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Por que o embarcador quer as informações de entrega em tempo real?

Com o grande fluxo de troca de informações em uma operação, ter visibilidade dos processos de entrega em tempo real já não é mais um luxo, mas sim uma necessidade. Até 2023, cerca de 50% das empresas líderes globais terão investido em soluções de Real-Time Visibility para atender a demanda do mercado, segundo relatório do Gartner. 

O papel do transportador nesse cenário é buscar soluções para atender essa demanda, principalmente do embarcador que busca acesso às informações reais e atualizadas de todos os processos. Frequentemente abordamos a importância de ter visibilidade das informações de entrega em tempo real, mas você sabe por que o embarcador quer essas informações atualizadas? 

Importância das informações de entrega em tempo real para o embarcador

As principais vantagens para o embarcador em ter as informações de entrega em tempo real são:

  • Facilidade em tomar decisões;
  • Manter uma comunicação clara com o cliente;
  • Antecipar a solução de possíveis problemas.

Confira mais detalhes a seguir. 

Facilita a tomada de decisão 

Vamos imaginar o seguinte cenário: uma carga de insumos para a produção de um determinado remédio está atrasada e a indústria tem um prazo a cumprir para entregar os medicamentos ao embarcador, que é o responsável pelas entregas. Para não atrasar e cumprir com o SLA do embarcador, o que a indústria farmacêutica pode fazer?

 Ao receber a informação do atraso, o gestor pode buscar soluções em fornecedores de insumos mais próximos, que conseguem entregar dentro do prazo já estabelecido e assim, seguir com a produção dos medicamentos e o acordo prestado com o embarcador. Por outro lado, o embarcador com informações atualizadas em tempo real consegue prevenir problemas na entrega. Por exemplo, em situações em que o prazo previsto não será cumprido, pode-se buscar alternativas para a entrega em veículos de apoio na mesma rota. 

Mantém a comunicação clara com o cliente

Seguindo com o exemplo, em situações em que o prazo previsto não será cumprido, é possível enviar comunicações para o cliente informando sobre o atraso. Essa prática pode não ser bem vista por algumas organizações, por comunicar, de certa forma, uma falha nos processos. Mas veja pelo lado positivo: é melhor o cliente estar informado sobre o que está acontecendo do que ficar esperando a mercadoria e não a receber, gerando uma insatisfação maior. 

Ou seja, enviar um simples SMS com a mensagem que ocorreu um imprevisto e informar a nova previsão de entrega, além de manter a comunicação com o cliente, demonstra o comprometimento em entregar com qualidade. 

Permite antecipar a solução de possíveis problemas

Outra vantagem das informações de entrega atualizadas em tempo real é a antecipação dos problemas. O embarcador que possui mais visibilidade dos processos consegue diagnosticar com antecedência possíveis problemas lá na frente, na última milha por exemplo. 

Ter a confirmação de entrega em tempo real permite identificar problemas na entrega, como desvios de destinatário. É comum que o transportador realize entregas para pessoas terceiras, como parentes que moram no mesmo endereço, porteiros ou vizinhos. Mas infelizmente, pode acontecer situações em que as entregas são feitas para pessoas má intencionadas que não entregam de fato ao destinatário.

Se o destinatário receber um SMS informando a entrega, mas não receber o produto, ele pode informar a transportadora responsável para tomar as providências e corrigir o erro. Mas, para isso, é necessário que a transportadora conte com comprovação de entrega digital, que envia as informações em tempo real para o embarcador e também para o cliente final. 

Aposte em tecnologia para se destacar

Agora que você entende a importância de ter visibilidade nas informações de entrega para o embarcador, chegou a hora de preparar a sua operação para atender essa necessidade. O primeiro passo é mapear os processos e identificar os problemas que estão interferindo na comunicação clara. 

Depois, entender a necessidade de soluções tecnológicas que podem automatizar e simplificar os processos. Ter uma gestão de entregas automatizada permite acompanhar todos os processos de entrega em tempo real,  tomar decisões com base em informações claras e concretas e ter os comprovantes digitais para facilitar a comunicação com o embarcador e o cliente final.

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