greve dos caminhoneiros 2021

Greve dos caminhoneiros: queixas e impactos no setor logístico

Está programada para o dia 1º de fevereiro de 2021 uma nova greve dos caminhoneiros a nível nacional. As reivindicações do setor são voltadas principalmente para o descaso do governo em relação aos caminhoneiros autônomos e a alta do diesel.

O CNTRC (Conselho Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas) alega que a discussão começou ainda em dezembro, e como até agora não obteve resposta do Ministério da Infraestrutura, apoia a ordem de paralisação nacional. 

Em 2018, a greve dos caminhoneiros durou 10 dias, causando impactos na economia nacional e reforçando a dependência do transporte rodoviário. 

Pautas da reivindicação

Em Assembleia Geral Extraordinária do CNTRC, as entidades representantes decidiram pela paralisação da categoria. O documento apresentado conta com a explicação detalhada das seguintes pautas:

  • Piso mínimo de frete do Transportador Autônomo Rodoviário de Cargas;
  • CIOT para todos;
  • PL BR do Mar;
  • PPI – Política de Preço de Paridade de Importação aplicado pela Petrobras ao consumidor nacional;
  • Contratação direta do Transportador Autônomo Rodoviário de Cargas;
  • Aposentadoria Especial do Transportador Autônomo Rodoviário de Cargas;
  • Marco Regulatório do Transporte;
  • Jornada de Trabalho do Trabalhador (Transporte Rodoviário de Cargas Empregado/Autônomo);
  • Resolução CONTRAN 701/2020 e 499/2014;

Acesse o documento completo aqui.

Greve dos caminhoneiros em 2018

A greve que durou 10 dias em 2018 foi um manifesto contra os reajustes frequentes nos preços dos combustíveis, principalmente do óleo diesel, realizados pela Petrobras quase diariamente, mas também pelo fim da cobrança de pedágio por eixo suspenso e pelo fim do PIS/Cofins sobre o diesel. Na época, o preço dos combustíveis aumentava desde 2017 gradativamente, mas esse valor não era passado para o consumidor final.

De imediato, a greve impactou a economia e vários outros setores. Inúmeras cidades ficaram sem abastecimento de mantimentos, postos sem gasolina e até mesmo voos foram cancelados. Hospitais, centros de ensino e fábricas também sofreram com a paralisação.

Em 27 de maio, o acordo proposto pelo governo não causou consenso entre os líderes do setor, que optaram pelo “cada um por si”, deixando que os próprios caminhoneiros tomassem as decisões de continuar ou não a paralisação. Por fim, a greve dos caminhoneiros acabou em 31 de maio, com a insatisfação da classe. 

Impactos no setor logístico

Para o setor logístico, a greve de 2018 trouxe alguns aprendizados. A falta de mantimentos em inúmeras cidades brasileiras acarretou em sérios problemas também para a logística, que ficou parada e perdeu financeiramente. 

É preciso que o setor esteja preparado para situações similares, como a prevista para o mês de fevereiro de 2021. Por isso, planos de médio e longo prazos devem (ou deveriam) fazer parte do planejamento das empresas de logística para precaver danos.

Os principais são as melhorias nas rodovias nacionais (problema corriqueiro) por meio de financiamento público ou privado, condições dignas de trabalho e remuneração justa para os caminhoneiros (empregados e autônomos), e um plano para diminuir a dependência do transporte terrestre na hora de realizar as entregas.

Tudo isso trouxe à tona um problema antigo da logística brasileira: a dependência do transporte modal rodoviário. O país, com dimensões continentais, ainda não está 100% preparado para ser multimodal. É preciso investir em infraestrutura e tecnologias para perder essa dependência. Com a possibilidade de greve chegando, o setor precisa estar atento para não ser prejudicado mais uma vez.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
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COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

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Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
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