fbpx
logística e coronavirus

A logística é um dos principais aliados da população no combate a disseminação do COVID-19, o novo coronavírus

Tempo de leitura: 4 minutos

É hora do setor logístico manter a calma e agir. 

A pandemia do COVID-19 se instalou rapidamente pelo mundo e com as recomendações para não sair de casa, as pessoas necessitam receber os mantimentos básicos que utilizam para sobreviver, desde alimentos à produtos de higiene.

São em momentos como este que vemos a logística como protagonista no combate a disseminação do vírus. 

Mesmo assim, a cadeia de suprimentos pode sofrer com a pandemia. 

As barreiras para não alastrar mais ainda a disseminação do coronavírus afetam o ir e vir dos veículos que realizam as entregas. 

As pessoas com medo de receber os produtos, com medo do contato com outras pessoas, podem dificultar o chegar dos motoristas.

Mas com calma e as devidas informações, é possível fazer uma logística de qualidade em momentos de crise como este. 

Seguindo as recomendações de prevenção, o motorista encarregado de levar os suprimentos de um lugar para outro, principalmente onde as prateleiras já estão vazias ou onde certos produtos já estão escassos (como o álcool em gel), é quem pode fazer a diferença no momento em que o mundo está passando pela pandemia de COVID-19.

Como o motorista pode fazer a diferença? 

É recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) evitar aglomerações, contato direto com pessoas e lavar as mãos com frequência. 

O vírus é transmitido geralmente por contágio direto, tocando em materiais contaminados. 

Gotículas da saliva com o vírus saem no espirro, na tosse, na fala e podem estar em qualquer lugar: celulares, maçanetas, corrimões, botões, volantes e muito mais. Passar a mão por essas superfícies e levar à boca, olhos e nariz, podem levar a infecção.

Com a recomendação de evitar aglomerações, as pessoas estão fazendo estoques de produtos, principalmente alimentícios e de limpeza, também evitando lugares públicos para passeios, turismo ou até alimentação. 

Cabe a você, motorista, se tornar um aliado da população neste momento. Ao tomar as devidas precauções, como lavar as mãos com frequência, é você quem vai fazer as entregas e reabastecer supermercados e lojas que já possuem produtos em falta. 

Ajude a evitar aglomerações nas ruas. São as entregas rápidas, como de alimentos à remédios, que colaboram para parar a disseminação do vírus.

Ao tomar os devidos cuidados com a saúde de quem está realizando as entregas, a logística colabora com a população.

O trabalho da logística não pode parar, é ele que evita a falta de suprimentos.

Aproveite e compartilhe com seus motoristas esta cartilha que criamos com recomendações básicas para evitar o contágio do coronavírus durante as entregas. Imprima e repasse, você consegue visualizar aqui!

Boas práticas podem ajudar a logística neste momento, por isso separamos algumas essenciais para manter a cadeia de produção em movimento. Acompanhe:

Relacionamento pessoal

Mantenha um bom relacionamento com os seus colaboradores e fornecedores. Seja franco com o que está acontecendo e não passe informações desnecessárias ou não confiáveis. 

Se for necessário e possível, aposte no home office. Não mantenha seus funcionários na empresa sem necessidade, correndo o risco de serem infectados.

Em casos onde é necessário a permanência do colaborador na empresa, disponibilize materiais de higiene básico, mantenha as portas e janelas abertas para arejar o local e evite o contato direto, como aperto de mãos e abraços.

Distribua esta cartilha com informações gerais de prevenção e cuidado em escritórios e operações.

Evite gastos desnecessários

Converse com seus fornecedores, este é um momento difícil para todos. 

É uma boa hora para negociar valores e prazos de pagamentos para melhorar a situação dos dois lados.

Olhe para o seu estoque e verifique se é realmente necessário estocar produtos que não estão mais saindo como estavam antes.

Melhorias na gestão, como focar em produtos que estão tendo uma saída maior, é a opção para conseguir manter a receita em ordem. 

É óbvio, sabemos. Mas em muitos casos é necessário um olhar de fora para perceber o que é preciso mudar. Converse com seus colaboradores, eles podem ajudar.

Leia também Custos logísticos: como reduzir e melhorar o orçamento anual

Abuse da criatividade e inovação

Quando as coisas não são como esperamos, é necessário pensar fora da caixa para conseguir resolver os problemas.

Levando em consideração a boa administração da operação logística, a criatividade deve fluir para conseguir manter o ritmo e os bons resultados.

Além disso, é necessário não deixar a motivação dos colaboradores cair, tanto os que estão trabalhando na empresa quanto os que estão em home office. 

Incentive as boas práticas para manter o trabalho. Faça ações diferentes para que todos mantenham o ritmo e entreguem resultados.

Aposte em tecnologias que facilitam o seu trabalho.

Conclusão

Não importa o tamanho da empresa, é notável que algum impacto vai acontecer nos próximos meses. 

Por isso é importante se prevenir e não deixar que a água bata no pescoço como aconteceu em muitos países que já foram extremamente afetados pela pandemia. 

Invista em cuidados dos colaboradores. Incentive um bom trabalho, seja ele remoto ou não. Melhore a comunicação com seus fornecedores. 

E mantenha a calma, só assim vamos passar por esse momento crítico.

free download wordpress pluginsdownload wordpress themeswordpress plugins nulledwordpress themes nulledlynda tutorial free downloaddownload wordpress themesfree download udemy tutorialwordpress themes crackedfree download lynda coursedownload wordpress themes

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.