fbpx

Compras online aumentam até 40% com a pandemia e empresas adaptam as entregas

Tempo de leitura: 4 minutos.

A pandemia do COVID-19 chegou e junto com ela a quarentena, com a população em casa como uma forma de frear ou reduzir a contaminação.

Na linha de frente está o setor de saúde, lutando como pode para tratar de tantos casos. Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, pessoal responsável pela limpeza e demais, saindo de suas casas e fazendo a diferença na luta contra o coronavírus.

Não muito atrás, também na linha de frente, encontra-se o setor de logística. Mesmo sofrendo com os impactos em algumas áreas, como de importação e exportação, é a logística que mantêm supermercados, farmácias e hospitais com mantimentos essenciais.

Mas com a população em casa, o movimento nos comércios, em restaurantes e bares diminui drasticamente. Como isso pode afetar o setor logístico? Entenda a seguir o impacto na logística e como é importante se reinventar. 

Aumento nas compras online

Com o isolamento social da população, o fluxo no varejo físico brasileiro caiu de forma brusca, principalmente em shoppings onde a aglomeração é maior. 

Porém é possível ver um aumento significativo nas compras via internet. Os dados do mês de março apontam um aumento de 30 a 40% nas compras online. 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Mauricio Salvador, algumas lojas virtuais registraram um aumento de 180% nas vendas de produtos alimentícios e de saúde. 

Apesar das lojas estarem preparadas para aumentos repentinos, como no caso da Black Friday, muitas já comunicam em seus sites possibilidade de atrasos e substituição de produtos pela falta de estoque, aponta Salvador. 

Para isso, recomenda-se negociar com fornecedores para manter o estoque em dia e ficar de olho nos pronunciamentos oficiais sobre a pandemia e restrições de mobilidade nos centros urbanos.

O momento de aumento nas compras online é uma oportunidade para que as empresas que ainda não apostaram nos meios digitais, ajustem seus sistemas e passem a atuar digitalmente. 

Seja no e-commerce ou apostando em tecnologias para fazer uma melhor gestão das entregas, roteirizando, otimizando – por ser necessário fazer mais com menos pessoas – e comprovando com agilidade. 

Leia mais em 10 razões para sua empresa usar um roteirizador de entregas

Com os estabelecimentos fechados, oferecer produtos pelo e-commerce é a saída para garantir o lucro no fim do mês.

Logística em tempos de crise

Enquanto em muitos setores é possível o trabalho remoto, o famoso home office, na logística é essencial a presença dos colaboradores, mantendo sempre as medidas preventivas. 

As máscaras, luvas, álcool e demais produtos saem das fábricas, vão para os centros de distribuição e de lá são transportados para seus destinos finais: os hospitais. 

É o setor logístico que carrega a responsabilidade de manter os hospitais com os mantimentos para tratar os casos de contaminação. Então muito além de abastecer supermercados, a logística é parte vital do combate ao coronavírus. 

Com o aumento das compras online, as empresas precisam preparar a operação para adequar as entregas. Esse é o momento de apostar em tecnologias, integrar sistemas com mais facilidade, ter uma gestão de entrega mais adequada e possuir o controle das rotas. 

As entregas devem ser rápidas, seguras e precisas. É importante passar para o motorista os cuidados que ele deve ter. Aproveite para enviar para eles a cartilha de prevenção que disponibilizamos.

Leia mais em Logística: um aliado no combate a disseminação do COVID-19.

 

Então, já era de se esperar que a economia do país sofresse com a pandemia do coronavírus, como visto em outras partes do mundo. Acredita-se que o impacto será proporcional aos dias de isolamento, mas quantos dias serão? 

Todos os setores vão sentir os efeitos da pandemia. Cabe a cada um fazer o seu papel da melhor maneira possível, seja na área da saúde, alimentos, tecnologia ou na logística.

Inovação e adaptação é a receita para buscar bons resultados após a crise. Reveja o que pode ser digital, utilize as tecnologias a favor do seu negócio e não esqueça que a logística tem um papel fundamental no combate ao coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *