Ao finalizar uma compra o consumidor já está com o pensamento no dia em que receberá a sua encomenda. Então cumprir com o prazo de entrega é um dos desafios das grandes empresas e pode refletir muito na experiência de compra do consumidor. As informações fornecidas devem estar de acordo com a real situação da entrega e da transportadora responsável.
Pode ocorrer do motorista responsável por aquela região faltar e a transportadora ficar na mão. Realocar as entregas para outros motoristas pode trazer atrasos e até aumentar alguns custos operacionais. A solução para isso pode ser simples: otimizar a rede de entregadores com uma ferramenta de crowdshipping, uma plataforma de entregas colaborativas.
Com ela a empresa consegue ter um domínio maior e gerenciar toda a rede de entregadores. A seguir, entenda mais sobre o conceito de crowdshipping e como a ferramenta pode otimizar a gestão dos entregadores da sua empresa.
O que é crowdshipping
Crowdshipping, também chamado de crowdsourced delivery, é um sistema de entrega de produtos realizado por pessoas comuns, com o meio de transporte que tiverem, como carro próprio, motocicleta, bicicleta, a pé, entre outros. O termo une as palavras crowd (multidão) + shipping (remessa) e é conhecido como remessa coletiva ou logística de multidão.
A prática tem como objetivo reduzir os custos relacionados ao transporte e agilizar as entregas, visto que o entregador disponível mais próximo entre remetente e destinatário é escolhido para entregar.
Surge como uma solução principalmente para grandes centros urbanos, onde os caminhões, que geralmente realizam as entregas, não conseguem circular com facilidade, tem janelas específicas de entrega e horários restritos, o que resulta em engarrafamentos e aumenta a poluição. Aplicando o crowdshipping, os transportes são mais sustentáveis, mais ágeis e econômicos.
Você já deve ter notado semelhanças com o aplicativo da Uber, que surgiu como uma forma alternativa de transporte de passageiros e hoje está tão consolidada. Outra ferramenta semelhante é o Airbnb, para hospedagem.
O crescimento das vendas online nos últimos anos, como mostra um estudo da Intelipost, aumentou a demanda das entregas e a busca pela entrega mais rápida, como o same day delivery, mostra que as empresas que adotam o crowdshipping estão se destacando cada vez mais n o mercado.
Por que utilizar uma plataforma de crowdshipping
Nesse ponto, já é possível entender que essa é uma das principais tendências para a logística. Com o rápido crescimento nas vendas online, realizar entregas pode se tornar uma fonte de renda para as pessoas, diminuir a ociosidade da frota das empresas e otimizar a rede de entregadores da empresa.
Para os e-commerces, quanto mais ágil se tornar a entrega, maior será a satisfação do consumidor e as avaliações da loja. Ainda, facilita a realização da entrega de pequenas encomendas, que não demandam de espaço ou um veículo grande. Diminui os custos nos grandes centros e é um opção para pequenos negócios, que podem encontrar entregadores freelancers em uma plataforma de crowdshipping.
Muitas transportadoras não realizam entregas em lugares considerados de risco, onde há a possibilidade de assaltos. A ferramenta se torna então uma alternativa, visto que os moradores locais podem se encarregar de realizar estas entregas e ainda garantir renda extra.
Grandes empresas já utilizam
Apesar de ser um termo novo, grandes empresas mundo afora já utilizam o crowdshipping em suas entregas. A PigeonShip, nos EUA, é tida como a primeira empresa a lançar o serviço, em 2012. A gigante Amazon também já conta com uma rede de entregadores independentes, com o serviço Prime Now.
No Brasil o serviço está em ascensão. O movimento das startups de tecnologia impulsionam a busca por inovação e soluções para os principais desafios das entregas last mile, principalmente com o avanço do e-commerce.
Como funciona
Para trabalhar com crowdshipping basta que o motorista interessado ou a transportadora que queria diminuir a ociosidade da frota realize o cadastro em plataformas responsáveis pelo serviço. Lembre-se, além de veículos, as entregas podem ser feitas a pé ou de bicicleta.
O responsável pelo e-commerce solicita o serviço pelo aplicativo, especificando o tipo de veículo e as características necessárias. O sistema busca pelo entregador mais próximo do local de retirada e de entrega e direciona o entregador.
No caso de transportadoras que buscam por entregadores para auxiliar quando um motorista falta, a plataforma faz a mesma busca e identifica o entregador mais próximo. O transportador consegue acompanhar de perto a operação, não depender de motoristas fixos e ter um domínio maior de toda a rede de entregadores já existentes e até mesmo criar a sua própria rede de entregas.
As empresas estão buscando alternativas para entregas mais rápidas, flexíveis e econômicas e o crowdshipping é uma realidade. Se esse é o caso da sua operação, converse com um especialista e entenda a sua realidade agora mesmo!
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