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Black Friday 2020: o que a logística pode esperar

Com o aumento na procura por aplicativos de e-commerce, a Black Friday 2020 promete ser maior que o ano anterior. Com isso, a logística precisa estar preparada para acompanhar este crescimento e entregar mais e melhor sempre.

A busca maior por aplicativos e o aumento nas compras online marcaram o início de 2020 com a pandemia do coronavírus. O novo normal dos consumidores é acessar pelo celular suas lojas preferidas e realizar as compras no conforto do lar. Inúmeras lojas tiveram que adequar suas vendas para o meio digital em busca de não ficar atrás da concorrência. 

Segundo um estudo da AppsFlyer para a revista Exame, a América Latina teve um aumento de 93% nas instalações de aplicativos de e-commerce, sendo esse o maior crescimento entre todas as regiões do planeta para aplicativos do tipo. Outro dado interessante, é que a receita de aplicativos cresceu 125,44% entre março e junho deste ano. Isso mostra o aumento nas buscas pelo digital. 

Como fica o papel da logística nesse cenário? As operações estão preparadas para receber mais? Ou o aumento contínuo das vendas desde o começo do ano já tornou rotina e os gestores estão preparados para mais uma Black Friday que promete “ser a maior de todos os tempos”?

Se a sua empresa ainda não está pensando nisso, confira a seguir o que é necessário fazer para organizar a operação e não ter problemas com o seu cliente e o consumidor final. 

Origem da Black Friday

Em 2020, a Black Friday, maior data de ofertas no Brasil, cairá no dia 27 de novembro. O evento sempre acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. 

Segundo o site Black Friday, não se tem uma certeza sobre a origem do termo Black Friday. A teoria mais conhecida é oriunda da década de 90, na Filadélfia. Na sexta-feira, após o feriado de Ação de Graças, marcava o início das compras de natal. O trânsito com as pessoas retornando aos seus lares junto com a busca dos presentes, se tornou um caos. Surgiu então a expressão usada por policiais: “Black Friday”. 

Com todo o movimento no trânsito, os lojistas viram a oportunidade de fazer diversas promoções e divulgar seus produtos às pessoas que por ali passavam. O que virou tradição e chegou ao patamar que conhecemos hoje em vários países do mundo.

No Brasil, a Black Friday surgiu em 2011. E diferente dos Estados Unidos, aqui ela se consagrou exclusivamente no meio eletrônico, com o e-commerce. Depois passou a fazer parte da vida do varejo físico, de todos os portes. 

Atualmente, o evento se consagrou, marcado por descontos e recordes de vendas ano após ano. E outros setores além do e-commerce se preparam para a data, como a logística.

Logística para a Black Friday 2020

Faltando menos de dois meses para uma das datas mais aguardadas do e-commerce, a logística precisa estar organizada para atender a demanda que está por vir. Em um ano diferente como 2020 e com o aumento das vendas online, é esperado uma Black Friday movimentada. 

Um bom gestor logístico já preparou a operação, com estoque, treinamentos e tecnologias. Se a sua empresa ainda não fez, ainda dá tempo. Confira a seguir dicas rápidas para colocar em prática e fazer uma Black Friday de qualidade na sua operação. 

  • Comece treinando a sua equipe. É preciso que todos estejam no mesmo nível para levar qualidade e ter a confiança do consumidor garantida. 
  • Falando em equipe, garanta a segurança e a saúde de todos. Se a empresa ainda não oferece, acrescente álcool em gel e máscaras como parte do EPI.
  • Organize o estoque. Além de garantir que o estoque físico é equivalente ao estoque virtual, essa é a hora de movimentar os produtos parados, “encalhados”.
  • Tenha cuidado com os produtos. Na hora de empacotar, garanta que o produto vai chegar em bom estado ao consumidor. Isso é crucial para garantir novas compras e avaliações positivas.
  • Cumpra os prazos. Problemas acontecem, mas é possível evitá-los.
  • Tenha uma comunicação eficiente com o cliente final. Entregue para ele em tempo real as atualizações das entregas via SMS. Saiba que é possível diminuir as revisitas com um simples SMS. 
  • Utilize ferramentas que auxiliam o motorista. Além de entregar as melhores rotas, um roteirizador é capaz de diminuir o tempo entre uma entrega e outra. 
  • Passe para o transportador um relatório com as informações também em tempo real do que foi feito, do que será feito ou do que está atrasado. 
  • Facilite a comunicação entre os softwares utilizando uma ferramenta de integração capaz de entregar tudo na linguagem que você preferir. 
  • Utilizar papel já é passado. Na hora de comprovar, aposte nos canhotos digitais que trazem segurança e repassam em tempo real as informações para o transportador. 
  • E na questão de segurança, já pensou em utilizar uma ferramenta onde não há o contato entre o entregador e o cliente? O cliente pode assinar no seu celular e comprovar a entrega rapidamente. Saiba mais aqui
  • No e-commerce, aposte em divulgação. Lembre-se sempre de que quem não é visto não é lembrado. O marketing do seu negócio deve estar alinhado com a logística também, para divulgar apenas produtos que estão no estoque ainda. 
  • Além de descontos de verdade, oferecer condições de pagamento competitivas pode ser a diferença entre a sua loja e a concorrência.

Conclusão

Entender como a Black Friday funciona para a sua empresa é fundamental. Faça uma análise dos anos anteriores e veja como é o movimento durante os dias que antecedem, durante e alguns dias depois. Assim é possível ter uma noção de como trabalhar este ano. 

O que a logística pode esperar? Com o aumento da procura por aplicativos e das vendas online, a logística pode esperar uma Black Friday movimentada, “a maior de todos os tempos” como o slogan de todo ano. Então não fique para trás, organize a sua empresa e faça boas entregas. 

Se a sua empresa teve alterações nas entregas em 2020, sejam elas positivas ou negativas, você já tem uma base de como agir. Não esqueça que as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado são fundamentais para organizar. 

Seja roteirizando as entregas, entregando relatórios em tempo real, comprovando ou otimizando a frota, faça parte você também da logística digital. Aproveite que a Black Friday está chegando e utilize a tecnologia a seu favor. Saiba como a AgileProcess pode ajudar a sua operação.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.