Ao finalizar uma compra o consumidor já está com o pensamento no dia em que receberá a sua encomenda. Então cumprir com o prazo de entrega é um dos desafios das grandes empresas e pode refletir muito na experiência de compra do consumidor. As informações fornecidas devem estar de acordo com a real situação da entrega e da transportadora responsável.
Pode ocorrer do motorista responsável por aquela região faltar e a transportadora ficar na mão. Realocar as entregas para outros motoristas pode trazer atrasos e até aumentar alguns custos operacionais. A solução para isso pode ser simples: otimizar a rede de entregadores com uma ferramenta de crowdshipping, uma plataforma de entregas colaborativas.
Com ela a empresa consegue ter um domínio maior e gerenciar toda a rede de entregadores. A seguir, entenda mais sobre o conceito de crowdshipping e como a ferramenta pode otimizar a gestão dos entregadores da sua empresa.
O que é crowdshipping
Crowdshipping, também chamado de crowdsourced delivery, é um sistema de entrega de produtos realizado por pessoas comuns, com o meio de transporte que tiverem, como carro próprio, motocicleta, bicicleta, a pé, entre outros. O termo une as palavras crowd (multidão) + shipping (remessa) e é conhecido como remessa coletiva ou logística de multidão.
A prática tem como objetivo reduzir os custos relacionados ao transporte e agilizar as entregas, visto que o entregador disponível mais próximo entre remetente e destinatário é escolhido para entregar.
Surge como uma solução principalmente para grandes centros urbanos, onde os caminhões, que geralmente realizam as entregas, não conseguem circular com facilidade, tem janelas específicas de entrega e horários restritos, o que resulta em engarrafamentos e aumenta a poluição. Aplicando o crowdshipping, os transportes são mais sustentáveis, mais ágeis e econômicos.
Você já deve ter notado semelhanças com o aplicativo da Uber, que surgiu como uma forma alternativa de transporte de passageiros e hoje está tão consolidada. Outra ferramenta semelhante é o Airbnb, para hospedagem.
O crescimento das vendas online nos últimos anos, como mostra um estudo da Intelipost, aumentou a demanda das entregas e a busca pela entrega mais rápida, como o same day delivery, mostra que as empresas que adotam o crowdshipping estão se destacando cada vez mais n o mercado.
Por que utilizar uma plataforma de crowdshipping
Nesse ponto, já é possível entender que essa é uma das principais tendências para a logística. Com o rápido crescimento nas vendas online, realizar entregas pode se tornar uma fonte de renda para as pessoas, diminuir a ociosidade da frota das empresas e otimizar a rede de entregadores da empresa.
Para os e-commerces, quanto mais ágil se tornar a entrega, maior será a satisfação do consumidor e as avaliações da loja. Ainda, facilita a realização da entrega de pequenas encomendas, que não demandam de espaço ou um veículo grande. Diminui os custos nos grandes centros e é um opção para pequenos negócios, que podem encontrar entregadores freelancers em uma plataforma de crowdshipping.
Muitas transportadoras não realizam entregas em lugares considerados de risco, onde há a possibilidade de assaltos. A ferramenta se torna então uma alternativa, visto que os moradores locais podem se encarregar de realizar estas entregas e ainda garantir renda extra.
Grandes empresas já utilizam
Apesar de ser um termo novo, grandes empresas mundo afora já utilizam o crowdshipping em suas entregas. A PigeonShip, nos EUA, é tida como a primeira empresa a lançar o serviço, em 2012. A gigante Amazon também já conta com uma rede de entregadores independentes, com o serviço Prime Now.
No Brasil o serviço está em ascensão. O movimento das startups de tecnologia impulsionam a busca por inovação e soluções para os principais desafios das entregas last mile, principalmente com o avanço do e-commerce.
Como funciona
Para trabalhar com crowdshipping basta que o motorista interessado ou a transportadora que queria diminuir a ociosidade da frota realize o cadastro em plataformas responsáveis pelo serviço. Lembre-se, além de veículos, as entregas podem ser feitas a pé ou de bicicleta.
O responsável pelo e-commerce solicita o serviço pelo aplicativo, especificando o tipo de veículo e as características necessárias. O sistema busca pelo entregador mais próximo do local de retirada e de entrega e direciona o entregador.
No caso de transportadoras que buscam por entregadores para auxiliar quando um motorista falta, a plataforma faz a mesma busca e identifica o entregador mais próximo. O transportador consegue acompanhar de perto a operação, não depender de motoristas fixos e ter um domínio maior de toda a rede de entregadores já existentes e até mesmo criar a sua própria rede de entregas.
As empresas estão buscando alternativas para entregas mais rápidas, flexíveis e econômicas e o crowdshipping é uma realidade. Se esse é o caso da sua operação, converse com um especialista e entenda a sua realidade agora mesmo!
free download wordpress themeswordpress themes nulledwordpress themes nulledfree download lynda coursewordpress themes crackedwordpress plugins crackedfree download lynda coursefree download wordpress pluginslynda course free downloadfree download wordpress plugins