Gestão de entregas e a experiência do cliente

Gestão de entregas e a experiência do cliente: como superar expectativas

O que a gestão de entregas e a experiência do cliente têm em comum? Tudo! 

A experiência do cliente é um fator decisivo para o sucesso de um negócio, em meio a um cenário cada vez mais competitivo. Dentro dessa dinâmica, a logística se destaca como peça chave para assegurar que as expectativas dos clientes não sejam apenas atendidas, mas superadas.

Ter estratégias para elevar a experiência do cliente no e-commerce, com foco na gestão de entregas eficiente e ágil, e utilizar tecnologias inteligentes nesse processo é a mistura ideal para chegar na entrega perfeita. Usar o NPS para mensurar e aprimorar resultados, também é uma estratégia eficiente.

Gestão de entrega e tecnologias inteligentes

A gestão de entrega é uma das principais áreas em que as empresas de e-commerce podem fazer a diferença. Oferecer um processo de entrega rápido, confiável e transparente pode ser simples quando é feito o uso de tecnologias inteligentes que simplificam os processos.

A inteligência artificial pode ser empregada para otimizar as rotas de entrega, o que minimiza atrasos e maximiza a eficiência da operação. O resultado é simples: prazos de entrega mais precisos e satisfação do cliente.

Oferecer um rastreamento avançado das encomendas em tempo real também mostra a preocupação da empresa com o cliente, além de criar um senso de controle e confiança. Ferramentas de rastreamento atualizadas automaticamente proporcionam transparência no processo de entrega. 

E por último, atendimento personalizado, através de chatbots, por exemplo, que oferecem respostas imediatas às perguntas dos clientes sobre o status das entregas, o que reduz consideravelmente os chamados do SAC. Além disso, um atendimento personalizado, com notificações proativas sobre possíveis atrasos, demonstra preocupação com o cliente.

A importância do last mile para o cliente

O last mile, ou última milha, representa o trecho final da jornada de entrega, no qual o pacote passa da transportadora para o cliente. Essa etapa é considerada a mais cara de toda a entrega, pelo fato de que as mercadorias não são enviadas para um local só, ocupando diversos veículos com pacotes menores, cada um para o seu destino.

Mesmo assim, ela é uma etapa crucial, pois gera maior impacto no cliente em relação à empresa. Por isso é importante estabelecer parcerias com serviços de entrega confiáveis e eficientes, que compartilham o compromisso com a qualidade da entrega na última milha. 

Oferecer opções de entrega flexíveis, como entrega agendada ou retirada em pontos de coleta, também aumenta o controle do cliente sobre como ele irá receber seu produto da forma mais conveniente para ele.

Lembra que falamos do NPS? O Net Promoter Score é uma métrica descrita como uma pontuação das chances de promoção ou recomendação de uma marca por parte de seus clientes. Na gestão de entregas, o NPS pode ser utilizado para coletar feedback após a entrega, por meio de pesquisas curtas ou avaliações que permitem entender as percepções dos clientes sobre a última milha. Ou seja, a gestão de entregas e a experiência do cliente andando juntas.

Logística como protagonista na experiência do cliente

Com a concorrência no e-commerce acirrada, a logística tem o papel de conquistar e reter clientes. Muito além de superar as expectativas, uma gestão de entrega eficiente, baseada em tecnologias inteligentes que promovem transparência e personalização, pode ser a chave para a sua empresa. 

Ou seja, é preciso transformar a experiência de entrega em um diferencial competitivo. A logística é protagonista da jornada do cliente e muitas empresas estão no caminho certo para criar e cultivar laços com seus clientes. Esse é o seu caso?

A Agile possui uma solução de tracking, muito importante para a gestão das entregas da sua empresa e o acompanhamento do seu cliente. Informações em tempo real oferecem visibilidade para seu cliente e tornam a experiência de compra completa. Fale agora com um especialista para entender mais.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.