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gargalos logisticos reducao custos logistica agileprocess

Gargalos logísticos: 7 dicas para reduzir os custos das entregas

  • agosto 16, 2022
  • 10:00 am

A logística brasileira encara problemas que afetam profundamente o transporte, em modais diferentes, tornando um verdadeiro desafio reduzir os custos das entregas. Dentre os principais problemas, destacam-se a ausência de investimentos nos portos, rodovias e aeroportos e os gargalos logísticos.

Para reverter essa situação é preciso uma análise mais estratégica e ampla por parte do gerente de logística ou funcionário responsável. Como executar isso, na prática, é o que ensinaremos neste artigo.

Afinal, os consumidores contam com o cumprimento do prazo de entrega e a eficiência da logística influencia diretamente na formação dos preços dos produtos, então como atingir uma boa experiência para o consumidor?

O que são gargalos logísticos?

Um gargalo é uma etapa da produção que está sobrecarregada e atrasando o processo. Logo, gargalos logísticos são os principais desafios da logística, que resultam na queda do desempenho da cadeia. 

Um simples obstáculo, como a dificuldade de trafegar em alguns pontos nos centros urbanos, pode interferir no andamento do processo logístico, elevar os custos, gerar atrasos, diminuir a produtividade da equipe e a satisfação do cliente. Por isso, é importante buscar evitar ou reduzir os gargalos logísticos.

Reduzir custos com gargalos logísticos na prática

1. Invista na gestão de informação

A organização das informações é muito importante antes mesmo de iniciar uma operação. O gestor precisa ter acesso às especificações dos produtos, custos, SKU (Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque) e todos os detalhes dos itens transportados. 

Por isso, trabalhar com um grande volume de dados exige um ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) para reduzir os custos das entregas.

Um ERP nada mais é que um centralizador do fluxo de trabalho, que atua alinhando a comunicação entre todas as áreas e facilitando a tomada de decisões da empresa. Por isso, é essencial trabalhar com um sistema de gestão empresarial que transforma as operações manuais em processos de software, guardando as informações no seu banco de dados.

Na logística, além de  concentrar as informações em um só lugar, um ERP colabora para diminuir falhas e problemas rotineiros, que podem pesar no orçamento da empresa.

2. Use e abuse do cross docking

Para solucionar o problema no estoque, um dos métodos mais eficazes é o sistema cross docking, uma estratégia de logística em que os produtos de um fornecedor são distribuídos para os clientes com pouco ou nenhum manuseio ou armazenamento. Os produtos são descarregados, classificados e recarregados em diferentes veículos para seguir até o cliente final. 

Ele engloba recebimento, separação, roteirização e despacho de produtos com um mínimo intervalo de tempo, podendo, em alguns casos, envolver atividades que agregam valor ao produto, como etiquetagem e reembalagem.

Na prática, o cross docking funciona da seguinte forma: uma loja virtual de roupas mantém um acordo com seu fornecedor para que haja um estoque reservado de unidades predeterminadas durante um tempo predefinido. Assim que o pedido é fechado, levando em consideração o prazo de reposição (formado, inclusive, por fatores como o transporte do armazém do fornecedor até o estoque do comércio), a loja informa ao seu consumidor final o prazo de entrega.

Para eliminar falhas, os produtos vendidos devem estar disponíveis no estoque, sendo necessário um BackOffice – retaguarda na tradução, mas é um suporte operacional para a gestão do negócio – capaz de associar os pedidos às mercadorias que chegam do fornecedor.

Você já conhecia o termo cross docking? Que tal ficar por dentro das terminologias logísticas com um e-book recheado de termos e siglas do mercado logístico? Acesse aqui.

3. Use a embalagem adequada

Muitas vezes os produtos chegam com a embalagem danificada ou suja devido aos diversos transtornos que enfrentam no decorrer do transporte. As condições das estradas brasileiras são precárias, os recursos humanos com pouca capacitação e maquinários inadequados impactam diretamente neste item.

Portanto, para que seu produto chegue inteiro ao seu consumidor é importante investir em proteções internas do caminhão, capacitação e tecnologia, além de embalagens mais adequadas ao seu cenário.

Desta forma, evita-se um enorme gargalo e motivo de consideráveis perdas econômicas: a logística reversa, que é o retorno do produto a sua origem para devolução ou troca.

Apesar disso, a logística reversa é uma aliada da empresa. Trabalhando corretamente é possível trazer lucros com os produtos que retornam para a empresa, visto que a maioria dos produtos se tratam de recicláveis, recuperados e materiais em fins de vida. 

4. Nunca dependa de apenas uma opção de entrega

Não cumprir prazos de entrega é a maior fragilidade para uma empresa que trabalha com transporte de cargas.

Para evitar esse problema e reduzir os custos das entregas, é fundamental controlar e prever o tempo que durará o percurso do produto até o consumidor.

Jamais dependa de apenas uma opção de entrega. Contrate mais transportadoras e desenvolva estratégias inteligentes de fretes para oferecer preços e prazos diferentes e precisos. Para isso, sua empresa pode contar com um  TMS (Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte), cujo papel é executar e monitorar a expedição das entregas. 

Além disso, é possível fazer parcerias com pontos de coleta e retirada para facilitar a entrega em algumas regiões. Os pontos de retirada são estabelecimentos comerciais que funcionam em horário comercial e são estrategicamente escolhidos. 

5. Economize combustível de forma inteligente

Reduzir os custos das entregas é um dos principais objetivos de toda operação e por isso transportadores e operadores logísticos estão sempre à procura de novas ferramentas que ajudem a conquistar centavos em cada evento.

Não é possível pensar em reduzir custos sem que se pense no consumo de combustível, já que é um dos grandes vilões da operação. Algumas soluções mecânicas podem ser adotadas, tais como a instalação de sistema de transmissão automatizado e sistemas de compressores de ar que utilizam menos energia.

Outra medida a ser analisada para diminuir o consumo é optar por um sistema basculante, que faz com que a carga e a descarga sejam mais eficientes.

Também neste caminho, a adoção de um sistema gerencial, como um TMS, permite um maior controle de gastos de cada veículo. Com seus relatórios é possível acompanhar os motoristas e obter informações completas sobre o uso do combustível, auxiliando na tomada de decisões.

A roteirização é outra medida econômica em termos de consumo de combustível, uma vez que uma estratégia eficiente irá evitar caminhos desnecessários ou mesmo prejudiciais. Além disso, reduz a quantidade de rotas necessárias para realizar o mesmo volume de entregas, o que reflete na economia com a frota, motoristas e combustível.

6. Utilize um roteirizador de entregas

Um roteirizador de entregas pode reduzir os custos das entregas em aproximadamente 15%, melhorar a qualidade dos processos e, consequentemente, aumentar a satisfação do cliente final.

Isso porque roteirizar com eficiência centenas ou milhares de pontos de entrega todos os dias, por si só, já é um desafio que poucos roteiristas conseguem superar satisfatoriamente.

Imagine então se acrescentarmos a esse desafio dezenas de outras variáveis, como janelas de entrega de cada cliente, disponibilidade de veículos, dimensões de cada carga, distância entre os pontos, sentido e velocidade média das vias, etc. 

Roteirizar as entregas levando em consideração todas essas variáveis é humanamente impossível, mas definitivamente não é impossível para o computador equipado com um roteirizador de entregas moderno. Por meio da Inteligência Artificial, eles conseguem encontrar em segundos a melhor rota dentre milhares de rotas possíveis, sem deixar de lado nenhuma informação relevante.

Na prática, isso significa horas de trabalho a menos e muito mais eficiência na geração das rotas, reduzindo os custos das entregas e agregando valor à empresa.

7. Fique atento à logística reversa

Previna-se e crie uma boa estratégia para lidar com o retorno dos produtos, a logística reversa. Entre outras coisas, sua empresa evita aumentar a fila de reclamações do setor de atendimento.

Uma boa dica para lojistas, é disponibilizar um link em seu site para o acesso à sua política de trocas e devoluções. Deixe as regras bem claras e respeite o Código de Defesa do Consumidor.

A logística reversa também é uma prática de apoio à sustentabilidade. A preocupação com o meio ambiente causou uma revolução no modo como os consumidores enxergam as empresas. Dar um destino apropriado aos resíduos, como embalagens, reciclar ou reprocessar, causa um grande impacto na cadeia de distribuição.

A plataforma de pedidos e a equipe de atendimento também precisam estar preparadas para realizar devoluções, adotando o mesmo tratamento utilizado durante o processo de entrega.

Uma sugestão é oferecer pontos de troca para reduzir custos de entregas e otimizar os processos de logística, seja essa reversa ou não. Para saber mais sobre logística reversa, aproveite o e-book que preparamos. 

Quer saber mais sobre como reduzir os custos das entregas?

Gostou das dicas? Então confira como a Entrega Já reduziu custos ao utilizar a roteirização em sua operação. Aprender como automatizar os processos e oferecer um serviço de qualidade superior, sem correr riscos ou realizar grandes investimentos é a melhor forma para se destacar em um mercado tão competitivo quanto o da logística.

Conheça as tecnologias disponíveis da AgileProcess que irão auxiliar a logística da sua empresa, aumentar os resultados e o desempenho da sua operação. Converse agora mesmo com um especialista no assunto!

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.