fbpx

Gestão de entregas: como cumprir o que foi planejado na roteirização?

O transportador é o responsável por coletar o produto no ponto de origem e levá-lo até seu destino final. Para realizar as entregas, ele utiliza a roteirização – que irá sequenciar as rotas da melhor maneira possível na busca por redução de custos e agilidade . Para que os processos ocorram corretamente, é fundamental fazer a gestão de entregas e coletas e acompanhar se os motoristas estão cumprindo com o que foi planejado.

Entretanto, nem sempre é tão simples e fácil fazer esse acompanhamento e cumprir os planos. É muito comum que o motorista dê uma esticada na rota para um lanche, uma volta a mais para passar por uma vista bonita, ou passar em casa, um favor para alguém ou outros fatores que no fim, aumentam o percurso da rota e geram custos extras para o transportador. A falta de visibilidade em tempo real dificulta executar o planejamento da gestão de entregas, pois saber o que está acontecendo exatamente no momento é o que vai permitir monitorar os veículos à distância e evitar paradas desnecessárias, além de alertar para desvios de rotas.

Vamos entender mais sobre o que é gestão de entregas e a importância dela para a roteirização? Acompanhe.

O que é gestão de entregas e coletas

A gestão de entregas engloba tudo relacionado ao transporte e movimentação das mercadorias de uma empresa, incluindo os principais desafios enfrentados pela transportadora, como a má condição das rodovias. É uma das etapas mais importantes quando a empresa busca a satisfação do cliente e o aumento das vendas. 

É com a gestão de entregas que a empresa busca melhorar a produtividade e reduzir custos. Ela está presente desde o planejamento das rotas, definição e separação dos veículos que serão utilizados, cuidados com o estoquemonitoramento em tempo real, cuidado com os prazos, rastreamento e gestão de frotas. O principal objetivo da gestão de entregas é a otimização dos serviços de eventos logísticos

Qual é o papel da gestão de entregas na roteirização?

Execução da rota

Quando o motorista sai para realizar as entregas, você, transportador, sabe como ele executa o que foi planejado? Se o motorista faz as rotas de cabeça, o problema já começou. Além de perder tempo pensando, é praticamente impossível prever como está o trânsito, evitar desvios desnecessários ou até mesmo áreas de risco. Agora, com a roteirização e as rotas já estabelecidas, a história é outra.

Cabe ao motorista seguir o que foi planejado com o roteirizador, que pode possuir tecnologias como Inteligência Artificial e que permitem sequenciar as rotas mais assertivas, levando em consideração as variáveis da entrega, como as janelas de atendimento. Além disso, um canal de comunicação direto entre transportador e motorista pode ser criado dentro do sistema de roteirização, para tomar decisões mais rápidas e eficientes.

Para o motorista, esse canal de comunicação permite notificar o transportador sobre paradas não programadas, desvios de rotas e outras ocorrências. Enquanto que para a central, entrega informações atualizadas em tempo real de todo o percurso, o que permite alterações na rota, contar com o auxílio de outros motoristas e até mesmo deixar o cliente final e embarcador informados sobre eventuais problemas.

Comprovação de entrega

Após acompanhar a execução da rota pelo motorista e confirmar a entrega, tanto o transportador quanto o embarcador necessitam do documento que comprova que a entrega foi realizada. Os comprovantes são peças fundamentais para a logística, mas ainda é comum a utilização de comprovantes de papel, que não entregam a mesma segurança para o transportador que o digital. 

Além da demora para receber a informação da entrega, os canhotos de papéis são frágeis e fáceis de extraviar. Como muitas vezes o transportador precisa comprovar que realizou a entrega para receber o pagamento, o armazenamento digital do documento permite que a comprovação seja realizada em tempo real e o pagamento aconteça sem burocracias. 

Logística reversa e devolução

É muito comum acontecer devoluções de produtos, principalmente com a expansão do e-commerce, que aumentou o desejo por promoções ou produtos que, no fim, não eram tão importantes para o consumidor. Ou mercadorias que chegam danificadas e são devolvidas para troca ou apenas reembolso. 

Com a gestão de entregas e coleta alinhada, tanto a devolução de itens quanto a logística reversa são feitas de forma mais rápida e sem aumentar os custos para o transportador. Se o cliente compra um lote inteiro de algum produto e um ou mais chegam danificados, é comum ele solicitar a troca de todos. Se o transportador contar com um sistema de gestão de entregas e coletas, torna-se mais fácil efetuar a troca apenas dos produtos com problemas. 

Para saber mais sobre logística reversa, confira este guia gratuito.

Reconhecimento de receita

Para finalizar a importância da gestão de entregas para a roteirização, é necessário falar sobre reconhecimento de receita. Tanto empresas que buscam fazer abertura de capital e para serem listadas na Bolsa de Valores, quanto empresas que estão com problemas fiscais para reconhecimento de receita, a logística é a peça chave.

Para a Bolsa, além das práticas contábeis brasileiras, as informações devem estar de acordo com as normas internacionais de contabilidade, como o caso do CPC 47 e IFRS 15, que trata sobre reconhecimento de receitas para descrever transferências de produtos e/ou serviços aos clientes. E os comprovantes digitais, que entregam as informações em tempo real e de forma clara, auxiliam no reconhecimento. Saiba mais.

 

A operação logística pode ser complexa, mas com o auxílio de uma gestão de entregas eficiente, que garante o cumprimento do que foi planejado pela roteirização, entrega as informações em tempo real e auxilia na tomada de decisões, o papel do transportador é simplificado. 

Os pontos aqui abordados fazem parte de um aglomerado de informações que podem ser simplificadas com um sistema de gestão de entregas, como o da AgileProcess. Entenda por que a gestão de entregas da AgileProcess é o ideal para a sua empresa neste outro artigo, clique aqui para ler.

E não se esqueça: se precisar de ajuda para simplificar o seu processo logístico, fale agora mesmo com um especialista.

fale-conosco-agileprocess-logistica

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!

free download udemy coursefree download wordpress themeswordpress themes crackeddownload wordpress themeswordpress plugins crackedwordpress themes nulledwordpress themes crackedfree download wordpress themesudemy tutorial free downloadfree download lynda course

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.