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O que é Real-Time Visibility na logística

Quando pensamos na gestão de cadeia de suprimentos, é preciso entender a necessidade de receber atualizações em tempo real dos processos logísticos. Com o crescimento acelerado do e-commerce e a urgência cada vez mais presente no dia a dia, aumentou a busca por visibilidade em tempo real da cadeia de suprimentos.

Segundo relatório do Gartner, até 2023, 50% das empresas líderes globais terão investido em soluções de Real-Time Visibility para atender as demandas dos consumidores. Uma empresa com visibilidade em tempo real pode ter uma economia de até 20% com custos e acelerar o processo de transporte em até 5%. 

O que é Real-Time Visibility?

Para a logística, Real-Time Visibility significa a própria tradução: ter visibilidade em tempo real de todos os eventos logísticos da empresa. E o que se entende por visibilidade em tempo real não é mais coisa do futuro. Atualmente, muitas empresas buscam soluções que entregam as informações dos processos em tempo real e deixam o consumidor atualizado. 

Benefícios da Real-Time Visibility na logística

Mas afinal, o que o transportador ganha ao apostar em Real-Time Visibility? Separamos alguns benefícios, confira:

Melhorar a tomada de decisão

A visibilidade em tempo real entrega os principais indicadores logísticos para que o transportador consiga avaliar e tomar decisões de forma rápida e aprimorada. Aliado aos indicadores, a visibilidade aumenta a capacidade do gestor intervir na operação quando surge um problema, antes dele causar estragos.

É uma ferramenta onde todos os envolvidos na operação ganham: o transportador com as informações atualizadas e a possibilidade de evitar problemas; o embarcador, ao receber os comprovantes de entrega em tempo real; e o cliente final, ao receber as informações atualizadas sobre o status do seu produto.

Agilidade na cadeia de suprimentos

Ao utilizar Real-Time Visibility os gestores conseguem mapear todos os processos da cadeia de suprimentos e, a partir de percepções e métricas de desempenho, analisar o funcionamento das etapas e tomar as medidas adequadas caso algum ajuste seja necessário. Por exemplo, a agilidade nos processos permite que o transportador envie veículos auxiliares para os motoristas que estão com dificuldade em realizar as entregas para não atrasar o prazo dado ao consumidor. 

Em situações nas quais a fabricação de algum produto foi interrompida, os responsáveis podem fazer os ajustes necessários com os parceiros da empresa e manter a produção em ordem.

Automatização de processos

Com a ferramenta certa de visibilidade em tempo real, além de ter agilidade e melhorar a tomada de decisão, é possível diminuir os trabalhos manuais e automatizar processos, desde o rastreamento até a comprovação de entregas. Pode-se calcular automaticamente o tempo estimado de chegada do motorista para enviar as informações corretas ao cliente embarcador e ao consumidor que aguarda o produto.

 Já os s canhotos digitais tornam a comprovação mais segura, ao enviar automaticamente ao transportador a comprovação, com a assinatura e outras informações solicitadas. Deste modo é garantido que indicadores como OTIF (On-Time & In-Full), que mede se as entregas estão sendo realizadas dentro do prazo e sem erros, apresentam bons resultados e consequente economia para a empresa.

Ferramentas de integração

Além de ter visibilidade é preciso integrar todos os processos da cadeia de suprimentos. Os processos logísticos podem ser integrados a partir de um concentrador de informações, como o AgileHub. A ferramenta pode ser utilizada por transportadores, embarcadores e indústrias para guardar informações logísticas de forma transparente, onde todos têm acesso, auxiliar na tomada de decisão e padronizar a comunicação entre os motoristas, próprios ou autônomos e terceirizados.

Uma integração prática para toda a cadeia pode ser realizada com um sistema TMS – Transportation Management System, ou na tradução, Sistema de Gerenciamento de Transporte. O TMS é um software completo para gerenciamento das entregas em uma empresa. Automatiza os processos e garante agilidade, segurança e produtividade em toda a cadeia.

Indicadores logísticos

Soluções de Real-Time Visibility garantem, assim, que os principais indicadores logísticos, famosos KPIs, apresentem bons resultados e consequente economia para a empresa. Como é o caso do OTIF (On-Time & In-Full), que mede se as entregas estão sendo realizadas dentro do prazo e sem erros. Esse indicador mede o nível de serviço, e é um dos principais indicadores avaliados pelo cliente. 

Além do OTIF, outros indicadores logísticos podem ter melhores resultados com a aplicação de uma ferramenta de visibilidade em tempo real. Temos um e-book completo com informações dos principais indicadores logísticos para a sua operação, confira aqui. 

O sistema AgileProcess é especialista em entregar visibilidade em tempo real para as operações logísticas. Descubra como o sistema pode melhorar os indicadores logísticos da sua operação, agende sua conversa com um especialista.

 

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.