Com o aumento na procura por aplicativos de e-commerce, a Black Friday 2020 promete ser maior que o ano anterior. Com isso, a logística precisa estar preparada para acompanhar este crescimento e entregar mais e melhor sempre.
A busca maior por aplicativos e o aumento nas compras online marcaram o início de 2020 com a pandemia do coronavírus. O novo normal dos consumidores é acessar pelo celular suas lojas preferidas e realizar as compras no conforto do lar. Inúmeras lojas tiveram que adequar suas vendas para o meio digital em busca de não ficar atrás da concorrência.
Segundo um estudo da AppsFlyer para a revista Exame, a América Latina teve um aumento de 93% nas instalações de aplicativos de e-commerce, sendo esse o maior crescimento entre todas as regiões do planeta para aplicativos do tipo. Outro dado interessante, é que a receita de aplicativos cresceu 125,44% entre março e junho deste ano. Isso mostra o aumento nas buscas pelo digital.
Como fica o papel da logística nesse cenário? As operações estão preparadas para receber mais? Ou o aumento contínuo das vendas desde o começo do ano já tornou rotina e os gestores estão preparados para mais uma Black Friday que promete “ser a maior de todos os tempos”?
Se a sua empresa ainda não está pensando nisso, confira a seguir o que é necessário fazer para organizar a operação e não ter problemas com o seu cliente e o consumidor final.
Origem da Black Friday
Em 2020, a Black Friday, maior data de ofertas no Brasil, cairá no dia 27 de novembro. O evento sempre acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Segundo o site Black Friday, não se tem uma certeza sobre a origem do termo Black Friday. A teoria mais conhecida é oriunda da década de 90, na Filadélfia. Na sexta-feira, após o feriado de Ação de Graças, marcava o início das compras de natal. O trânsito com as pessoas retornando aos seus lares junto com a busca dos presentes, se tornou um caos. Surgiu então a expressão usada por policiais: “Black Friday”.
Com todo o movimento no trânsito, os lojistas viram a oportunidade de fazer diversas promoções e divulgar seus produtos às pessoas que por ali passavam. O que virou tradição e chegou ao patamar que conhecemos hoje em vários países do mundo.
No Brasil, a Black Friday surgiu em 2011. E diferente dos Estados Unidos, aqui ela se consagrou exclusivamente no meio eletrônico, com o e-commerce. Depois passou a fazer parte da vida do varejo físico, de todos os portes.
Atualmente, o evento se consagrou, marcado por descontos e recordes de vendas ano após ano. E outros setores além do e-commerce se preparam para a data, como a logística.
Logística para a Black Friday 2020
Faltando menos de dois meses para uma das datas mais aguardadas do e-commerce, a logística precisa estar organizada para atender a demanda que está por vir. Em um ano diferente como 2020 e com o aumento das vendas online, é esperado uma Black Friday movimentada.
Um bom gestor logístico já preparou a operação, com estoque, treinamentos e tecnologias. Se a sua empresa ainda não fez, ainda dá tempo. Confira a seguir dicas rápidas para colocar em prática e fazer uma Black Friday de qualidade na sua operação.
- Comece treinando a sua equipe. É preciso que todos estejam no mesmo nível para levar qualidade e ter a confiança do consumidor garantida.
- Falando em equipe, garanta a segurança e a saúde de todos. Se a empresa ainda não oferece, acrescente álcool em gel e máscaras como parte do EPI.
- Organize o estoque. Além de garantir que o estoque físico é equivalente ao estoque virtual, essa é a hora de movimentar os produtos parados, “encalhados”.
- Tenha cuidado com os produtos. Na hora de empacotar, garanta que o produto vai chegar em bom estado ao consumidor. Isso é crucial para garantir novas compras e avaliações positivas.
- Cumpra os prazos. Problemas acontecem, mas é possível evitá-los.
- Tenha uma comunicação eficiente com o cliente final. Entregue para ele em tempo real as atualizações das entregas via SMS. Saiba que é possível diminuir as revisitas com um simples SMS.
- Utilize ferramentas que auxiliam o motorista. Além de entregar as melhores rotas, um roteirizador é capaz de diminuir o tempo entre uma entrega e outra.
- Passe para o transportador um relatório com as informações também em tempo real do que foi feito, do que será feito ou do que está atrasado.
- Facilite a comunicação entre os softwares utilizando uma ferramenta de integração capaz de entregar tudo na linguagem que você preferir.
- Utilizar papel já é passado. Na hora de comprovar, aposte nos canhotos digitais que trazem segurança e repassam em tempo real as informações para o transportador.
- E na questão de segurança, já pensou em utilizar uma ferramenta onde não há o contato entre o entregador e o cliente? O cliente pode assinar no seu celular e comprovar a entrega rapidamente. Saiba mais aqui.
- No e-commerce, aposte em divulgação. Lembre-se sempre de que quem não é visto não é lembrado. O marketing do seu negócio deve estar alinhado com a logística também, para divulgar apenas produtos que estão no estoque ainda.
- Além de descontos de verdade, oferecer condições de pagamento competitivas pode ser a diferença entre a sua loja e a concorrência.
Conclusão
Entender como a Black Friday funciona para a sua empresa é fundamental. Faça uma análise dos anos anteriores e veja como é o movimento durante os dias que antecedem, durante e alguns dias depois. Assim é possível ter uma noção de como trabalhar este ano.
O que a logística pode esperar? Com o aumento da procura por aplicativos e das vendas online, a logística pode esperar uma Black Friday movimentada, “a maior de todos os tempos” como o slogan de todo ano. Então não fique para trás, organize a sua empresa e faça boas entregas.
Se a sua empresa teve alterações nas entregas em 2020, sejam elas positivas ou negativas, você já tem uma base de como agir. Não esqueça que as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado são fundamentais para organizar.
Seja roteirizando as entregas, entregando relatórios em tempo real, comprovando ou otimizando a frota, faça parte você também da logística digital. Aproveite que a Black Friday está chegando e utilize a tecnologia a seu favor. Saiba como a AgileProcess pode ajudar a sua operação.
lynda tutorial free downloadwordpress themes nulledfree download wordpress pluginsfree download wordpress pluginsdownload wordpress themesfree download wordpress themeswordpress plugins nulledfree download wordpress pluginsudemy course free downloadlynda tutorial free download