Uma empresa que busca crescer deve fazer o registro de todos os seus movimentos em documentos para facilitar a fiscalização e também evitar problemas com fraudes e desvios. No transporte, alguns documentos são fundamentais para o registro das entregas, como o romaneio de carga e o comprovante de entrega.
A seguir, vamos saber mais sobre o romaneio de carga, os benefícios para o transportador e como ele é preenchido. Confira:
O que é romaneio de carga?
Romaneio de carga, também chamado de packing list, é o documento de embarque que especifica tudo que está sendo transportado, mercadorias e componentes da carga, descrevendo os volumes e a descrição de seus conteúdos. Não constam os dados financeiros relacionados com a entrega, apenas as informações logísticas.
O romaneio de cargas é uma peça fundamental para organizar a operação e as entregas, além de evitar prejuízos com a fiscalização. Na aduana, os fiscais podem comparar o que está descrito no romaneio com o que de fato está sendo carregado. Por isso, é importante que o encarregado do transporte verifique se um está de acordo com o outro.
Diferença entre manifesto e romaneio
O manifesto eletrônico (MDF-e) é emitido pelo transportador e obrigatório em transportes interestaduais e de carga fracionada. Ele descreve todos os CT-es (Conhecimento de Transporte Eletrônico) emitidos para uma determinada entrega, onde há mercadorias para vários destinatários diferentes.
Resumindo, a principal diferença entre romaneio de carga e manifesto de carga é que enquanto o romaneio se refere às mercadorias da carga e suas peculiaridades, o manifesto de carga se refere aos vários destinatários dessas mercadorias.
Principais benefícios do romaneio para a logística
Com o romaneio, o transportador tem conhecimento de toda a carga que está sendo transportada, para onde está sendo levada e a quantidade de cada produto. Além disso, em casos onde não conta com o auxílio de um roteirizador, possibilita ter conhecimento dos horários de cada entrega, manualmente.
Ele também é útil na hora de acionar o seguro da carga/veículo, em casos de roubos ou acidentes. A maioria das seguradoras apenas autorizam a indenização com este documento.
Para os motoristas, o romaneio de carga serve como prestação de contas. Ao sair com a entrega, o motorista se torna responsável por toda a carga transportada e o documento é utilizado em casos que é preciso comparar o que chega ao destino com o que foi carregado no veículo.
Um dos seus principais usos e consequente benefício é na fiscalização do transporte internacional. Na aduana, ele é solicitado para desembaraço da mercadoria, sendo possível receber multa caso o romaneio não seja apresentado.
Como preencher e emitir o romaneio de cargas
Para preencher o romaneio não existe um modelo padrão, mas algumas informações são recomendadas, como:
– Quantidade total de volumes (embalagem);
– Identificação dos volumes;
– Informações sobre peso, dimensões unitárias e volume total da carga;
– Tipo de embalagens (caixa, paletes, entre outro);
– Notas fiscais dos produtos.
O processo pode ser feito manualmente, através de planilhas, com as informações que melhor atendem a empresa, ou automaticamente, com a ajuda de sistemas especializados, que além de práticos, tornam os documentos mais seguros e evitam erros.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre romaneio de cargas, aproveite para conferir sobre as formas de comprovação de entrega, da mais simples a mais segura.
wordpress themes nulledfree download lynda tutorialwordpress themes crackedwordpress plugins nulledfree download udemy coursedownload wordpress themesfree download udemy coursewordpress plugins nulledwordpress plugins crackedwordpress plugins cracked