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Gestão de entregas: o que é importante para a sua empresa?

  • julho 26, 2022
  • 10:00 am

O objetivo de um transportador é encontrar a maneira mais vantajosa para realizar as entregas de um ponto a outro, considerando os prazos estabelecidos nos acordos de serviço e os custos com o transporte. Mas para ter uma visão completa das informações durante esse processo, ele precisa fazer a gestão de entregas perfeita.

Ter visibilidade das informações, acompanhar cada motorista e suas particularidades e oferecer ao cliente final e ao contratante o status atualizado do pedido são algumas facilidades que a operação ganha ao utilizar uma ferramenta de gestão de entregas.

Mas o que é importante para a sua empresa atualmente? Conseguir essa transparência nos processos e entregar com qualidade ou apenas deixar as coisas acontecerem? 

Separamos a seguir todas as informações que a sua empresa precisa para realizar uma gestão de entregas de qualidade e atingir nota máxima no acordo de serviço fechado com o cliente. 

O que é gestão de entregas?

A gestão de entregas é uma das etapas mais importantes quando a empresa busca entregar com qualidade para atingir a satisfação do cliente, por englobar tudo relacionado ao transporte e movimentação das mercadorias.

É com a gestão de entregas que a empresa pode melhorar a produtividade e reduzir custos. Ela está presente desde o planejamento das rotas, definição e separação dos veículos que serão utilizados, cuidados com o estoque, monitoramento em tempo real, cuidado com os prazos, rastreamento, comprovação das entregas e gestão de frotas. O principal objetivo da gestão de entregas é a otimização dos serviços dos eventos logísticos. 

Realizar o transporte de mercadorias não é uma tarefa fácil. Depende de muitos fatores que vão além de coletar o produto no ponto A e entregar no ponto B. Ademais, fazer uma boa gestão de entregas pode ser ainda mais difícil, pois interfere diretamente nos resultados da operação, positivamente ou não. 

Vantagens de fazer a gestão de entregas corretamente

Quando bem aplicada, a gestão de entregas pode oferecer para a operação inúmeras vantagens, como: 

  1. Redução dos custos logísticos
  2. Redução no tempo das entregas
  3. Visibilidade das informações em tempo real
  4. Indicadores atualizados e apresentados em relatórios
  5. Tomada de decisão mais concreta a partir das informações coletadas
  6. Segurança na confirmação das entregas com comprovantes digitais
  7. Segurança para o motorista e a mercadoria com a localização exata
  8. Comunicação direta com o cliente.

Principais cuidados na hora de contratar um software de gestão de entregas

Chegou a hora de adotar um software de gestão de entregas e não sabe por onde começar? O primeiro passo é entender os cuidados nesse momento e as particularidades que a ferramenta pode oferecer para toda a operação. 

A maioria dos sistemas possui muitos recursos particulares, que acabam sendo fatores determinantes para a escolha entre um e outro. Portanto, avaliar as especificações e se elas cobrem as necessidades da empresa é o primeiro passo. 

Depois, é importante que ele conte com algumas funcionalidades que tornam-se um diferencial competitivo para o transportador. Dentre elas temos: acompanhamento em tempo real dos eventos logísticos; relatórios gerenciais prontos e personalizados; integração facilitada com os sistemas da empresa; armazenamento de comprovantes digitais e canal de comunicação com o consumidor.

Erros mais comuns ao acompanhar as entregas

Acompanhar as entregas manualmente é um dos principais erros da operação. Com a grande quantidade de informações circulando, fica mais fácil acontecer falhas de comunicação ao acompanhar entrega por entrega, o que pode resultar em erros maiores, como atrasos e reclamações.

Não enviar as informações para o embarcador ou outro contratante também reduz a confiança para com a transportadora, o que pode diminuir a chance de novos fretes e ainda manchar a imagem no mercado. Por isso a importância de acompanhar em tempo real e disponibilizar as informações atualizadas. 

A gestão de entregas mal feita pode, ainda, dificultar o controle dos documentos relacionados com as entregas, como notas fiscais eletrônicas (NF-e), conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) ou comprovantes de entrega. 

Por último, a falta de planejamento para as entregas também resulta em erros que encarecem-as e ainda comprometem os prazos, o que gera retrabalho. Por isso é importante acompanhar e planejar cada cliente considerando as variáveis que envolvem suas entregas, como volume e frequência, para mostrar comprometimento. 

Como os indicadores de desempenho contribuem para a gestão de entregas?

A quantidade de informação que circula em uma operação logística diariamente chega a ser imensurável. São entregas e mais entregas para serem realizadas dentro do prazo e das expectativas. Por isso é importante mensurar os resultados e objetivos através de indicadores logísticos de performance (KPI) que permitem realizar análises mais profundas e concretas de todas as informações. 

Os KPIs de gestão acompanham desde a qualidade da entrega, o nível de serviço até os custos relacionados com o transporte. Confira alguns indicadores para a gestão de entregas:

On Time & In Full – OTIF

Um dos principais indicadores logísticos, mensura a visão do cliente para as entregas, relacionando pontualidade com qualidade. Para calcular é indicado utilizar as informações dos pedidos entregues dentro dos prazos e dentro das especificações e dividir ambos pelo número total de entregas. Depois, multiplica-se e encontra a porcentagem de entregas realizadas corretamente. 

Por exemplo: 5.000 entregas realizadas no mês, sendo que 4.605 foram entregues dentro do prazo e 4.910 estavam dentro das especificações, temos:

On time: 4.605 / 5.000 = 0,92 ou 92%

In Full: 4.910 / 5.000 = 0,98 ou 98%

OTIF: 0,92 x 0,98 = 0,90 ou 90% das entregas realizadas corretamente.

Gastos com combustível em relação ao faturamento

Os gastos com combustíveis são valores que não costumam ser fixos para a operação, principalmente com o sobe e desce dos últimos tempos. O assunto costuma preocupar os gestores logísticos por se tratar de um item imprescindível para o andamento das entregas. 

Torna-se essencial analisar a relação dos gastos com combustível com o faturamento mensal da empresa para entender a relação dos custos e chegar em um equilíbrio. 

Analisar os principais fatores que estão auxiliando no consumo de combustível, como o modelo do veículo – geralmente quanto mais antigo, mais consome combustível – os cuidados durante a direção, se a manutenção está sendo feita corretamente, entre outros fatores. 

Existem ferramentas que podem contribuir para a redução do consumo de combustível, como é o caso do roteirizador de entregas, que cria rotas mais eficientes e reduz os quilômetros rodados. A Copapel, por exemplo, reduziu de 15 a 20% os quilômetros rodados com o auxílio da roteirização, saiba mais aqui. 

Percentual de entregas com avarias

Para evitar problemas maiores para a empresa, é importante acompanhar o percentual de entregas com avarias, que mostra a quantidade de pedidos que chegou ao cliente final com problemas. As avarias acontecem por diferentes motivos: empilhamento errado das embalagens, as próprias embalagens erradas, altas temperaturas, veículos impróprios para a mercadoria, entre outros. 

O cálculo se baseia em volume de avarias dividido pelo volume total de entregas. Exemplo: 18 / 150 = 0,12 ou 12% de avarias.

Quanto menor a porcentagem, mais positivas foram as entregas. 

Existem diversos indicadores de performance que podem auxiliar na gestão de entregas. Confira o guia completo no formulário abaixo:

Por que a solução de gestão de entregas da AgileProcess é a ideal para sua empresa? 

Escolher uma solução para ser a aliada da sua empresa no acompanhamento das entregas pode ser uma tarefa difícil. Porém, após conhecer a ferramenta de gestão de entregas da AgileProcess e todos os benefícios que ela pode oferecer para a operação, como mais visibilidade e agilidade para os processos, a escolha fica fácil.

O principal objetivo da ferramenta é entregar visibilidade de ponta a ponta dos eventos logísticos em um só lugar. Além disso, ela também permite: 

  • Acompanhar a performance de cada motorista durante a jornada;
  • Acompanhar o status dos eventos logísticos em tempo real (abertos, atrasados, cancelados e finalizados);
  • Ter indicadores de performance atualizados automaticamente para melhorar a tomada de decisão;
  • Enviar o rastreio das entregas para o cliente final e agilizar a comunicação;
  • Aumentar a eficiência da operação com o acompanhamento em tempo real;
  • Receber os comprovantes de entrega em tempo real diretamente no sistema.

Para saber mais sobre os motivos para a gestão de entregas da AgileProcess é a ideal para sua empresa, confira este outro artigo aqui. 

Agora é a sua vez! Fazer a gestão de entregas de forma eficiente é a melhor maneira de melhorar a satisfação de seus clientes e alcançar os objetivos da empresa. Lembre-se que muita informação sem visibilidade é sinal de problema, então organize os processos e tenha tudo em um só lugar com a gestão de entregas! 

Converse com um especialista no assunto para saber mais!

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.