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Compras online aumentam até 40% com a pandemia e empresas adaptam as entregas

Tempo de leitura: 4 minutos.

A pandemia do COVID-19 chegou e junto com ela a quarentena, com a população em casa como uma forma de frear ou reduzir a contaminação.

Na linha de frente está o setor de saúde, lutando como pode para tratar de tantos casos. Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, pessoal responsável pela limpeza e demais, saindo de suas casas e fazendo a diferença na luta contra o coronavírus.

Não muito atrás, também na linha de frente, encontra-se o setor de logística. Mesmo sofrendo com os impactos em algumas áreas, como de importação e exportação, é a logística que mantêm supermercados, farmácias e hospitais com mantimentos essenciais.

Mas com a população em casa, o movimento nos comércios, em restaurantes e bares diminui drasticamente. Como isso pode afetar o setor logístico? Entenda a seguir o impacto na logística e como é importante se reinventar. 

Aumento nas compras online

Com o isolamento social da população, o fluxo no varejo físico brasileiro caiu de forma brusca, principalmente em shoppings onde a aglomeração é maior. 

Porém é possível ver um aumento significativo nas compras via internet. Os dados do mês de março apontam um aumento de 30 a 40% nas compras online. 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Mauricio Salvador, algumas lojas virtuais registraram um aumento de 180% nas vendas de produtos alimentícios e de saúde. 

Apesar das lojas estarem preparadas para aumentos repentinos, como no caso da Black Friday, muitas já comunicam em seus sites possibilidade de atrasos e substituição de produtos pela falta de estoque, aponta Salvador. 

Para isso, recomenda-se negociar com fornecedores para manter o estoque em dia e ficar de olho nos pronunciamentos oficiais sobre a pandemia e restrições de mobilidade nos centros urbanos.

O momento de aumento nas compras online é uma oportunidade para que as empresas que ainda não apostaram nos meios digitais, ajustem seus sistemas e passem a atuar digitalmente. 

Seja no e-commerce ou apostando em tecnologias para fazer uma melhor gestão das entregas, roteirizando, otimizando – por ser necessário fazer mais com menos pessoas – e comprovando com agilidade. 

Leia mais em 10 razões para sua empresa usar um roteirizador de entregas

Com os estabelecimentos fechados, oferecer produtos pelo e-commerce é a saída para garantir o lucro no fim do mês.

Logística em tempos de crise

Enquanto em muitos setores é possível o trabalho remoto, o famoso home office, na logística é essencial a presença dos colaboradores, mantendo sempre as medidas preventivas. 

As máscaras, luvas, álcool e demais produtos saem das fábricas, vão para os centros de distribuição e de lá são transportados para seus destinos finais: os hospitais. 

É o setor logístico que carrega a responsabilidade de manter os hospitais com os mantimentos para tratar os casos de contaminação. Então muito além de abastecer supermercados, a logística é parte vital do combate ao coronavírus. 

Com o aumento das compras online, as empresas precisam preparar a operação para adequar as entregas. Esse é o momento de apostar em tecnologias, integrar sistemas com mais facilidade, ter uma gestão de entrega mais adequada e possuir o controle das rotas. 

As entregas devem ser rápidas, seguras e precisas. É importante passar para o motorista os cuidados que ele deve ter. Aproveite para enviar para eles a cartilha de prevenção que disponibilizamos.

Leia mais em Logística: um aliado no combate a disseminação do COVID-19.

Conclusão

Então, já era de se esperar que a economia do país sofresse com a pandemia do coronavírus, como visto em outras partes do mundo. Acredita-se que o impacto será proporcional aos dias de isolamento, mas quantos dias serão? 

Todos os setores vão sentir os efeitos da pandemia. Cabe a cada um fazer o seu papel da melhor maneira possível, seja na área da saúde, alimentos, tecnologia ou na logística.

Inovação e adaptação é a receita para buscar bons resultados após a crise. Reveja o que pode ser digital, utilize as tecnologias a favor do seu negócio e não esqueça que a logística tem um papel fundamental no combate ao coronavírus.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.