fbpx

A logística é um dos principais aliados da população no combate a disseminação do COVID-19, o novo coronavírus

Tempo de leitura: 4 minutos

É hora do setor logístico manter a calma e agir. 

A pandemia do COVID-19 se instalou rapidamente pelo mundo e com as recomendações para não sair de casa, as pessoas necessitam receber os mantimentos básicos que utilizam para sobreviver, desde alimentos à produtos de higiene.

São em momentos como este que vemos a logística como protagonista no combate a disseminação do vírus. 

Mesmo assim, a cadeia de suprimentos pode sofrer com a pandemia. 

As barreiras para não alastrar mais ainda a disseminação do coronavírus afetam o ir e vir dos veículos que realizam as entregas. 

As pessoas com medo de receber os produtos, com medo do contato com outras pessoas, podem dificultar o chegar dos motoristas.

Mas com calma e as devidas informações, é possível fazer uma logística de qualidade em momentos de crise como este. 

Seguindo as recomendações de prevenção, o motorista encarregado de levar os suprimentos de um lugar para outro, principalmente onde as prateleiras já estão vazias ou onde certos produtos já estão escassos (como o álcool em gel), é quem pode fazer a diferença no momento em que o mundo está passando pela pandemia de COVID-19.

Como o motorista pode fazer a diferença? 

É recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) evitar aglomerações, contato direto com pessoas e lavar as mãos com frequência. 

O vírus é transmitido geralmente por contágio direto, tocando em materiais contaminados. 

Gotículas da saliva com o vírus saem no espirro, na tosse, na fala e podem estar em qualquer lugar: celulares, maçanetas, corrimões, botões, volantes e muito mais. Passar a mão por essas superfícies e levar à boca, olhos e nariz, podem levar a infecção.

Com a recomendação de evitar aglomerações, as pessoas estão fazendo estoques de produtos, principalmente alimentícios e de limpeza, também evitando lugares públicos para passeios, turismo ou até alimentação. 

Cabe a você, motorista, se tornar um aliado da população neste momento. Ao tomar as devidas precauções, como lavar as mãos com frequência, é você quem vai fazer as entregas e reabastecer supermercados e lojas que já possuem produtos em falta. 

Ajude a evitar aglomerações nas ruas. São as entregas rápidas, como de alimentos à remédios, que colaboram para parar a disseminação do vírus.

Ao tomar os devidos cuidados com a saúde de quem está realizando as entregas, a logística colabora com a população.

O trabalho da logística não pode parar, é ele que evita a falta de suprimentos.

Aproveite e compartilhe com seus motoristas esta cartilha que criamos com recomendações básicas para evitar o contágio do coronavírus durante as entregas. Imprima e repasse, você consegue visualizar aqui!

Boas práticas podem ajudar a logística neste momento, por isso separamos algumas essenciais para manter a cadeia de produção em movimento. Acompanhe:

Relacionamento pessoal

Mantenha um bom relacionamento com os seus colaboradores e fornecedores. Seja franco com o que está acontecendo e não passe informações desnecessárias ou não confiáveis. 

Se for necessário e possível, aposte no home office. Não mantenha seus funcionários na empresa sem necessidade, correndo o risco de serem infectados.

Em casos onde é necessário a permanência do colaborador na empresa, disponibilize materiais de higiene básico, mantenha as portas e janelas abertas para arejar o local e evite o contato direto, como aperto de mãos e abraços.

Distribua esta cartilha com informações gerais de prevenção e cuidado em escritórios e operações.

Evite gastos desnecessários

Converse com seus fornecedores, este é um momento difícil para todos. 

É uma boa hora para negociar valores e prazos de pagamentos para melhorar a situação dos dois lados.

Olhe para o seu estoque e verifique se é realmente necessário estocar produtos que não estão mais saindo como estavam antes.

Melhorias na gestão, como focar em produtos que estão tendo uma saída maior, é a opção para conseguir manter a receita em ordem. 

É óbvio, sabemos. Mas em muitos casos é necessário um olhar de fora para perceber o que é preciso mudar. Converse com seus colaboradores, eles podem ajudar.

Leia também Custos logísticos: como reduzir e melhorar o orçamento anual

Abuse da criatividade e inovação

Quando as coisas não são como esperamos, é necessário pensar fora da caixa para conseguir resolver os problemas.

Levando em consideração a boa administração da operação logística, a criatividade deve fluir para conseguir manter o ritmo e os bons resultados.

Além disso, é necessário não deixar a motivação dos colaboradores cair, tanto os que estão trabalhando na empresa quanto os que estão em home office. 

Incentive as boas práticas para manter o trabalho. Faça ações diferentes para que todos mantenham o ritmo e entreguem resultados.

Aposte em tecnologias que facilitam o seu trabalho.

 

Não importa o tamanho da empresa, é notável que algum impacto vai acontecer nos próximos meses. 

Por isso é importante se prevenir e não deixar que a água bata no pescoço como aconteceu em muitos países que já foram extremamente afetados pela pandemia. 

Invista em cuidados dos colaboradores. Incentive um bom trabalho, seja ele remoto ou não. Melhore a comunicação com seus fornecedores. 

E mantenha a calma, só assim vamos passar por esse momento crítico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *