Produtos alimentícios exigem operações cada vez mais rápidas e eficientes, considerando seus prazos de validade e cuidados necessários. Todo alimento que vai para as gôndolas de supermercados, para restaurantes, até mesmo diretamente para o consumidor, e perde o prazo de validade, chega com avarias ou é descartado por algum motivo, precisa ter um retorno adequado para o seu fim. Começa então o trabalho da logística reversa de alimentos.
Para implantar a logística reversa de alimentos na empresa é necessário um planejamento que inclua todas as etapas envolvidas no processo, desde a notificação da necessidade de coletar o produto até o retorno dos produtos à sua origem para fechar o ciclo
Vamos entender melhor?
O que é logística reversa?
A logística reversa é definida como o processo contrário da logística em si, no qual o consumidor envia o material ou produto de volta à origem, às fábricas e indústrias, para que essas deem o fim adequado conforme a necessidade. Consiste também nos processos de planejamento e controle de matérias-primas, estoque e produtos acabados.
O conceito foi implantado em 1990 com os avanços das empresas em busca da sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente, principalmente na produção de agrotóxicos.
Confira esse material completo sobre logística reversa para transportadoras e tire suas dúvidas.
Logística reversa de alimentos e o caminho pós-consumo
Alimentos perecíveis podem sofrer deteriorações que interferem na qualidade do produto e impedem sua comercialização. Por isso, é preciso criar condições adequadas para o transporte e armazenamento dos alimentos e mantê-los preservados.
Quando isso não ocorre, é necessário fazer uso da reversa. No setor de alimentos, o principal objetivo da logística reversa de alimentos é devolver à indústria os produtos perecíveis que não servem mais para o consumo. Desta forma, a indústria fica responsável em dar o fim correto aos resíduos, que podem ser transformados em adubo ou ter outra função menos prejudicial ao meio ambiente.
Logística reversa de embalagens
As embalagens utilizadas no transporte de alimentos também podem ser reutilizadas com a logística reversa, contribuindo de maneira econômica e sustentável para a empresa. Todo material utilizado no transporte de alimentos, como bandejas, caixas, pallets e afins, pode ser reutilizado com facilidade.
Como são materiais de fácil manuseio, com a higienização correta, eles voltam para as rotas e continuam transportando alimentos. Depois, conforme a composição dos materiais, são reciclados e ganham nova vida.
Vale ressaltar também que, segundo o Acordo Setorial para Logística Reversa e Embalagens em Geral e ao Decreto nº 9.177/2017, empresas do setor de alimentos e bebidas precisam reciclar pelo menos 22% das embalagens comercializadas.
Um desafio para a logística
Um dos principais desafios da logística reversa é o consumidor, desde chegar até ele a informação sobre o seu papel no processo e ele tomar a ação necessária para o retorno dos resíduos às indústrias. Esse é um dos fatores cruciais para o sucesso da logística reversa de alimentos, principalmente em lugares onde não é feita a coleta seletiva ou a separação do lixo orgânico dos demais.
É necessário que algumas ações sejam tomadas para que isso aconteça. Algumas opções são: divulgar adequadamente as formas de realizar esse retorno através de parceiros, distribuidores e consultores, redes sociais, entre outras.
Desenvolvimento sustentável e econômico
Ao implantar a logística reversa na empresa, além de demonstrar preocupação com o meio ambiente e reduzir o volume de matéria desperdiçada, é possível encontrar algumas vantagens econômicas, como receber descontos nos produtos ao trocar com o fornecedor o que não serve mais para o consumo – como as garrafas retornáveis, por exemplo.
A partir do momento que as empresas se comprometem com a logística reversa e colocam em prática os projetos, a conscientização do consumidor se torna mais fácil, apostando em marcas que apoiam o meio ambiente e contribuem com a sustentabilidade.
Logística reversa por si só é um assunto complexo, mas que precisa da atenção de todos. Se a sua empresa trabalha com isso, quais ações estão sendo tomadas para evitar o desperdício de alimentos ou direcioná-los para seu fim correto?
Aproveite para conferir um e-book completo sobre logística de alimentos e torne a sua operação mais produtiva.
Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!
free download wordpress themesudemy course free downloadfree download wordpress pluginsfree download lynda tutorialwordpress themes nulledwordpress plugins nulleddownload wordpress themeswordpress themes crackeddownload wordpress pluginsfree download lynda tutorial