Novas tecnologias surgem a todo momento com o intuito de trazer economia e melhorar o resultado da operação logística. Na gestão de grandes frotas, os investimentos em ferramentas de roteirização de entregas e coletas são os mais produtivos dentro da operação, visto que durante o planejamento das rotas é possível verificar melhorias no desempenho dos processos e reduzir custos com a frota.
Quando uma ferramenta de roteirização é implantada na empresa, além das rotas traçadas automaticamente, a redução de custos imediata acontece em outros aspectos. No caso de grandes frotas, a economia pode ser sentida em proporções maiores.
Visibilidade em tempo real
Segundo relatório do Gartner, empresas que apostam em visibilidade em tempo real podem ter uma economia de até 20% com custos. Isso porque ter informações de toda a operação automaticamente é a chave para tomar decisões de forma mais rápida e assertiva.
Ao apostar em visibilidade em tempo real, as empresas com grandes frotas não precisam se preocupar com a captação de relatórios, visto que as atualizações de todos os processos logísticos da empresa são entregues de forma automática e precisa. A visibilidade ainda auxilia na redução de custos, no aumento de produtividade dos motoristas, otimização de recursos e satisfação do cliente final, que também recebe as informações automaticamente.
Redução de custos com combustível
O aumento contínuo do valor do combustível preocupa o setor de transportes e torna os custos logísticos mais elevados. Porém, com o uso da roteirização, ao traçar os melhores percursos, é possível diminuir a quantidade de combustível gasto nas rotas e consequentemente ganhar economia.
Ainda, as rotas traçadas com o auxílio de um roteirizador podem conter os postos de combustíveis mais perto, a fim de evitar longos percursos até conseguir abastecer. Desta forma, em operações com grandes frotas, o ganho em combustível é significativo.
Recentemente, a Copapel notou uma redução de 20% nos quilômetros rodados ao mês após otimizar as rotas com roteirização. Com isso, a empresa conseguiu destinar recursos para outras áreas da operação e melhorar significativamente os processos. Confira o case completo.
Estratégia de negócios
A automatização dos processos torna os eventos logísticos mais rápidos e assertivos. Antes, com rotas no mapa de papel, usando a própria memória e até instruções de pessoas na rua, os motoristas perdiam tempo ao realizar as entregas entre um endereço e outro. E ainda, com a falta de monitoramento, é comum aquela escapadinha para tomar um café fora do horário ou passar por algum lugar específico fora do roteiro. Imagine todos os motoristas da operação fazendo isso.
Agora, com um roteirizador, as rotas são traçadas utilizando inteligência artificial e geolocalização, tornando-as mais eficientes e econômicas. O motorista tem na palma da mão acesso às melhores rotas automaticamente em um aplicativo de fácil usabilidade, além de contato com o cliente final e com o gestor para avisar sobre qualquer problema.
O sistema leva em consideração o trânsito nas vias, zonas de restrição e outros empecilhos que podem tornar a rota mais longa. Com o uso de inteligência artificial, por exemplo, o sistema é capaz de gravar informações básicas e corrigir erros automaticamente.
Automação de processos
Processos manuais são sujeitos a erros e são consideravelmente mais demorados que processos automatizados. A roteirização, além de melhorar a estratégia do negócio, consegue otimizar a equipe e o trabalho manual.
A roteirização faz automaticamente a separação das cargas conforme as especificações de cada veículo (tamanho e capacidade, características individuais, entre outros), e realiza o trabalho a qualquer momento. Ou seja, além de trabalhar todos os dias da semana, o famoso 24/7, a empresa não precisa de um colaborador específico apenas para fazer as rotas ou ficar em contato com o motorista procurando sua localização exata.
Desgaste do veículo
A qualidade das estradas brasileiras em alguns pontos é algo preocupante para o transportador. Por isso, a busca por rotas mais eficientes auxilia na manutenção dos veículos da frota, além de diminuir o risco de acidentes e reduzir os gastos com problemas maiores.
Aqui no blog temos um artigo completo sobre a vida útil do caminhão, como aumentar a durabilidade do veículo, confira.
6 dicas para uma roteirização eficiente
Para criar um diferencial competitivo ainda maior e utilizar a roteirização de forma simples, separamos 6 dicas para o gestor de frotas na hora de roteirizar:
- Não dependa de apenas uma pessoa – automatize os processos.
- Comece roteirizando as rotas mais longas e distantes.
- Faça um planejamento semanal, contínuo.
- Mapeie as dificuldades do trajeto na busca por evitar imprevistos.
- Priorize o que pode ser feito rapidamente.
- Respeite regras de segurança – do veículo, do trânsito e do motorista.
Recapitulando: a roteirização entrega para grandes frotas economia em combustível, manutenção, rotas mais eficientes e rápidas, aumenta a produtividade dos motoristas e pode apresentar relatórios de toda operação para insights futuros.
Em grandes frotas, cuidar de cada veículo pode ser um trabalho demorado e falho. Por isso, apostar nas tecnologias certas para auxiliar no desempenho da frota é a melhor decisão. Sem contar que ao investir em um software de roteirização, a economia é imediata e o próprio investimento “se paga” em poucos meses.
Quer saber mais sobre roteirização e tudo que ela pode trazer para o seu negócio? A AgileProcess é referência em roteirização de entregas e coletas e otimização de frota. Aproveite para falar com um especialista e entender as necessidades da sua operação.
Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!