A necessidade de entregas expressas têm aumentado conforme o consumidor se mostra mais exigente para receber suas encomendas. O imediatismo é fruto da expansão do digital e das facilidades que ele proporciona para quem está em casa e não precisa mais sair em busca de produtos.
Mas apesar da comodidade do consumidor, para muitos transportadores as entregas expressas podem se tornar um grande desafio, principalmente pela falta de organização, planejamento e ferramentas que tornam os processos mais eficientes. Sem contar que essa falta de planejamento para atender a demanda de entregas expressas pode causar problemas para a operação, principalmente para o financeiro.
Por isso, vamos entender um pouco mais sobre entregas expressas e como utilizá-las da melhor maneira para atender aos clientes e não aumentar os custos? Confira!
O que são entregas expressas?
Entendemos como entregas expressas aquelas entregas que são realizadas dentro do menor tempo possível, geralmente no mesmo dia, dependendo da distância entre o ponto de coleta e entrega. Os Correios possuem uma modalidade bastante conhecida, o SEDEX, que atualmente é dividido em tradicional (em até 5 dias úteis); SEDEX 10 e SEDEX 12 (no dia seguinte, até às 10h ou 12h); e o SEDEX hoje, que entrega no mesmo dia.
Para as transportadoras, essa modalidade tem ganhado espaço e destaca-se no mercado quem consegue realizar as entregas da forma mais rápida e com menor custo para o cliente e embarcador. Termos como same day delivery ou same hour delivery, entregas no mesmo dia ou entregas na mesma hora, surgem como iniciativas para atender a demanda de um consumidor que leva em consideração a experiência de compra.
Mas como aplicar essas estratégias na operação sem aumentar os custos e mantendo o nível de serviço fechado com o cliente? Como não passar esses custos para o cliente final no valor do frete? Para responder essas perguntas, é preciso fazer uma análise da operação como um todo e entender se o potencial da operação está sendo usado como deveria, se as tecnologias disponíveis no mercado hoje estão sendo utilizadas a favor dos processos e o que pode ser feito para se manter competitivo no mercado.
Por isso, o primeiro passo é realizar testes. Com eles será possível entender a viabilidade de aplicar o modelo de entregas expressas na operação e se será possível cumprir os curtos prazos estabelecidos. O transportador pode realizar mudanças na organização dos processos e da operação como um todo, para atender a demanda e atingir os objetivos esperados.
O que precisa ser feito?
Antes de realizar qualquer mudança, é necessário entender se os clientes da operação estão com a necessidade de entregas expressas de fato. Pois como aumenta os custos para o contratante, a modalidade pode não brilhar os olhos de quem contrata.
Uma estratégia para que o transportador entenda o seu mercado é enviar perguntas diretas para o cliente após uma compra, como “você pagaria mais para receber a sua compra em 1 dia útil?”. Assim, o perfil do cliente é estabelecido e as entregas expressas podem ou não ser uma realidade para a operação.
Depois de fazer todas essas análises, o transportador pode entender que chegou o momento de levar mais automação para a operação a fim de atender a demanda de entregas expressas. Isso porque a automação dos processos logísticos:
- Simplifica o trabalho;
- Aumenta a produtividade da operação;
- Permite mais visibilidade para o gestor;
- Entrega informações atualizadas em tempo real para o consumidor final;
- Diminui o risco de desencontros na hora da entrega;
- Envia automaticamente ao embarcador o comprovante da entrega realizada;
- Reduz os custos operacionais.
E uma das principais ferramentas de automação logística do mercado é a roteirização. Utilizar a roteirização no dia a dia permite rotas mais eficientes e econômicas, além de reduzir os custos e o tempo entre uma entrega e outra.
Como adotar a roteirização para entregar rápido
O primeiro passo para adotar a roteirização e atender a demanda das entregas expressas é o planejamento. Ele é a base para quem busca entregar mais rápido e se livrar das temidas planilhas que levam horas do dia de um transportador. Depois de planejar e conhecer as vantagens de um roteirizador, em pouco tempo será possível notar diferenças na qualidade das entregas.
Um roteirizador especialista dá mais segurança na hora de criar as rotas levando em consideração critérios indispensáveis para o transportador, como janelas de entrega e zonas de risco. Muitas empresas buscam economia sem analisar todo o contexto e apostam em outros sistemas para criar as rotas, que não entregam o que realmente importa, como um módulo de roteirização do ERP. Neste outro artigo, explicamos porque a ferramenta não é ideal para criação de rotas, confira.
De todo modo, a demanda por entregas expressas é uma realidade e deve ser encaixada nas operações para atender todos os consumidores. Analisar a viabilidade da operação, as ferramentas que podem auxiliar nos processos e implantar a entrega expressa, pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para se destacar no mercado.
Como especialistas em roteirização, a AgileProcess pode auxiliar a sua empresa a chegar mais longe e mais rápido até o consumidor final. Converse agora mesmo com um de nossos consultores e tire suas dúvidas!
udemy course free downloadwordpress themes nulledwordpress plugins nulledfree download udemy coursefree download lynda tutorialdownload wordpress pluginsfree download wordpress themesdownload wordpress pluginswordpress themes crackedwordpress plugins nulled