Muitas ações norteiam o dia a dia na cadeia de suprimentos, desde a coleta da matéria-prima, a produção até a entrega do produto ao cliente final. E o assunto sustentabilidade tem ganhado ainda mais importância em todas essas as etapas, conforme vão surgindo as responsabilidades das empresas para garantir um futuro melhor.
As ações sustentáveis devem ser inseridas nas organizações do início ao fim dos processos, com métodos alinhados com a consciência ambiental para diminuir um dos principais problemas dentro da cadeia de suprimentos: o desperdício. Esse problema costuma ocorrer quando a produção é maior do que a demanda, o consumo, e os produtos acabam parando nos estoques e se deteriorando.
Além disso, depois da produção, na hora de realizar as entregas, são necessárias medidas para diminuir os impactos no meio ambiente. Segundo o Relatório da 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24), elaborado por 40 organizações internacionais, o setor logístico é o responsável por aproximadamente 14,4% das emissões globais de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Com isso em mente, o que é possível fazer para tornar a cadeia de suprimentos mais sustentável?
Alinhar produção com consumo
Como vimos, um dos maiores desafios da cadeia de suprimentos é diminuir o desperdício. Ao fabricar os produtos, o objetivo é vendê-los o quanto antes para fabricar mais e lucrar ainda mais. Negociar com distribuidores e varejistas torna a solução mais viável para seguir com os processos da cadeia de suprimentos. Pelo lado de quem compra, adquirir esses produtos em grande quantidade também permite maiores descontos, logo, estoque lotado.
O preço estava em conta, mas e se os produtos não saírem conforme a demanda da produção? Por algum motivo a saída desses produtos pode não ter um resultado positivo, geralmente pela falta de demanda do consumidor, então o ponto principal para diminuir o desperdício é alinhar a demanda de produção com o consumo, não necessariamente com a necessidade de produzir e vender. ‘
Redução de consumo de combustível
Em meio a todos os processos da cadeia de suprimentos, existe o transporte: da matéria-prima até a fábrica, seguindo para o centro de distribuição, o varejo ou o consumidor final. Em todas as etapas é importante que a empresa esteja consciente com a emissão de CO2 de seus veículos, através da queima de combustível.
Uma das principais formas de reduzir o consumo de combustível é a escolha por rotas mais eficientes e econômicas, que diminuem o trajeto e consequentemente a emissão de CO2. A utilização de um roteirizador especialista pode auxiliar a empresa na busca pelas rotas ideais e ainda traz outros benefícios para a operação.
Com a ajuda de ferramentas tecnológicas, a empresa consegue avaliar a real necessidade dos veículos que saem para rota. Por exemplo: para realizar todas as entregas do dia a empresa não precisa necessariamente colocar todos os veículos nas rotas. Separar as entregas mais próximas, conforme parâmetros estabelecidos, as características dos veículos e dos produtos, pode apresentar um resultado positivo para a operação, que além de diminuir a ociosidade dos veículos, ainda reduz o consumo de combustível.
Redução do papel
Além da redução de combustível, para aumentar a sustentabilidade na cadeia de suprimentos é imprescindível diminuir o uso do papel nos processos. Uma única mercadoria comprada no e-commerce pode gerar 16 documentos impressos até o seu destino final. Apenas em 2021, as vendas online cresceram 27%, atingindo R$ 161 bilhões. Agora, imagine a quantidade de papel que foi emitido para realizar todas as entregas neste ano.
Por isso, apostar no digital tem sido a melhor escolha para as empresas. Além de reduzir o impacto no meio ambiente, o digital também possibilita mais agilidade nos processos ao receber as informações em tempo real e ainda reduz os custos com a produção e manutenção dos papéis (armazenamento por até 5 anos, em alguns casos).
Os comprovantes de entrega digitais estão ganhando espaço no mercado, principalmente com as novas normas de segurança, que evitam o contato com o entregador. Além de coletar a assinatura digital do cliente, o entregador envia a informação no mesmo momento para a central, com fotos para comprovar a entrega ou comprovar casos de desencontros com o cliente ou locais errados.
Logística reversa
Por último, vamos falar sobre logística reversa na cadeia de suprimentos. Uma solução indispensável para as organizações que buscam uma imagem positiva no mercado em relação à sustentabilidade.
A logística reversa foi definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”
Dessa forma, implantar a logística reversa na empresa é uma forma de garantir a conformidade com a legislação e ainda impactar positivamente o meio ambiente. No transporte, a logística reversa deve estar no planejamento das entregas, uma vez que trocas e devoluções são comuns no e-commerce.
Faça parte de uma cadeia de suprimentos sustentável
A sustentabilidade na cadeia de suprimentos é um assunto que precisa de atenção em todos os aspectos. Seguindo as dicas aqui apresentadas, temos certeza que a sua organização fará um bom trabalho e estará contribuindo com o bem estar do planeta em que vivemos.
Não esqueça que na hora de entregar, a sua empresa pode contar com o auxílio do roteirizador de entregas e coletas da AgileProcess e ainda com comprovantes digitais que tornam a operação mais ágil e eficiente. Converse agora mesmo com um especialista para mais informações.
free download wordpress pluginswordpress themes crackeddownload wordpress themeswordpress themes crackedfree download wordpress themeswordpress plugins nulledwordpress themes crackedudemy tutorial free downloadudemy course free downloadlynda tutorial free download