A logística no Brasil tem muitas curiosidades sobre logística que você não encontra em qualquer lugar do mundo. Estamos na 55ª posição entre 160 países no ranking de Logística do Banco Mundial, conforme o estudo “Conectar-se para competir 2016: a Logística Comercial na Economia Mundial”. O país está à frente de outros sul-americanos, como a Argentina (66), Uruguai (65), Peru (69) e Paraguai (101).
A pesquisa ainda revelou que esta posição indica que o Brasil está se destacando em itens como rastreabilidade e infraestrutura, mas ainda perde posições no ranking devido aos altos custos, dificuldades no embarque internacional e na pontualidade.
Quando o assunto é logística, um país com dimensões continentais, que mede mais de 8 milhões de km², apresenta muitas peculiaridades, desconhecidas até mesmo para os profissionais da área.
Separamos algumas para compartilhar com você!
Curiosidades sobre logística no Brasil
1. No Brasil, a Logística só ganhou maturidade comercial nos anos 1990
Mesmo sendo praticada por décadas, a logística conquistou sua maturidade comercial no Brasil somente na década de 1990, quando o processo de redução de alíquotas de importação começou a ser praticada. Entretanto, como as empresas não estavam preparadas para este cenário de abertura de mercado, muitas enfrentaram grandes dificuldades.
A Logística teve papel fundamental para guia-las a um novo patamar, onde pudessem atender as demandas desse período com profissionalismo e agilidade. Em nosso país, este é um negócio de grandes proporções e que evolui rapidamente.
2. Uma área carente de profissionais
Mesmo com a enorme oferta de vagas em cursos técnicos e tecnológicos em entidades privadas e públicas, sempre ouvimos falar que esta área está carente de profissionais. Mesmo que a cada ano o mercado de trabalho receba novos profissionais logísticos formados, o problema está na função que o setor logístico mais tem oferta: planejamento de estratégia.
Esta demanda surgiu devido ao aumento do e-commerce no Brasil. Segundo reportagem da Revista Exame, um gerente de logística, por exemplo, recebe um salário de R$ 7.481 a R$ 10.600,00. Este mercado está repleto de oportunidades por ser tão essencial a sociedade.
Em homenagem ao Dia da Logística, comemorado em 6 de junho, separamos 10 habilidades que um profissional da logística precisa ter, confira aqui.
3. A Logística cresceu durante as Olimpíadas e a Paraolimpíadas em 2016
Engana-se quem pensa que com o final destes dois grandes eventos esportivos os trabalhos dos operadores logísticos também chegaram ao fim. Apenas em 2017 será concluída toda a complexa operação logística que precisou ser repensada durante os mega eventos.
Afinal, por ser a última a sair quando as cortinas se fecham, a logística ainda precisa cuidar da desmobilização e da logística reversa.
Para se ter uma ideia, as sete Vilas Olímpicas contavam com 3.600 apartamentos que terminaram de ser desmobilizados em dezembro de 2016, três meses após o final das Paraolimpíadas! Além disso, durante todo o período dos jogos de ambos eventos, foram movimentados 30 milhões de itens.
4. A Black Friday depende da logística no Brasil
A Black Friday é um dos eventos mais aguardados e importantes para a logística brasileira. De acordo com a Ebit, em 2016 as compras pela internet cresceram 17% em relação ao ano anterior. Ainda segundo a pesquisa, os comerciantes de lojas virtuais faturaram R$ 1,9 bilhões o número de pedidos chegou a 2,23 milhões, 5% a mais do que em 2015.
Os valores, em média, foram de R$ 653, 13% a mais do que no ano anterior. A preferência do consumidor foi por eletrônicos e eletrodomésticos.
As empresas que conquistaram estes números dependeram de sua reputação para conquistar seus clientes. O papel da Logística no Brasil é de extrema importância para tornar a imagem de um e-commerce tão atraente, já que ela quem cumprirá os prazos e a entrega dos produtos em perfeito estado, atendendo as expectativas dos consumidores.
5. Logística na Fórmula 1
Em novembro de 2016, o Brasil recebeu uma das etapas da 67ª temporada do Grande Prêmio da Fórmula 1. As 21 corridas do circuito aconteceram em países da Ásia, Europa, Oceania e nas Américas. A Logística está por trás deste grande evento e em cada país que ele percorreu, teve um desempenho e um trabalho diferente.Em nosso país, de acordo com a Revista Logweb, a Fórmula 1 movimentou 660 toneladas de cargas em 261 pallets. Seis aeronaves foram responsáveis pelo transporte de todos estes itens e os entregaram no Terminal de Carga do Aeroporto de Viracopos, em São Paulo.
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