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4 dicas para ter sustentabilidade na cadeia de suprimentos

  • março 22, 2022
  • 10:00 am

Muitas ações norteiam o dia a dia na cadeia de suprimentos, desde a coleta da matéria-prima, a produção até a entrega do produto ao cliente final. E o assunto sustentabilidade tem ganhado ainda mais importância em todas essas as etapas, conforme vão surgindo as responsabilidades das empresas para garantir um futuro melhor. 

As ações sustentáveis devem ser inseridas nas organizações do início ao fim dos processos, com métodos alinhados com a consciência ambiental para diminuir um dos principais problemas dentro da cadeia de suprimentos: o desperdício. Esse problema costuma ocorrer quando a produção é maior do que a demanda, o consumo, e os produtos acabam parando nos estoques e se deteriorando. 

Além disso, depois da produção, na hora de realizar as entregas, são necessárias medidas para diminuir os impactos no meio ambiente. Segundo o Relatório da 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24), elaborado por 40 organizações internacionais, o setor logístico é o responsável por aproximadamente 14,4% das emissões globais de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Com isso em mente, o que é possível fazer para tornar a cadeia de suprimentos mais sustentável? 

Alinhar produção com consumo

Como vimos, um dos maiores desafios da cadeia de suprimentos é diminuir o desperdício. Ao fabricar os produtos, o objetivo é vendê-los o quanto antes para fabricar mais e lucrar ainda mais. Negociar com distribuidores e varejistas torna a solução mais viável para seguir com os processos da cadeia de suprimentos. Pelo lado de quem compra, adquirir esses produtos em grande quantidade também permite maiores descontos, logo, estoque lotado.

O preço estava em conta, mas e se os produtos não saírem conforme a demanda da produção? Por algum motivo a saída desses produtos pode não ter um resultado positivo, geralmente pela falta de demanda do consumidor, então o ponto principal para diminuir o desperdício é alinhar a demanda de produção com o consumo, não necessariamente com a necessidade de produzir e vender. ‘

Redução de consumo de combustível

Em meio a todos os processos da cadeia de suprimentos, existe o transporte: da matéria-prima até a fábrica, seguindo para o centro de distribuição, o varejo ou o consumidor final. Em todas as etapas é importante que a empresa esteja consciente com a emissão de CO2 de seus veículos, através da queima de combustível. 

Uma das principais formas de reduzir o consumo de combustível é a escolha por rotas mais eficientes e econômicas, que diminuem o trajeto e consequentemente a emissão de CO2. A utilização de um roteirizador especialista pode auxiliar a empresa na busca pelas rotas ideais e ainda traz outros benefícios para a operação. 

Com a ajuda de ferramentas tecnológicas, a empresa consegue avaliar a real necessidade dos veículos que saem para rota. Por exemplo: para realizar todas as entregas do dia a empresa não precisa necessariamente colocar todos os veículos nas rotas. Separar as entregas mais próximas, conforme parâmetros estabelecidos, as características dos veículos e dos produtos, pode apresentar um resultado positivo para a operação, que além de diminuir a ociosidade dos veículos, ainda reduz o consumo de combustível.

Redução do papel

Além da redução de combustível, para aumentar a sustentabilidade na cadeia de suprimentos é imprescindível diminuir o uso do papel nos processos. Uma única mercadoria comprada no e-commerce pode gerar 16 documentos impressos até o seu destino final. Apenas em 2021, as vendas online cresceram 27%, atingindo R$ 161 bilhões. Agora, imagine a quantidade de papel que foi emitido para realizar todas as entregas neste ano.

Por isso, apostar no digital tem sido a melhor escolha para as empresas. Além de reduzir o impacto no meio ambiente, o digital também possibilita mais agilidade nos processos ao receber as informações em tempo real e ainda reduz os custos com a produção e manutenção dos papéis (armazenamento por até 5 anos, em alguns casos).

Os comprovantes de entrega digitais estão ganhando espaço no mercado, principalmente com as novas normas de segurança, que evitam o contato com o entregador. Além de coletar a assinatura digital do cliente, o entregador envia a informação no mesmo momento para a central, com fotos para comprovar a entrega ou comprovar casos de desencontros com o cliente ou locais errados.

Logística reversa

Por último, vamos falar sobre logística reversa na cadeia de suprimentos. Uma solução indispensável para as organizações que buscam uma imagem positiva no mercado em relação à sustentabilidade. 

A logística reversa foi definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.” 

Dessa forma, implantar a logística reversa na empresa é uma forma de garantir a conformidade com a legislação e ainda impactar positivamente o meio ambiente. No transporte, a logística reversa deve estar no planejamento das entregas, uma vez que trocas e devoluções são comuns no e-commerce.

Faça parte de uma cadeia de suprimentos sustentável

A sustentabilidade na cadeia de suprimentos é um assunto que precisa de atenção em todos os aspectos. Seguindo as dicas aqui apresentadas, temos certeza que a sua organização fará um bom trabalho e estará contribuindo com o bem estar do planeta em que vivemos.

Não esqueça que na hora de entregar, a sua empresa pode contar com o auxílio do roteirizador de entregas e coletas da AgileProcess e ainda com comprovantes digitais que tornam a operação mais ágil e eficiente. Converse agora mesmo com um especialista para mais informações.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.