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Como fazer o transporte de cargas em regiões perigosas

O transporte de cargas em regiões perigosas é um desafio, principalmente por existir muitas áreas perigosas ou zonas de risco no Brasil, que contam com pouco ou até nenhum monitoramento, e a incidência de furtos e roubos de cargas é frequente. 

De acordo com relatórios da NTC&Logística, o roubo de cargas causou prejuízo de R$ 1,2 bilhão em 2022, com 13.089 registros de ocorrências (1.311 a menos que em 2021). O número de ocorrências de 2022 foi o menor registrado nos últimos 6 anos:

  • 2017 – 25.950 (R$ 1,57 bilhão de prejuízo)
  • 2018 – 22.200 (R$ 1,47 bilhão de prejuízo)
  • 2019 – 18.400 (R$ 1,4 bilhão de prejuízo)
  • 2020 – 14.150 (R$ 1,25 bilhão de prejuízo)
  • 2021 – 14.400 (R$ 1,25 bilhão de prejuízo)
  • 2022 – 13.089 (R$ 1,2 bilhão de prejuízo)

Para a logística, as regiões perigosas são preocupantes pois existem dois lados: o risco de perder os produtos ao trafegar pelos locais e a possibilidade de perder vendas ou clientes por não entregar nestas regiões. 

Por isso, muitos transportadores buscam por alternativas para minimizar esses riscos e não afetar o seu negócio, nem mesmo o consumidor que mora próximo dessas regiões. Mas o problema envolve outros fatores externos, como as seguradoras que não cobrem operações nas regiões devido ao alto risco, e a solução muitas vezes é buscar outros métodos de entrega.

Alternativas para o transporte de cargas em regiões perigosas

As compras online, que aumentaram nos últimos anos, trazem para o transportador a necessidade de buscar alternativas para agilizar as entregas. Como as seguradoras se recusam a cobrir a maioria das regiões consideradas perigosas, o transportador que insiste em entregar na região assume o risco e, caso aconteçam furtos, o prejuízo. 

Dentre algumas soluções encontradas para realizar as entregas, estão:

Lojas físicas

Ao realizar a compra online, o consumidor tem a opção de retirar o produto na loja física mais próxima. A estratégia ajuda tanto o lojista quanto o consumidor. 

O primeiro reduz os custos com o transporte, podendo utilizar do seu próprio estoque físico e ainda oferecer outras possibilidades de compra quando o consumidor for ao local fazer a retirada, e o consumidor, por sua vez, ganha ao conseguir realizar suas compras sem grandes desafios e sem pagar o valor do frete.

PUDOs

Os PUDOS (Pick Up Drop Off – pontos de retirada e depósito de mercadoria) são pontos que pertencem a empresas prestadoras de serviços de entrega ou redes parceiras de negócios em locais estratégicos e que podem oferecer espaço para armazenamento de mercadorias, como lojas físicas, postos de gasolina, mercearias, entre outros. 

A principal vantagem dos pontos de retirada é a redução de custos e a possibilidade de estar em lugares estratégicos dentro das regiões perigosas. A Pegaki é referência em PUDOs, com mais de 3 mil pontos espalhados pelo Brasil, saiba mais sobre o assunto aqui.

Lockers

Os armários inteligentes, como são conhecidos, são espaços em que empresas depositam os produtos comprados online pelo consumidor que, para retirar, utiliza um QR Code, comprovante ou código único e exclusivo. A vantagem dos lockers é semelhante aos pontos de retirada, com a diferença que podem estar disponíveis ao consumidor 24/7. 

Empresas especializadas 

É possível encontrar transportadoras que atendem às regiões sem problemas, seja apenas um trecho ou o trajeto inteiro, mas em algumas situações o valor do frete pode ficar mais caro que o normal. 

Crowdshipping

A rede de entregadores é uma das soluções mais vantajosas tanto para o transportador quanto para o e-commerce quando o assunto é regiões perigosas. Composta muitas vezes por pessoas comuns realizando as entregas, utilizando seus próprios veículos, desde carros, motos, bicicletas ou até a pé. 

A alternativa permite que os moradores locais realizem as entregas, evitando riscos maiores por conhecer a região e ainda ganham uma renda extra em cima das entregas. 

Essa também pode ser uma vantagem para datas sazonais, como a Black Friday. O principal benefício é não sobrecarregar a frota já existente e ainda diminuir os riscos de atrasos e insatisfação do consumidor. 

Roteirização para criar rotas e desviar das regiões

Criar rotas manuais é um problema para o transportador pela volatilidade do trânsito, em que rotas e sentidos das vias podem mudar sem avisos prévios. Em regiões perigosas, o problema aumenta ainda mais, além do tempo que se perde criando as rotas manualmente.

Por isso, automatizar os processos com sistemas de roteirização especializados garantem autonomia, redução de custos e eficiência nos eventos logísticos. Com a possibilidade de criar restrições para as entregas, torna-se mais fácil desviar de regiões perigosas, zonas de risco ou áreas com restrições de horários, como as regiões centrais geralmente. 

Um roteirizador pode ser a ferramenta ideal para as empresas que hoje sofrem com esses fatores. E a AgileProcess é especialista em roteirização de entregas e coletas, com um sistema próprio capaz de criar rotas mais eficientes e econômicas em poucos minutos, além de reduzir os custos logísticos

A Copapel, por exemplo, reduziu em 20% os quilômetros rodados ao mês, o que trouxe uma grande economia com combustível para a operação. Entenda mais sobre o caso aqui.

O problema das regiões perigosas para o transporte de cargas é real e não tende a diminuir tão cedo. Felizmente muitas soluções e alternativas de entrega estão disponíveis no mercado para auxiliar tanto o e-commerce quanto o transportador e o consumidor. Muitas soluções tecnológicas surgem para reduzir custos e riscos e tornar a experiência de compra do consumidor perfeita, então a hora de apostar em tecnologia é agora! 

Se a sua operação está em busca de entregar mais e melhor em todos os lugares, converse agora mesmo com um especialista no assunto:

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.