem o desafio de criar desejo de compra no consumidor, criar emoção ao ver o produto, para o maior número de pessoas possíveis, para assim, aumentar as vendas.
Quais são as vantagens de cada modelo?
Você conhece as principais vantagens de cada modelo? Vamos falar um pouco sobre elas.
O B2B trabalha com valores de ticket mais altos, o que deixa o consumidor B2C mais exigente e suscetível às promoções.
A fidelização do cliente B2B é maior, mas em comparação, a venda no negócio B2C é mais rápida.
A divulgação do produto quando se é B2B se faz por conteúdos extensos, que trabalham o maior número de informações possíveis.
Já o público B2C busca informações e soluções rápidas, então é necessário passar as informações mais importantes em destaque, como os produtos com os preços mais baixos, promoções e mais vendidos.
Apostar em uma loja virtual torna a sua marca a um click de qualquer pessoa na internet, em qualquer horário e em qualquer local.
Outra vantagem do B2C é o relacionamento com o cliente final, a troca de experiência é muito mais rápida, o que traz agilidade para a empresa melhorar os aspectos necessários.
Essa agilidade no tempo de feedback reduz os gastos com campanhas que poderiam trazer prejuízo.
As redes sociais são grandes aliadas, uma ótima estratégia para manter o contato direto com o consumidor e ganhar destaque.
Aposte na experiência do cliente, é ela que fará da sua marca um sucesso.
A personalização do atendimento é o que faz uma empresa sem bem-sucedida e a internet é o melhor lugar para isto!
Então, como chegar ao cliente final sem intermediários?
Em momentos como a pandemia de Covid-19 que está afetando o 2020 de toda a população mundial, é importante saber modificar o seu negócio, abrir portas e quem sabe atuar de uma forma diferente.
Se a sua empresa trabalha 100% como B2B, é importante avaliar as vantagens do B2C e colocar o trabalho em prática.
Nada impede que as empresas combinem diferentes modelos de transação e operem em formatos mistos de negócio.
Ou atuam no novo modelo de mercado: o D2C, ou Direct to Consumer.
Onde as indústrias, os fabricantes, comercializam seus produtos diretamente para o cliente final, sem a necessidade de utilizar intermediários.
No atual momento, o melhor caminho para o sucesso é o e-commerce. Saber se posicionar e vender o seu produto nos meios digitais, diretamente para o cliente final, é uma maneira lucrativa e certa.
Atrair a atenção do consumidor para a sua empresa, quando você está falando diretamente com ele, é possível quando a sua empresa apresenta os diferenciais que ela tem.
Por exemplo, mostre no site da sua empresa o potencial do produto, as principais vantagens em cima dos concorrentes e o melhor: os depoimentos dos seus clientes sobre você.
Parece clichê, mas as considerações de outras pessoas sobre a sua marca é um diferencial e tanto.
Desta forma, as vendas da sua empresa alcançam o cliente final com maior agilidade.
Leia também: Compras online aumentam até 40% com a pandemia e empresas adaptam as entregas
Para apostar no D2C, você que é novo no assunto, tenha em mente que é fundamental ter clareza da proposta do seu negócio e o público que ele atende.
Entenda as dores do seu consumidor, do que ele precisa e das suas emoções, a experiência de compra deve ser única, todas as vezes.
Desenvolver uma estratégia adequada para os desafios que estão por vir para você que vai apostar no e-commerce e nas vendas D2C necessita de uma equipe qualificada, junto com a qualidade do produto ofertado e eficiência da empresa.
Sem dúvidas, isso será o diferencial da sua empresa dentre os concorrentes no meio digital com as mudanças que estão acontecendo no mercado.
E depois que você estiver com a sua empresa online, no mundo do e-commerce, conheça nossos artigos de como fazer a logística das entregas e quais tecnologias podem ajudar o seu negócio.
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