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Dicas de Logística: Como criar orçamentos mais assertivos e ágeis

Tempo de leitura: 4 minutos.

Criar orçamentos assertivos e ágeis atualmente é um dos maiores desafios para gestores de logística. Afinal, orçamentos mais realistas e compatíveis com as necessidades de cada cliente influenciam diretamente a competitividade da empresa no mercado, redução de custos operacionais e aquisição de novos clientes.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de logística extremamente úteis na hora de fazer orçamentos mais eficientes. Elas são simples e rápidas de serem colocadas em prática, independentemente do porte da empresa ou setor de atuação.

Dicas de logística: Tudo o que você precisa saber para criar orçamentos mais rápidos e assertivos

As dicas de logística a seguir foram baseadas na experiência da AgileProcess, que oferece, como solução, uma plataforma completa para roteirização e comprovação de entregas.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário no fim da página e vamos lhe responder o mais rápido possível.

1. Padronize o atendimento

O atendimento padronizado permite que todas as informações relevantes sobre o cliente (e suas necessidades) sejam coletadas por qualquer funcionário, em qualquer situação. Isso evita o risco de faltar alguma informação importante na criação de  orçamentos ágeis e assertivos.

Por isso, na hora de otimizar orçamentos baseie sua estratégia na padronização do atendimento e prevenção de problemas. Disponibilize um cronograma o mais cedo possível para que os colaboradores estejam sempre alinhados com o plano de ação e preparados para usar uma linguagem única durante o contato com o cliente.

Além disso, a pradronização do atendimento permite que os relatórios sejam mais completos e sem furos para a administração da empresa.

2. Invista em treinamento

Continuando nossas dicas de logística, podemos salientar o quanto o treinamento da equipe é fundamental para orçamentos mais eficientes e econômicos.

Contar com profissionais treinados que saibam reconhecer as necessidades do cliente, buscar informações seguras e fazer levantamentos realistas (levando em consideração o que ele conhece do cliente e dos recursos da empresa que trabalha) na hora de criar orçamentos faz total diferença na redução de custos.

Por isso, promova treinamentos oferecidos pelos próprios membros da equipe para apresentarem suas atividades e ensinarem o que vivenciam em seu cotidiano na operação. A troca de informação será valiosa e ajustes poderão surgir.

Além disso, estar à frente de um treinamento incentiva e motiva o profissional, devido à valorização de suas atividades e da possibilidade de poder contar com os colegas quando estiverem ausentes.

3. Organize seu banco de dados

Quanto mais organizado o banco de dados, mais fácil e rápido será criar os orçamentos. Esta preocupação em refinar o conjunto de informações armazenadas automatiza todos os processos descritos anteriormente e, principalmente, incentiva aprendizagem do sistema, que se torna mais “autônomo” ao longo do tempo.

As informações em um sistema que trabalha com questões de mobilidade são de total importância não só para criar orçamentos mais assertivos, mas também para manter a redução de erros em todo o processo da entrega, uma vez que trabalhar com dados bem organizados proporciona uma visão analítica do todo e melhora a integração com o cliente final.

4. Utilize softwares para simulação de cenários

Recentemente abordamos por aqui que softwares de logística que utilizam a Inteligência artificial (IA) podem trazer uma série de benefícios para otimização de entregas, uma vez que ela emula o desempenho humano, analisando os dados coletados e chegando a conclusões complexas de forma totalmente automatizada.

Quando se trata de criar orçamentos mais assertivos, esses softwares podem simular o processo de entregas – considerando o tipo de contratação em negociação – e assim apresentar orçamentos muito mais realistas para o cliente.

Isso porque eles conseguem simular a criação de rotas de entregas, levando em conta os endereços reais a serem atendidos, as quantidades diárias e perfil da carga, quantidade de rotas necessárias, quantidade e perfil dos de veículos adequados para atender a referida demanda e quilometragem média a ser percorrida diariamente por cada veículo.

A análise de todas essas variáveis também pode ajudar na decisão de assumir uma frota própria ou terceirizada e ainda na especificação das despesas com profissionais, manutenção dos veículos, consumo de combustível e outros  custos operacionais.

5. Digitalize seus processos

Digitalizar os processos reduz o erro de anotações manuais para o controle do negócio. Os sistemas de gestão desembaraçam e reduzem a equipe de profissionais focados somente em determinados setores dos processos logísticos, como os próprios orçamentos.

A digitalização dos processos dispensa papelada, é mais rápido, online e seguro, já que todas as informações em cloud (na nuvem). Além de ser mais prático, uma vez que vários funcionários podem usar as informações no mesmo momento e modificá-las em tempo real.

Quer saber mais dicas de logística? Recentemente publicamos como a Inteligência Artificial pode resolver problemas relacionados a logística

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.