fbpx
veiculos-da-frota-logistica-agileprocess

Como escolher os veículos da frota conforme o seu negócio

A escolha dos veículos da frota é um momento importante para o gestor. A partir disso será possível atingir os objetivos almejados ou ter muita dor de cabeça com manutenção e gastos desnecessários. Por isso a importância de fazer uma pesquisa antes de comprar os veículos, seja para frota nova ou para renovar o que já possui.

Em meio aos custos com combustível que preocupam diariamente o gestor, cabe buscar um carro que atenda às necessidades, não gaste combustível demais e nem tenha uma manutenção muito cara. Para facilitar o trabalho do gestor, separamos algumas informações importantes para ajudar na escolha dos veículos da frota de acordo com o negócio. 

O que considerar ao escolher o modelo de veículo ideal

Destacamos a seguir o que o gestor deve considerar ao escolher o modelo e a quantidade de veículos para a frota, confira.

O que a empresa precisa?

Esse é o primeiro passo para montar a frota de veículos. Entender a real necessidade da empresa, baseada no número de entregas que serão realizadas, na disponibilidade de motoristas e outros itens, torna a escolha dos veículos mais simples e certa.

Nada pior do que comprar veículos que não atendem às necessidades ou o nível de serviço que o seu negócio exige. Além de custos extras com os carros, isso também pode atrasar o andamento das entregas, em casos em que a operação já está funcionando, resultando em insatisfação do cliente.

De nada adianta querer transportar produtos que precisam de refrigeração e não adquirir veículos que possuem carrocerias ou baús refrigerados. Sem isso fica impossível manter a temperatura ideal de conservação dos produtos. 

Por isso, é importante que o gestor analise o que é prioridade para realizar as entregas, conheça os produtos que serão transportados e suas exigências e também entenda os custos da operação para não extrapolar o orçamento. Planejamento e estratégia são fundamentais para ter a frota ideal. 

Para auxiliar na escolha, confira os tipos de caminhão para transporte de cargas neste outro artigo.

Características dos veículos da frota

Nem sempre a empresa tem condições de comprar veículos novos e apostam nos veículos usados para realizar as entregas. No quesito economia, isso pode ser bom ou ruim. Bom pelo valor investido, pois muitas vezes é possível comprar dois usados pelo preço de um novo. A parte ruim é que veículos usados podem dar mais problemas do que novos, então os gastos com manutenção são maiores. 

Um bom ponto para ser avaliado entre as características dos veículos usados é a quilometragem rodada. Se a quilometragem estiver muito alta, certamente algumas peças terão que ser trocadas logo, porque seu desgaste já é maior. Ainda, é importante avaliar o desgaste de outras peças do veículo e sua documentação, para garantir que tudo esteja em dia.

Padronização da frota

É mais econômico e prático para o gestor cuidar de uma operação na qual os veículos da frota sejam do mesmo modelo ou semelhantes. Essa estratégia facilita no momento de fazer a manutenção dos veículos e identificar problemas comuns entre o modelo escolhido.

Consumo de combustível

O combustível é hoje uma das maiores preocupações do gestor de frota. Com seu custo oscilando e aumentando quase que diariamente, é fundamental optar por veículos que consomem menos combustível ou rodam mais quilômetros por litro gasto. 

Mais uma vez, veículos novos tendem a gastar menos combustível pelas tecnologias mais avançadas que possuem. Mas isso não significa que só por ser novo irá gastar menos. São vários fatores que influenciam no consumo de combustível, e para ter melhores resultados, vale apostar em sistemas que diminuam os quilômetros rodados durante as entregas e consequentemente o combustível gasto, como os roteirizadores.

A roteirização é a aliada ideal para o gestor que busca a redução de custos, a qual pode chegar em até 30%. Além do consumo de combustível, a roteirização impacta diretamente na economia de tempo, de esforços e de recursos financeiros, garantindo também visibilidade em tempo real para a operação.

Frota própria ou terceirizada?

O momento de escolher os veículos da frota é muito importante para a operação que você está montando, então leve em consideração o que será melhor para a sua empresa. Existem muitas empresas especializadas em aluguel de frota, que ficam responsáveis pela parte burocrática dos veículos, mas muitos escolhem ter veículos próprios, centralizando as informações na empresa. Entenda as diferenças.

Frota própria – as principais vantagens para empresas que optam por veículos próprios são autonomia na tomada de decisão e centralização de informações. Por outro lado, as despesas que envolvem os veículos, que são altas, ficam por conta da empresa, além de toda burocracia para colocar os veículos nas ruas. 

Frota terceirizada – neste caso, geralmente é feito um contrato que define o tempo de uso dos veículos pela contratante e todas as burocracias, incluindo impostos, ficam por conta da empresa contratada, responsável pela frota. Aqui a contratante ganha em redução de custos, ao se preocupar apenas com o aluguel dos veículos e também pode contar com suporte caso aconteça algum imprevisto. Porém, como o veículo não é da empresa, é necessário ter mais atenção ao utilizá-lo. 

Qual o meu perfil de frota de acordo com meu perfil de entrega

Chegou o momento de montar a frota da sua empresa e você ainda está com dúvidas? Fique tranquilo, para te ajudar criamos um checklist com as principais informações que você precisa saber antes de escolher os veículos da frota. Com as respostas você certamente chegará nos modelos mais adequados. 

  • O que um veículo precisa ter para transportar meus produtos?
  • Tenho condições de comprar veículos novos? Qual é meu orçamento?
  • Quais modelos são mais econômicos? 
  • Qual o consumo de combustível do veículo?
  • Os custos com manutenção são elevados?
  • Qual o valor dos impostos e do seguro deste modelo?
  • Quantos veículos preciso para atender à demanda dos meus clientes? 

Para responder a última pergunta, relacionada à quantidade necessária de veículos para realizar as entregas, você pode contar com uma ferramenta de gestão de entregas, que possibilita criar relatórios a partir de informações atualizadas em tempo real e auxilia na identificação das necessidades da sua empresa. Saiba mais aqui.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!

wordpress themes nulledwordpress themes nulledfree download udemy coursefree download lynda tutorialfree download wordpress themeslynda course free downloadwordpress themes nulledwordpress themes nulledfree download wordpress themeswordpress themes cracked

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.