Estamos em um momento no qual todas as pessoas e organizações devem prezar pelo planeta em que habitamos, para garantir a saúde e bem-estar das futuras gerações. E uma das principais formas de fazer esse cuidado é reduzir a quantidade de carbono que emitimos na atmosfera. Isso é tão importante, que tem feito parte das metas de muitas empresas, como calcular a pegada de carbono em suas operações, principalmente na logística.
Conhecer a emissão de carbono da frota é uma forma de entender o que o transporte significa para a sustentabilidade e o que pode ser feito para reduzir a emissão e desacelerar os problemas ambientais, melhorando a qualidade de vida no planeta. Vamos saber mais sobre pegada de carbono?
O que é pegada de carbono?
A pegada de carbono representa a quantidade de carbono emitida por pessoas, empresas ou qualquer outro tipo de atividade no dia a dia. O cálculo da pegada de carbono mostra o quanto cada atividade emite de gases tóxicos que se acumulam na atmosfera e no oceano, e resultam no efeito estufa.
Muitas ações produzem gás carbônico, como atividades industriais, desmatamentos e queimadas, a queima de combustíveis fósseis e até mesmo a respiração. Mas diferente dos outros, a respiração é uma forma natural e faz parte do ciclo natural do carbono, enquanto as demais atividades geram alta concentração do gás na atmosfera, provocando problemas ambientais – aumento da temperatura do planeta, por exemplo. Atualmente, a queima de combustíveis fósseis, principalmente pelos veículos, tem chamado atenção para o assunto.
Impacto do transporte na crise climática
De acordo com um levantamento do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), atualmente o Brasil está em 6º lugar entre os maiores emissores de gases do efeito estufa, com 3,2% do total mundial. Como dito, a queima de combustíveis fósseis pelos veículos ocupa grande parte desse percentual.
No transporte o assunto da queima de combustíveis é um tema constante, ainda mais empresas que buscam apresentar uma imagem sustentável. Com os veículos nas ruas recebendo olhares de todos, algumas alternativas estão sendo implantadas para apostar em sustentabilidade e atender a demanda.
Nos últimos anos, o crescimento nas entregas de última milha tem contribuído para maiores emissões de carbono, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a concentração do gás já é elevada. Com o crescimento exponencial do e-commerce, a tendência é aumentar o número de entregas e, consequentemente, a emissão de poluentes.
Então, o que pode ser feito para reduzir a pegada de carbono na sua operação logística e contribuir para um ambiente mais saudável?
6 dicas para reduzir a pegada de carbono na operação
Existem várias ações que pequenas e grandes frotas podem realizar para começar a reduzir suas pegadas de carbono, confira.
– Melhorar a utilização dos veículos
A forma como um veículo é utilizado tem maior ou menor impacto na sua pegada de carbono. Alguns cuidados são essenciais, como a calibração correta dos pneus que evita o desgaste prematuro e o consumo excessivo de combustível, e a utilização correta dos freios. Também é importante dirigir o veículo de forma preventiva, manter a atenção na estrada, a velocidade adequada e uma distância segura em relação aos outros veículos, para evitar freadas bruscas e aumentar o envio de poluentes.
Trocar a marcha de forma correta, evitar acelerações em excesso e arrancadas e não ultrapassar o peso máximo permitido da carga, são alternativas para reduzir o consumo de combustível. Os veículos também podem ter equipamentos que aumentam a sua eficiência e diminuem o consumo de combustível, como é o caso das rodas de liga leve, que reduzem em média 3% do consumo de combustível e também aumentam a eficiência dos freios.
– Renovação e manutenção da frota
Veículos muito antigos tendem a consumir mais combustível para realizar as entregas. Por isso é recomendado que periodicamente seja feita uma manutenção de toda a frota de veículos da operação e os veículos mais velhos, ou que consomem mais combustível, sejam renovados.
Sabemos que renovar a frota com frequência pode pesar no orçamento da organização. Para evitar isso, é recomendável realizar manutenções dos veículos periodicamente, ajustar o que pode ser ajustado, verificar quais veículos estão consumindo mais combustível e avaliar opções para renovar a frota.
Veículos muito antigos tendem a consumir mais combustível para realizar as entregas e coletas, uma vez que muitas tecnologias modernas estão sendo lançadas pelas montadoras e os veículos mais novos possuem pontos de economia. Para saber se chegou a hora de renovar a frota ou investir em mais veículos, confira nosso guia gratuito aqui.
– Treinamento dos motoristas
Periodicamente ou ao contratar novas tecnologias, é importante passar treinamentos para os motoristas estarem de acordo com os objetivos da operação. Existem muitos casos em que os motoristas possuem anos de experiência e não confiam nas tecnologias atuais. Por isso a importância dos treinamentos, para mostrar que as tecnologias são formas de facilitar o trabalho dos motoristas e dar mais autonomia nas tarefas do dia a dia.
Além de treinamentos específicos dos produtos, é possível trabalhar boas práticas de direção, manuseio dos produtos e relembrar regras gerais de trânsito. Lembre-se que quanto mais próximo da empresa o motorista se sentir, melhor será o seu desempenho nas entregas. Criar um checklist para ser utilizado antes de começar as viagens auxilia o motorista a detectar problemas e reparos nos veículos.
– Qualidade dos combustíveis
Abastecer em postos de combustíveis confiáveis é uma forma de garantir que o combustível não seja adulterado e, como consequência, não irá danificar o motor e outras partes do veículo. É possível denunciar combustível adulterado nos postos, nas revendedoras e também nas próprias distribuidoras. Ainda, distribuidores e postos de combustíveis parceiros são oportunidades para conseguir melhores preços e descontos.
– Gestão de frota eficiente
A gestão de frotas é a responsável pela administração dos veículos da operação. De posse da empresa ou terceirizados, administrar a frota nem sempre é tarefa fácil, e uma administração eficiente além de melhorar os resultados, traz economia para a empresa.
Com uma gestão de frotas eficaz, é possível elaborar uma previsão com as despesas dos veículos, monitorar os motoristas e a maneira que dirigem, utilizar sistemas de gestão que melhoram a performance e tornam o trabalho mais eficiente. Ainda, com a gestão de frota centralizada, é possível acompanhar de perto a busca por alternativas sustentáveis e que auxiliam na pegada de carbono de cada veículo.
– Tecnologias que auxiliam na redução da pegada de carbono
Existem atualmente muitas tecnologias que auxiliam o transportador quando o assunto é pegada de carbono. É o caso dos roteirizadores de entrega, que criam rotas mais assertivas e econômicas, levando em consideração informações como trânsito, pavimento ou estrada de chão, janelas de horário, zonas restritas e outros. Em muitas operações, a redução de quilômetros rodados após a implantação de um sistema de roteirização chega a até 20%. Menos quilômetros, menos poluentes.
Outra ferramenta é a comprovação de entregas digital. Além da agilidade em entregar as informações em tempo real, os comprovantes digitais reduzem o uso do papel na operação, o que torna os processos mais sustentáveis, ágeis e econômicos. Aos poucos, os documentos digitais estão tomando conta dos escritórios e a logística não é diferente. Saiba mais sobre o conceito de paperless na logística.
Como medir a pegada de carbono?
Ao entender os impactos da pegada de carbono para o transporte, planeta e humanidade, é possível que você esteja se perguntando como agir para melhorar a pegada e auxiliar na busca da solução dos problemas ambientais. Para auxiliar a você e a sua frota, separamos algumas calculadoras disponíveis que medem a pegada de carbono, confira:
→ Iniciativa Verde – Calculadora de CO2 – em português, com ela é possível calcular diversas atividades do dia a dia, como consumo de eletricidade, gás, transporte individual ou coletivo e viagens aéreas.
→ United Nations – Carbon Offset Platform – em inglês, é a calculadora das Nações Unidas e permite calcular a pegada de carbono em casa, no transporte e estilo de vida.
→ Global Footprint Network – Footprint Calculator – possui a opção português de Portugal e entrega muitas informações relevantes para o pessoal e profissional para fazer pensar sobre o estilo de vida.
Agora que você sabe como medir a pegada de carbono na sua empresa, separamos para você um guia com o passo a passo para calcular o consumo de combustível na sua operação e também algumas soluções tecnológicas que auxiliam na redução de consumo de combustíveis através de rotas mais assertivas e econômicas.
Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!
wordpress plugins nulleddownload wordpress pluginsudemy tutorial free downloadwordpress plugins crackedfree download wordpress themesdownload wordpress pluginsudemy tutorial free downloaddownload wordpress themeslynda tutorial free downloadfree download wordpress plugins