A última milha do transporte de cargas tem a fama de ser a mais cara de toda a cadeia. Isso se deve pelos custos envolvidos no transporte, como combustível, manutenção dos veículos, horas extras, pernoites dos motoristas e muito mais. Chega a se tornar uma dor de cabeça aos gestores, que buscam incansavelmente soluções para diminuir os gastos extras nas entregas e manter o orçamento no verde.
Muitas práticas do dia a dia podem fazer a diferença no orçamento e diminuir esses gastos. É importante mapear e entender quais atividades podem ser alteradas para trazer economia, seja um ajuste nas rotas, uma conversa com o motorista para estabelecer limites ou uma opção de entrega diferente, como os pontos de retirada.
Como reduzir gastos extras nas entregas
Quando o assunto é gasto extra nas entregas, estamos nos referindo àquela esticadinha até a padaria, que aumenta o quilômetro rodado e consequentemente o combustível gasto, aquele erro na rota feita “de cabeça”, que gerou um retorno e atrasou uma entrega, ou a falta de comunicação com o cliente final, que se desencontrou com o motorista e precisou de uma revisita.
Todos estes pontos podem ser evitados. Por isso, confira a seguir algumas dicas para reduzir os gastos extras nas entregas, aqueles que não estão sendo cotados.
Estoques mais próximos do cliente
Descentralizar o estoque pode favorecer o e-commerce. Uma vez que as lojas se tornam pequenos centros de distribuição, as encomendas chegam até os clientes de forma mais rápida e os custos com a entrega diminuem consideravelmente. Conforme o tamanho da operação, além das lojas, é possível manter centros de distribuição espalhados em lugares estratégicos para atender a demanda dos clientes o mais rápido possível.
As principais vantagens na hora de descentralizar o estoque são os custos de envio mais baratos e o tempo de entrega menor, além de reduzir a chance de atrasos. Com isso, é possível aumentar a competitividade em relação aos concorrentes e conquistar um espaço maior no mercado.
Porém, vale ressaltar que não existe um modelo certo. É preciso analisar a realidade do próprio negócio e todas as variáveis envolvidas na operação para só então decidir o que é melhor. E sempre garantir uma gestão de estoque eficiente para manter o controle sobre os produtos.
Revisões periódicas dos veículos
O dia a dia nas estradas muitas vezes é cansativo e pequenos reparos, que poderiam ser feitos rapidamente, são deixados para amanhã e o amanhã nunca chega. Deixar para depois pode tornar um pequeno ajuste em um grande problema, arriscando até mesmo a segurança do motorista e da carga. Por isso é fundamental realizar pequenas pausas para ajustar o que for necessário e ainda incluir manutenções e revisões periódicas no calendário.
Nas estradas, que muitas vezes não possuem uma estrutura adequada, os veículos sofrem pequenos desgastes a cada corrida, seja um pneu murchando ou a falta de algum óleo. Tanto a calibragem correta, para o veículo e a carga, quanto a revisão de óleos de freio e de motor são necessárias para evitar danos futuros.
Para melhorar a vida útil do veículo e evitar gastos não planejados, como um motor fundido, por exemplo, busque criar ações que conscientizem os motoristas para uma direção segura, avalie as condições de cada veículo da frota com frequência e não deixe para amanhã o que pode ser resolvido hoje.
Automação e tecnologias
As tecnologias disponíveis no mercado são ótimas opções para reduzir o trabalho manual e os gastos extras nas entregas. O que muitos olham como uma ameaça, muitas vezes é apenas uma solução para os principais problemas da operação. Muitas tecnologias contam com Inteligência Artificial, que reduz falhas nos sistemas, aumenta a produtividade e otimiza o transporte.
Seja na integração dos processos da empresa, na escolha do frete através de um TMS – Transportation Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Transporte, passando pelo planejamento das rotas com um roteirizador, o acompanhamento com a gestão de entregas, o rastreamento, a comprovação digital e a análise dos indicadores logísticos, as tecnologias se tornam essenciais para simplificar a logística.
Simplificam o trabalho que seria manual, possibilitam reduzir os quilômetros rodados, escolher pela forma de entrega mais econômica, reduzem custos com papel e ainda permitem agir rapidamente para evitar danos e prejuízos. A tecnologia é uma das principais aliadas do transportador que busca melhorar a performance e garantir uma boa imagem em um mercado tão competitivo.
Para saber mais como automatizar os processos de entrega e coleta, confira as informações sobre algumas tecnologias neste artigo.
Reduzir gastos extras com os motoristas
A relação com os motoristas geralmente é baseada na confiança, principalmente quando a empresa não conta com rastreadores. Porém, em alguns casos, é comum o motorista alterar a rota, seja para tomar seu café, passar em algum ponto específico, como a praia, ou realizar entregas por fora, situações que aumentam os quilômetros rodados e geram custos para o transportador.
Por isso, criar as rotas a partir de um sistema especializado, como um roteirizador, além de entregar o melhor caminho para cada destino, possibilita acompanhar o desempenho do motorista e qualquer desvio de rota que for realizado. Com a comunicação em tempo real, a central fica a par do que está acontecendo e consegue tomar as decisões conforme o cenário.
Além do combustível, um sistema de roteirização e gestão de entregas pode diminuir as horas extras, ao direcionar para a melhor rota, levando em consideração o trânsito, as janelas de entrega e as posições de cada ponto. Com isso, ao efetuar as rotas e enviar os comprovantes de entrega automaticamente para o transportador, o motorista termina sua jornada de trabalho dentro do horário previsto e não gera custos com horas extras.
A Copapel, empresa de higiene e limpeza, conseguiu reduzir em 20% os custos com combustível logo nos primeiros meses que adotaram a ferramenta de roteirização da AgileProcess. Entenda mais sobre o caso aqui.
Aposte em diferentes opções de entrega
Não cumprir prazos de entrega é a maior fragilidade para uma empresa que trabalha com transporte de cargas. Para evitar esse problema, manter a satisfação do consumidor e reduzir os custos das entregas, é fundamental controlar e prever o tempo que durará o percurso do produto até o consumidor.
Além disso, alternativas de entrega como crowdshipping e PUDOs têm ganhado espaço cada vez maior no mercado. Crowdshipping, ou rede de entregadores, é uma estratégia em que pessoas comuns realizam as entregas na última milha, utilizando os meios de transporte que possuírem, como carro próprio, motocicleta, bicicleta ou a pé. É uma alternativa interessante para áreas perigosas, nas quais os próprios moradores podem realizar as entregas e ainda garantir renda extra.
Já os PUDOs são pontos que pertencem a empresas prestadoras de serviços de entrega ou redes parceiras de negócios em locais estratégicos e que podem oferecer espaço para armazenamento de entregas, como lojas físicas, postos de gasolina, mercearias, entre outros. Os principais tipos de PUDOs são: locker; click & collect; pick up point; kirana; social pick up point. A Pegaki é referência em PUDOs, com mais de 3 mil pontos espalhados pelo Brasil. Saiba mais sobre o assunto aqui.
Agora é a sua vez
As dicas citadas acima são ótimas formas de reduzir os gastos extras nas entregas. Mas é importante, antes de reduzir qualquer coisa, entender quais são estes gastos e como eles impactam na operação. A melhor maneira para isso é planejamento e estratégia.
Contar com tecnologias pode ser o diferencial para tornar os custos da entrega mais baixos e melhorar o desenvolvimento dos processos logísticos. Entenda a necessidade, conheça as opções e invista em soluções tecnológicas que podem fazer muito mais pela sua operação hoje. Um investimento não realizado agora pode fazer a diferença em poucos meses. Não esqueça que o momento para se preparar para a Black Friday é agora.
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