fbpx
dropshipping-vantagens-desvantagens-conceito-logistica-agileprocess

O que é dropshipping: vantagens e desvantagens

Abrir um e-commerce requer atividades específicas como gerenciar questões de estoque, logística, vendas, marketing, contabilidade e muito mais. Muitas vezes o empreendedor não tem uma equipe ou orçamento suficiente para fazê-las, por isso, aposta em modelos de negócios diferenciados, que impulsionam um rápido crescimento sem envolver tantos custos, como o dropshipping.

Toda parte logística por trás do dropshipping não é feita pelo empreendedor. Mas, como assim? Em resumo, nesta estratégia, o dono do e-commerce atua como um intermediário entre o cliente e o fornecedor, e é responsável por questões de marketing e vendas apenas.

Vamos desbravar o mundo do dropshipping a seguir, confira.

O que é Dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócio em que o vendedor não tem um estoque dos produtos. Para vender, ele atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor, e não se responsabiliza por questões de estoque e logística. 

Ou seja, o empreendedor cria sua loja, seleciona os fornecedores adequados e divulga amplamente os seus produtos com marketing. Feito uma venda, as informações do cliente e produto são passadas automaticamente para o fornecedor, que fica responsável por separar e enviar a mercadoria ao cliente em nome da loja. 

Em tradução, significa “livre de remessa”, no qual o dono do e-commerce não tem preocupações com pós-venda, apenas recebe sua parte da venda, como um consultor do fornecedor.

O dropshipping funciona basicamente em 4 etapas:

1 – o e-commerce coloca o produto a venda;

2 – consumidor faz a compra;

3 – fornecedor recebe as informações;

4 – e envia a encomenda para o cliente final, em nome do e-commerce.

Quais as vantagens do negócio?

Para o e-commerce, uma das principais vantagens é a possibilidade de ter uma gama de produtos ofertados, visto que não é necessário ter um estoque físico para guardar tudo. Outras vantagens são:

Início imediato: com o dropshipping o empreendedor pode iniciar o negócio assim que selecionar os fornecedores certos.

Flexibilidade: a modalidade possibilita trabalhar com inúmeros fornecedores e uma gama maior de produtos, de qualquer lugar, apenas utilizando a internet. 

Capital investido: como nesse modelo o e-commerce não trabalha com estoque, o capital investido em produtos e mão de obra é realmente baixo. Os principais gastos serão com a divulgação dos produtos na rede, com a ajuda do marketing e ferramentas especializadas. 

Principais desvantagens e riscos

O dropshipping pode ser uma solução para muitas empresas. Mas é preciso conhecer as principais desvantagens e os riscos envolvidos.

Controle da operação: com todas as questões logística de responsabilidade do fornecedor, o e-commerce fica sem o controle da operação e muitas vezes precisa lidar com atrasos e outros problemas na entrega. Para que isso não aconteça, é fundamental conhecer os fornecedores. 

Cuidados com os fornecedores: no vasto mundo da internet, não estamos livres de encontrar empresas com más intenções. Para não ter problemas com os fornecedores, o dono da loja deve fazer uma busca no mercado e escolher fornecedores confiáveis, que sejam comprometidos com os prazos de entrega e com a qualidade do produto, para evitar avarias. Ainda, é fundamental utilizar ferramentas que se conectam com o estoque do fornecedor para vender apenas o que está disponível.

Erros na plataforma: pode acontecer erros na plataforma como ao informar que um produto está disponível, mas na verdade não está. É dever do e-commerce informar a situação ao cliente e fazer o reembolso, além de ser justo, com isso a empresa se torna confiável e pode trazer o mesmo cliente para futuras compras.

Leia também: Cross docking: o que é e como implementar de forma eficiente?

Dropshipping e AliExpress

Em algumas situações, ao efetuar uma compra em uma pequena loja nacional, do Instagram, por exemplo, pode ocorrer de, ao receber o pacote, na embalagem constar informações que a remessa veio da China. Se você se perguntou como isso aconteceu, a resposta provavelmente é dropshipping. 

No Aliexpress, um dos maiores e-commerces do mundo, você pode criar uma loja com fornecedores cadastrados no marketplace e que se encarregam de enviar as mercadorias para os clientes. Pela sua abrangência, essa é uma das plataformas mais seguras para quem opta por trabalhar com dropshipping. 

Conclusão

Gerenciar um negócio online, de uma maneira ou outra, traz responsabilidades para o empreendedor. O crescimento do e-commerce também aumentou a competitividade entre as lojas e os fornecedores. Por isso, para apostar em dropshipping é preciso levar em consideração as vantagens e desvantagens do negócio e entender se a modalidade é viável para a sua empresa, mesmo sendo um dos caminhos mais baratos e rápidos se iniciar um e-commerce.  

Busque alternativas para se destacar no mercado e conquistar o seu público!

Para os e-commerces que trabalham com a logística, uma opção para reduzir os custos logísticos é gerenciar a rede de entregadores com o crowdshipping, conhecido como remessa de multidão. Com ele, as entregas podem ser feitas por pessoas comuns, de carro, moto ou a pé. Separamos um artigo com as principais informações dessa modalidade, confira aqui. 

Gostou do conteúdo? Então aproveite para compartilhar com seus amigos que vão gostar de conhecer mais sobre o dropshipping. 

download wordpress pluginsfree download udemy tutorialfree download wordpress pluginsfree download lynda coursefree download wordpress pluginsfree download wordpress pluginsudemy tutorial free downloaddownload wordpress pluginswordpress plugins nulledfree download wordpress plugins

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.