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O papel do transportador na experiência de compra do consumidor

Uma das etapas mais importantes para o consumidor que realiza uma compra online é o momento da entrega do produto. Toda experiência de compra é baseada em: valor do frete e entrega dentro do prazo estabelecido. Logo, o transportador tem um papel fundamental nesse processo e deve utilizar de todos os meios possíveis para atingir a satisfação do consumidor. 

Segundo uma pesquisa que realizamos em parceria com o E-commerce Brasil, o maior desafio para uma entrega perfeita é a entrega rápida, com 37% das respostas, seguido por valor do frete (30%) e visibilidade do status do pedido (15%). Todos esses fatores refletem diretamente na experiência do consumidor e podem ser driblados com o uso de tecnologias disruptivas. 

Dados concretos para análises

Todas as informações que passam por uma ferramenta tecnológica são rastreáveis. Desde trajeto do motorista, velocidade, horário que a entrega foi realizada e muito mais. Captar e analisar os dados é uma forma de realizar entregas mais estratégicas, com foco em entregar mais rápido, melhorar os resultados e garantir a satisfação do consumidor. 

Nesse ponto, é importante que o transportador defina quais indicadores logísticos, os famosos KPIs, serão analisados. Com eles é possível acompanhar a performance da operação do estoque até a qualidade da entrega ao cliente final. 

Além disso, muitas ferramentas permitem realizar pesquisas de satisfação com o consumidor, com o propósito de mapear erros frequentes e corrigi-los nas próximas ações. Essa pesquisa é enviada após a entrega confirmada, e pode coletar informações como entrega dentro do prazo e avarias nos produtos.

Valor do frete

Um levantamento realizado pelo Reclame AQUI mostrou que o valor cobrado pelo frete é responsável por 63,9% dos abandonos de carrinho de compras. Os custos do transporte são norteados por diversas variáveis que podem elevá-los ou não, mas é importante que o transportador busque alternativas para diminuir esses custos e mesmo assim, entregar com qualidade. 

É possível contar com a automatização dos processos, como na cotação ou auditoria do frete, que além de diminuir o trabalho manual e o tempo para optar pelo frete ideal, também reduzem os custos comparando os valores das faturas e tabelas de frete para identificar divergências. 

Informações de tracking atualizadas

A visibilidade do status do pedido deve ser atualizada em tempo real tanto para o embarcador quanto para o consumidor que aguarda sua entrega. Essa é uma informação importante para evitar desencontros e reentregas, que aumentam os custos consideravelmente. 

Com as informações atualizadas, o transportador tem mais agilidade nos processos, permitindo, por exemplo, enviar veículos auxiliares para os motoristas que estão com dificuldade em realizar as entregas e assim não atrasar o prazo dado ao consumidor.

Para o consumidor, é possível enviar informações a partir da última entrega antes da sua, com um SMS contendo o link do trajeto do motorista até o local de entrega. Dessa forma, ele pode se organizar para garantir sua entrega e encontrar o motorista com agilidade, sem atrasar as próximas também. 

Logística reversa

Para o e-commerce, o processo de logística reversa é essencial. Por diferentes motivos, é comum que o consumidor tenha necessidade de trocar ou devolver o seu produto, e, dessa forma, a estrutura da reversa precisa estar estabelecida. No caso do transportador, oferecer a solução de logística reversa pode se tornar um diferencial competitivo e aumentar as chances de trabalhar com o e-commerce. 

Receber os produtos que geraram alguma insatisfação ao cliente é uma forma de identificar falhas nos processos de produção e transporte, além de melhorar a qualidade da marca. Nesse caso, o transportador deve colaborar com o suporte ao cliente de forma ágil para aumentar as chances de novas vendas. 

Logística reversa é o assunto de um de nossos materiais ricos, confira aqui. 

Melhore a experiência de compra do consumidor com roteirização

Perceba que o papel do transportador  na experiência de compra do consumidor é entregar dentro do prazo, com valor de frete justo e qualidade na entrega. A comunicação clara com o consumidor se torna essencial para alertar sobre atrasos e garantir a avaliação após a entrega, com isso o transportador tem uma visão clara sobre os seus processos. 

As rotas de entrega devem ser criadas com o auxílio de um roteirizador especialista que sequencia as rotas de forma automática, considerando os critérios da operação, como:

  • Peso e dimensões
  • Valor do produto
  • Distância entre coleta e entrega
  • Características do produto
  • Características do destinatário
  • Prazo de entrega
  • Impostos

Investir em tecnologias e automações, como a roteirização, é uma solução efetiva para o transportador melhorar a experiência de compra do consumidor. A partir de rotas mais eficientes, as entregas são realizadas dentro do prazo e com uma redução de custos de até 30%. Confira aqui como a Entrega Já ganhou de 4 a 5 horas na operação com a automatização dos processos.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.