pegada-de-carbono-agileprocess

Pegada de carbono: o que é e como reduzir na operação logística

Estamos em um momento no qual todas as pessoas e organizações devem prezar pelo planeta em que habitamos, para garantir a saúde e bem-estar das futuras gerações. E uma das principais formas de fazer esse cuidado é reduzir a quantidade de carbono que emitimos na atmosfera. Isso é tão importante, que tem feito parte das metas de muitas empresas, como calcular a pegada de carbono em suas operações, principalmente na logística.

Conhecer a emissão de carbono da frota é uma forma de entender o que o transporte significa para a sustentabilidade e o que pode ser feito para reduzir a emissão e desacelerar os problemas ambientais, melhorando a qualidade de vida no planeta. Vamos saber mais sobre pegada de carbono? 

O que é pegada de carbono?

A pegada de carbono representa a quantidade de carbono emitida por pessoas, empresas ou qualquer outro tipo de atividade no dia a dia. O cálculo da pegada de carbono mostra o quanto cada atividade emite de gases tóxicos que se acumulam na atmosfera e no oceano, e resultam no efeito estufa. 

Muitas ações produzem gás carbônico, como atividades industriais, desmatamentos e queimadas, a queima de combustíveis fósseis e até mesmo a respiração. Mas diferente dos outros, a respiração é uma forma natural e faz parte do ciclo natural do carbono, enquanto as demais atividades geram alta concentração do gás na atmosfera, provocando problemas ambientais – aumento da temperatura do planeta, por exemplo. Atualmente, a queima de combustíveis fósseis, principalmente pelos veículos, tem chamado atenção para o assunto.

Impacto do transporte na crise climática

De acordo com um levantamento do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), atualmente o Brasil está em 6º lugar entre os maiores emissores de gases do efeito estufa, com 3,2% do total mundial. Como dito, a queima de combustíveis fósseis pelos veículos ocupa grande parte desse percentual.

No transporte o assunto da queima de combustíveis é um tema constante, ainda mais empresas que buscam apresentar uma imagem sustentável. Com os veículos nas ruas recebendo olhares de todos, algumas alternativas estão sendo implantadas para apostar em sustentabilidade e atender a demanda. 

Nos últimos anos, o crescimento nas entregas de última milha tem contribuído para maiores emissões de carbono, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a concentração do gás já é elevada. Com o crescimento exponencial do e-commerce, a tendência é aumentar o número de entregas e, consequentemente, a emissão de poluentes. 

Então, o que pode ser feito para reduzir a pegada de carbono na sua operação logística e contribuir para um ambiente mais saudável? 

6 dicas para reduzir a pegada de carbono na operação

Existem várias ações que pequenas e grandes frotas podem realizar para começar a reduzir suas pegadas de carbono, confira.

– Melhorar a utilização dos veículos

A forma como um veículo é utilizado tem maior ou menor impacto na sua pegada de carbono. Alguns cuidados são essenciais, como a calibração correta dos pneus que evita o desgaste prematuro e o consumo excessivo de combustível, e a utilização correta dos freios. Também é importante dirigir o veículo de forma preventiva, manter a atenção na estrada, a velocidade adequada e uma distância segura em relação aos outros veículos, para evitar freadas bruscas e aumentar o envio de poluentes.

Trocar a marcha de forma correta, evitar acelerações em excesso e arrancadas e não ultrapassar o peso máximo permitido da carga, são alternativas para reduzir o consumo de combustível. Os veículos também podem ter equipamentos que aumentam a sua eficiência e diminuem o consumo de combustível, como é o caso das rodas de liga leve, que reduzem em média 3% do consumo de combustível e também aumentam a eficiência dos freios. 

– Renovação e manutenção da frota

Veículos muito antigos tendem a consumir mais combustível para realizar as entregas. Por isso é recomendado que periodicamente seja feita uma manutenção de toda a frota de veículos da operação e os veículos mais velhos, ou que consomem mais combustível, sejam renovados. 

Sabemos que renovar a frota com frequência pode pesar no orçamento da organização. Para evitar isso, é recomendável realizar manutenções dos veículos periodicamente, ajustar o que pode ser ajustado, verificar quais veículos estão consumindo mais combustível e avaliar opções para renovar a frota.

Veículos muito antigos tendem a consumir mais combustível para realizar as entregas e coletas, uma vez que muitas tecnologias modernas estão sendo lançadas pelas montadoras e os veículos mais novos possuem pontos de economia. Para saber se chegou a hora de renovar a frota ou investir em mais veículos, confira nosso guia gratuito aqui. 

– Treinamento dos motoristas

Periodicamente ou ao contratar novas tecnologias, é importante passar treinamentos para os motoristas estarem de acordo com os objetivos da operação. Existem muitos casos em que os motoristas possuem anos de experiência e não confiam nas tecnologias atuais. Por isso a importância dos treinamentos, para mostrar que as tecnologias são formas de facilitar o trabalho dos motoristas e dar mais autonomia nas tarefas do dia a dia.

Além de treinamentos específicos dos produtos, é possível trabalhar boas práticas de direção, manuseio dos produtos e relembrar regras gerais de trânsito. Lembre-se que quanto mais próximo da empresa o motorista se sentir, melhor será o seu desempenho nas entregas. Criar um checklist para ser utilizado antes de começar as viagens auxilia o motorista a detectar problemas e reparos nos veículos.

– Qualidade dos combustíveis

Abastecer em postos de combustíveis confiáveis é uma forma de garantir que o combustível não seja adulterado e, como consequência, não irá danificar o motor e outras partes do veículo. É possível denunciar combustível adulterado nos postos, nas revendedoras e também nas próprias distribuidoras. Ainda, distribuidores e postos de combustíveis parceiros são oportunidades para conseguir melhores preços e descontos. 

– Gestão de frota eficiente

A gestão de frotas é a responsável pela administração dos veículos da operação. De posse da empresa ou terceirizados, administrar a frota nem sempre é tarefa fácil, e uma administração eficiente além de melhorar os resultados, traz economia para a empresa. 

Com uma gestão de frotas eficaz, é possível elaborar uma previsão com as despesas dos veículos, monitorar os motoristas e a maneira que dirigem, utilizar sistemas de gestão que melhoram a performance e tornam o trabalho mais eficiente. Ainda, com a gestão de frota centralizada, é possível acompanhar de perto a busca por alternativas sustentáveis e que auxiliam na pegada de carbono de cada veículo.

– Tecnologias que auxiliam na redução da pegada de carbono

Existem atualmente muitas tecnologias que auxiliam o transportador quando o assunto é pegada de carbono. É o caso dos roteirizadores de entrega, que criam rotas mais assertivas e econômicas, levando em consideração informações como trânsito, pavimento ou estrada de chão, janelas de horário, zonas restritas e outros. Em muitas operações, a redução de quilômetros rodados após a implantação de um sistema de roteirização chega a até 20%. Menos quilômetros, menos poluentes. 

Outra ferramenta é a comprovação de entregas digital. Além da agilidade em entregar as informações em tempo real, os comprovantes digitais reduzem o uso do papel na operação, o que torna os processos mais sustentáveis, ágeis e econômicos. Aos poucos, os documentos digitais estão tomando conta dos escritórios e a logística não é diferente. Saiba mais sobre o conceito de paperless na logística. 

Como medir a pegada de carbono?

Ao entender os impactos da pegada de carbono para o transporte, planeta e humanidade, é possível que você esteja se perguntando como agir para melhorar a pegada e auxiliar na busca da solução dos problemas ambientais. Para auxiliar a você e a sua frota, separamos algumas calculadoras disponíveis que medem a pegada de carbono, confira:

Iniciativa Verde – Calculadora de CO2 – em português, com ela é possível calcular diversas atividades do dia a dia, como consumo de eletricidade, gás, transporte individual ou coletivo e viagens aéreas. 

United Nations – Carbon Offset Platform – em inglês, é a calculadora das Nações Unidas e permite calcular a pegada de carbono em casa, no transporte e estilo de vida.

Global Footprint Network – Footprint Calculator – possui a opção português de Portugal e entrega muitas informações relevantes para o pessoal e profissional para fazer pensar sobre o estilo de vida. 

Agora que você sabe como medir a pegada de carbono na sua empresa, separamos para você um guia com o passo a passo para calcular o consumo de combustível na sua operação e também algumas soluções tecnológicas que auxiliam na redução de consumo de combustíveis através de rotas mais assertivas e econômicas.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!

wordpress plugins nulleddownload wordpress pluginsudemy tutorial free downloadwordpress plugins crackedfree download wordpress themesdownload wordpress pluginsudemy tutorial free downloaddownload wordpress themeslynda tutorial free downloadfree download wordpress plugins

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.