fbpx
seguranca-motorista-de-entrega-logistica-agileprocess

5 dicas de segurança para o motorista de entrega

O crescimento do e-commerce nos últimos anos tem gerado uma demanda para a logística que não para de crescer. O hábito de comprar em casa pela internet e receber seu produto em poucos dias – ou horas, conforme o lugar -, tornou os motoristas e entregadores mais ocupados e com seus dias agitados para cumprir os prazos.

Na busca por entregar a tempo, é comum os motoristas estarem expostos a riscos ao longo do percurso, como acidentes, roubos, distrações, informações erradas e outros pontos que podem colocá-los em perigo. Alguns cuidados na hora de entregar são necessários para a segurança do motorista de entrega e da mercadoria.

Para mantê-los seguros, as empresas responsáveis pelo transporte devem adotar medidas de segurança para o motorista, como direção defensiva, condução responsável, cuidados ao dirigir à noite, áreas perigosas e desvio de rota.

5 dicas de segurança para o motorista de entrega

Confira a seguir algumas dicas de segurança e condução responsável para o motorista de entrega.

Desvios de rota

Para quem trabalha com entrega de mercadorias é bastante comum ocorrer algum desvio de rota, seja por alguma obra, trânsito parado na via, a procura por um posto de combustível ou qualquer outro percalço no caminho. Isso pode alterar a rota e gerar mais tempo para finalizar a entrega. É importante que a central seja avisada sobre o desvio e o seu motivo, caso seja necessário tomar qualquer decisão. 

Com um sistema de gestão de entregas é mais fácil realizar esse acompanhamento. Além de acompanhar se as rotas planejadas estão sendo cumpridas, com a gestão, o transportador consegue entrar em contato com a equipe de entrega a qualquer momento, receber informações atualizadas em tempo real e fazer alterações na rota para cumprir os prazos de entrega. Conheça mais aqui.

Utilize tecnologias disponíveis

Muitas vezes, por conhecer a região, os motoristas fazem as rotas de acordo com seus conhecimentos, ignorando o que foi traçado pelo sistema roteirizador ou o próprio GPS. A prática pode resultar em quilômetros percorridos sem necessidade e, consequentemente, mais custos, além de possibilitar que o motorista se perca ou entre em áreas perigosas. 

Além de criar as melhores rotas, um sistema de roteirização possibilita acompanhar os eventos logísticos que já foram finalizados, os que estão em aberto ou finalizados. E ainda entrega visibilidade das informações para a central e para o cliente final, que fica atualizado sobre o status do seu pedido. 

Cabe ao transportador aplicar treinamentos para implementar as tecnologias escolhidas para simplificar a operação e auxiliar os motoristas com mais dificuldades para o digital. Assim, o ganho é em dobro: redução de custos e velocidade nas entregas – para o motorista finalizar o expediente sem precisar de horas a mais no trabalho.

Evite distrações

O dia a dia na estrada, principalmente em viagens longas, pode se tornar cansativo e aumentar o foco em outros elementos, como os carros e outdoors nas vias. Mas para evitar distrações dentro e fora dos veículos, os motoristas de entrega podem seguir algumas informações importantes, como:

  • Manter as mãos no volante: a prática pode ajudar a manter a atenção na estrada e evitar manusear outros objetos, como o celular. Além de ser perigoso, falar ao celular enquanto dirige é infração de trânsito (Lei nº 9.503/97) e manusear ou segurar o telefone enquanto está dirigindo caracteriza-se como infração gravíssima. Ou seja, distrações com o celular, por mais simples que possam parecer, podem trazer sérias consequências para o motorista e empregador.
  • Não coma enquanto dirige: o ideal é comer e beber antes ou depois da viagem ou em alguma parada para descanso durante o trajeto. Com uma das mãos ocupadas, o foco não está só na estrada e o motorista se coloca em risco.
  • Não dirija com sono: dirigir cansado é uma das maiores causas de acidentes no trânsito. Isso porque o motorista pode cochilar, ter sonhos acordados, não prestar atenção no trânsito e arredores e causar acidentes. É fundamental descansar antes de iniciar alguma viagem. Bônus: não consuma energéticos e outras substâncias para manter-se acordado, é perigoso e errado de acordo com a lei de trânsito. 

Cuidados ao dirigir à noite

Para quem realiza entregas no período noturno, os cuidados com a direção são redobrados. O motorista deve estar atento às condições dos faróis e sempre com a luz acesa, uma vez que as estradas podem não ter uma sinalização adequada. Ainda, para não prejudicar a visibilidade, é importante que os vidros e espelhos estejam limpos.

Cabe aqui outros pontos já citados: jamais dirigir cansado, pois durante o período da noite a vontade de dormir é maior, e fazer refeições leves, para não pesar no estômago e potencializar o cansaço. Por último, redobrar os cuidados com veículos suspeitos e pessoas paradas na via. 

Atenção no volante e arredores 

Que a atenção do motorista deve estar na estrada, isso é fato. Porém, também é recomendado que o motorista acompanhe a movimentação aos arredores, através dos retrovisores, para garantir que não esteja sendo seguido entre um ponto e outro. 

Muitas vezes, em situações nas quais o motorista faz a mesma rota todos os dias, mesmo com a proteção de rastreadores no veículo e mercadorias, ele pode ficar na mira de pessoas mal intencionadas, por isso a sua segurança é essencial. A atenção no volante também reduz o número de distrações. 

Transportador aliado do motorista de entrega

Para garantir a segurança do motorista de entrega, o transportador deve estar ciente de suas obrigações e auxiliar no que for necessário. Em casos de terceirizados, o motorista é responsável pela manutenção e cuidados com o seu veículo, enquanto em carros próprios da empresa, o gestor da frota deve ter conhecimento sobre as necessidades dos veículos e um calendário com as próximas revisões e outros ajustes. 

A vida útil de um veículo pode ser reduzida em situações simples do dia a dia, como a falta de calibragem dos pneus e a falta de óleo no motor. Para que isso não ocorra, fique por dentro de alguns cuidados e especificações para aumentar a durabilidade do veículo.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!

free download lynda coursewordpress themes crackedfree download lynda tutorialfree download wordpress pluginsfree download wordpress pluginsfree download lynda tutorialwordpress plugins crackedwordpress plugins crackedfree download wordpress themeswordpress themes nulled

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.