fbpx
tipos-de-caminhao-para-transporte de cargas-agileprocess-logistica

Tipos de caminhão para transporte de cargas

A hora de escolher os novos veículos da empresa é um momento importante e é ideal conhecer bem as opções disponíveis no mercado. Os caminhões devem ser escolhidos conforme as necessidades da empresa e o que será transportado, considerando os dados estratégicos do negócio. Os tipos de caminhão disponíveis no mercado podem confundir, mas é importante levar em consideração alguns pontos. 

Além disso, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece limites de peso máximo por eixo dos veículos, para os pneus não forçarem tanto a camada de asfalto e assim diminuir o impacto e a deterioração das rodovias. 

Então, após analisar todos esses detalhes, chega de fato a hora de optar pelo veículo que irá atender às necessidades da empresa. Para ajudar na escolha, veja a seguir os principais tipos de caminhão para realizar o transporte de cargas. 

Veículo Urbano de Carga (VUC)

Apropriado para áreas urbanas, é o caminhão de menor porte, com capacidade para até três toneladas. Possui largura máxima de 2,2 metros e comprimento de até 6,3 metros. Pelo seu tamanho, ele facilita o transporte dentro das cidades, principalmente em lugares que restringem a circulação de grandes caminhões. As carrocerias mais comuns utilizadas nos VUCs são o baú, que pode ser normal, refrigerado ou frigorífico, plataforma, para guinchos, e grade baixa, para carga seca.

Toco ou caminhão semi-pesado

Mais conhecido como toco, possui até 14 metros de comprimento e dois eixos, um na parte dianteira e outro na traseira, podendo esse ser simples, com uma roda em cada lado com peso bruto máximo de até 12 toneladas, ou duplo, com duas rodas e elevando o peso bruto para 16 toneladas. Utilizado principalmente em regiões metropolitanas, pode ter as seguintes carrocerias: grade baixa, plataforma, baú sider, tanque (líquidos) e basculante (cargas a granel). Também identificado como 4×2, o toco é um modelo de caminhão mais simples e bastante utilizado como “porta de entrada” dos caminhoneiros autônomos.

Truck ou caminhão pesado

O 6×3 possui um terceiro eixo, que aumenta a estabilidade do veículo e sua capacidade de carga, podendo chegar a até 23 toneladas de peso bruto. Também mede 14 metros e pelo seu tamanho não é indicado para grandes centros, por isso é utilizado para transportar um grande número de mercadorias de uma única vez.

Carretas

Quando o assunto é transporte de cargas, a carreta é um dos tipos de caminhão mais utilizados. Diferente do caminhão, que é um veículo fixo com os eixos, ela é dividida em duas partes articuladas: na frente se encontra o cavalo mecânico, com o motor, a cabine do motorista e as rodas de tração; e a parte de trás, a carroceria, onde a carga é acoplada, sem força motriz própria. A carreta pode ter:

– 2 eixos: possui um cavalo mecânico e um semirreboque com dois eixos cada, podendo transportar até 33 toneladas. Possui um comprimento máximo de até 18,15 metros. 

– 3 eixos: neste caso, a carreta pode comportar um peso bruto maior, de até 41,5 toneladas, espalhadas pelos três eixos, mas possui o mesmo comprimento do modelo anterior, até 18,15 metros. 

– Cavalo mecânico trucado ou LS: possui um eixo duplo no seu conjunto que permite carregar mais peso distribuído por mais rodas. 

– Carreta cavalo trucado: semelhante ao LS, se distingue por possuir um semirreboque de três eixos. Peso bruto máximo de 45 toneladas, medindo até 18,15 metros de comprimento também. 

Caminhão combinado

– Bitrem: possui dois semirreboques, tracionados por um cavalo mecânico. Conta com sete eixos e pode transportar até 57 toneladas, com comprimento de até 19,80 metros.

– Tritrem: este possui três semirreboques, com oito eixos e capacidade para 74 toneladas. Pode chegar aos 30 metros. 

– Rodotrem: possui dois semirreboques, com nove eixos, e as características parecidas ao tritrem, até 30 metros e 74 toneladas. 

As carretas podem ter diferentes carrocerias acopladas, além do semirreboque e reboque. As principais são: carreta baú; sider; frigorífica ou refrigerada; porta-container; tanque; basculante; plataforma; silo; e cegonha. Para cada modalidade de transporte, uma carreta adequada.

Além do impacto no asfalto, os diferentes tipos de caminhão permitem à empresa escolher o veículo certo para o transporte, para reduzir custos, otimizar a frota e atender as mais diferentes exigências e restrições. E ainda, os custos com combustível podem variar de acordo com a quantidade de eixos do veículo, pela força que o motor utiliza para fazer rodar. 

 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os tipos de caminhão para transporte de cargas, chegou a hora de escolher o mais adequado para o seu negócio e realizar as entregas. Para quem está começando, confira o guia Como montar sua frota própria, com informações cruciais para iniciar ou atualizar a frota da empresa. E na hora de entregar, saiba como criar um roteiro de entregas mais econômico neste artigo.

free download udemy coursefree download lynda tutorialwordpress themes crackeddownload wordpress themesfree download wordpress pluginslynda tutorial free downloadwordpress plugins nulleddownload wordpress pluginsfree download wordpress themeswordpress themes cracked

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.