Checklist: 10 dicas para escolher a melhor transportadora 

Para abrir uma empresa do zero ou atuar em uma gigante do mercado, é preciso pensar em um conceito super simples, mas que nem sempre é fácil de colocar em prática: a satisfação do cliente em primeiro lugar. Se você está procurando formas de melhorar a experiência de compra do seu cliente você veio ao lugar certo. 

Já falamos aqui no blog de como a entrega do produto pode ser mais impactante do que o produto ou serviço em si, seja de uma forma positiva ou negativa. Hoje vamos ajudar a sua empresa a procurar a melhor transportadora do mercado, aquela que vai fazer o seu cliente entender que você tem um ótimo produto e um prazo de entrega melhor ainda. Continue a leitura para conferir dicas importantes para ajudar na hora de escolher a melhor transportadora.

10 dicas para escolher a melhor transportadora

01 – Investimento 

Descubra quais são as suas necessidades reais. Hoje a sua empresa precisa de uma frota própria ou terceirizada? É necessário um caminhão mesmo ou uma frota de vans e fiorinos consegue atender a demanda? O seu investimento deve combinar com as suas necessidades. Antes de ir atrás de qualquer empresa, avalie e entenda a sua primeiro. 

02 – Qual transportadora é a ideal para meu negócio?

Para cada produto existe um tipo de veículo adequado para transportar a sua mercadoria com qualidade e agilidade. Depois de entender a sua necessidade, chegou o momento de identificar as transportadoras que tenham a frota adequada para o seu produto. Separamos alguns segmentos, como exemplo.

  • Alimentos perecíveis: procure por veículos que sejam de material liso, resistente, impermeável, atóxico e lavável. A cabine do condutor deve ser isolada da parte que contém os alimentos. Os caminhões para transportar estes produtos devem conter baú para proteger e organizar caixas, sacos e fardos.
  • Medicamentos: por ser um produto delicado, sensível e de alto valor, o transporte de medicamentos é mais regulamentado do que outros produtos. Os medicamentos são sensíveis a variações de temperatura, luminosidade e umidade, por exemplo. Logo, é indicado optar por veículos com capacidade de reduzir a temperatura e até mesmo com compartimento para congelamento.
  • Sapatos, roupas e acessórios: essa é a carga mais comum por não depender de refrigeração e geralmente já vem com a sua própria embalagem. O ideal é que o caminhão de carga seca tenha carroceria baú. O tamanho do veículo depende da área de circulação, do volume da carga e da distância percorrida.

03 – Verifique as tecnologias que a transportadora utiliza

A tecnologia está presente em todos os momentos de uma entrega perfeita, e para os prestadores de serviço de transporte, isso não é diferente. A melhor transportadora será aquela que conta com tecnologias eficientes, que tornam os processos logísticos ágeis e econômicos.

Pergunte como o transportador pretende lhe passar informações de entrega e como a sua empresa vai conseguir acompanhar as etapas da operação. E o mais importante: como o seu cliente vai saber sobre o status de sua entrega?

Se acontecer algum imprevisto durante a entrega, será o nome da sua empresa que estará em risco, nem sempre o da transportadora. Por isso é fundamental manter o cliente bem informado e ter um canal de comunicação direto com o transportador para agir rapidamente quando necessário.

Além disso, é muito importante que a transportadora tenha integração com as principais ferramentas do mercado, para garantir que as informações sejam entregues corretamente.

04 – Como a transportadora vai entregar dentro do prazo?

Falando ainda em tecnologia, não podemos deixar de mencionar como a tecnologia tem impacto direto no prazo de entrega da sua mercadoria. Uma transportadora com sistemas manuais, dificilmente vai conseguir trazer agilidade na operação e diminuir os prazos de entrega e as revisitas ao cliente final. 

Alguns sistemas que fazem a transportadora entregar mais rápido:

  • Roteirização;
  • Alerta de mensagem para o cliente;
  • Sistemas de gestão de entrega em tempo real.

05 – Porte da transportadora

Se você tem um negócio de e-commerce que trabalha com pequenos volumes, as transportadoras express são as ideais para você, mas se pensa em expandir o negócio e ter uma grande variedade de produtos, busque por uma transportadora que tenha a frota mais completa e variável possível. Você não vai trocar de transportadora a cada produto que entra no seu catálogo, correto?

06 – Busque conhecer os clientes da transportadora

Informação é essencial para fechar qualquer contrato seguro e duradouro. Muitas vezes, no site da transportadora já é possível visualizar alguns clientes e tirar algumas conclusões valiosas sobre o atendimento do chat, SAC e modelo de negócio. Se o seu atendimento for ruim logo no início, o do seu cliente será pior.

07 – Certificações e aprovações para efetuar o transporte de carga 

As certificações são essenciais para que aconteça o transporte das cargas com segurança e de forma eficaz. Existem algumas certificações simples e básicas, mas dependendo do seu produto, as certificações são mais específicas – como medicamentos e cargas perigosas – e o não cumprimento pode causar danos sérios à mercadoria e à sua empresa. Busque saber qual certificação é essencial para o transporte da sua carga.

08 – Comprovação da entrega

Não basta entregar, você precisa receber a comprovação de que a entrega foi feita, certo?

Procure por transportadoras que enviem a comprovação da entrega em tempo real e se possível de forma digital. Muitas, hoje em dia, ainda fazem a comprovação com canhotos de papel, o que faz com que o retorno da comprovação para sua empresa seja apenas no fim do dia ou apenas no outro dia, quando o motorista decide escanear os comprovantes. Bem arcaico, não é mesmo?!

Além disso, esses papéis são facilmente danificados ou até extraviados, o que pode trazer problemas para a empresa em pouco tempo. 

Hoje, já existem outras formas de comprovação de entrega, como os canhotos digitais, que permitem coletar a assinatura do recebedor, foto do local e outras evidências personalizáveis para garantir a segurança da informação. Saiba mais aqui

09 – Como acompanhar se a entrega foi feita

Além da comprovação em tempo real da entrega, é importante entender como a sua empresa vai poder visualizar as informações de entrega e coleta. O seu cliente vai entrar em contato com você para buscar informações ou avisar que a entrega ainda não chegou, correto? Como vai ser o seu acesso para ver onde está a mercadoria desse cliente? Busque saber disso antes de fechar o contrato com a transportadora, ter visibilidade em tempo real de toda a operação é a chave para o sucesso das entregas.

10 – A experiência de entrega é mais importante que o produto

Você pode ter o melhor produto do mercado, mas se o seu produto chegou atrasado, com avaria ou pior, não chegou, ser o melhor não vai ser um diferencial para o cliente. Experiência de compra e de entrega são os pilares que devem andar de mãos dadas no seu negócio. A melhor transportadora é aquela que possui os mesmos valores que a sua empresa.

Conheça as soluções da Agile

Agora que você conferiu o nosso checklist para escolher a melhor transportadora para o seu negócio, chegou a hora de conhecer as soluções da Agile que acompanham a entrega de ponta a ponta.

Criar rotas mais econômicas e eficientes é mais fácil com a roteirização, que aliada da separação de carga ainda otimiza a frota e reduz os custos com combustível. A Copapel, por exemplo, reduziu em média 20% dos quilômetros rodados ao mês com o auxílio da nossa ferramenta.

Com as melhores rotas em andamento e para garantir um bom resultado, é preciso acompanhar de perto as entregas com um painel que disponibiliza todas as informações em tempo real e facilita a tomada de decisão para a empresa. Além disso, os comprovantes digitais reduzem custos e o tempo da operação, com a agilidade na entrega das informações.

Fale agora mesmo com um especialista que pode te apresentar os benefícios da Agile para a sua empresa e revolucione a logística com a gente! 

fale-conosco-agileprocess-logistica

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!

wordpress themes nulledfree download wordpress pluginswordpress themes nulledfree download lynda tutorialwordpress themes nulledfree download lynda tutorialdownload wordpress pluginsfree download udemy coursedownload wordpress themesfree download wordpress themes

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.