Se você está vendo o estoque da empresa ficar parado, você deve estar se perguntando como fazer esse estoque girar e não perder lucros com isso.
É normal pensar assim, o importante é ter noção dos custos por trás desse estoque e como fazer para que ele gire rápido, sem afetar o seu financeiro.
Vamos entender um pouco mais como funciona? Acompanhe.
Qual a importância de uma boa gestão de estoque?
Muitas vezes acontece do gestor ter um medo excessivo de não ter os produtos quando o cliente solicita e assim faz grandes estoques do mesmo item e este acaba não saindo como esperado.
Ou o contrário: sem um preparo, os clientes solicitam um item, fazem a compra e só depois descobrem que o mesmo está em falta na loja, tendo que esperar dias para receber.
Uma boa gestão de estoque é realizada quando o gestor tem uma noção do fluxo de vendas da empresa, consegue antecipar as demandas dos clientes e se prepara bem para datas comemorativas ou importantes para o comércio.
Organizar o estoque é fundamental, ter noção dos custos de cada item, fazer um diagnóstico, identificar o tempo limite que uma mercadoria pode ficar estocada, a partir do cálculo de giro de estoque a análise do período de vendas, são alternativas para entender o seu estoque a fazer ele girar.
O que calcular antes de sair vendendo
Ver o estoque cheio causa uma ansiedade no gestor que pode fazer com que ele saia vendendo todos os produtos sem ter uma noção de ganhos e perdas com as vendas, por isso, não esqueça do custo do estoque parado.
É importante levar algumas coisas em consideração, para não deixar a empresa com problemas no fluxo de caixa, como o custo com os pedidos para reposição, que inclui gastos com frete, negociação, impostos e muito mais.
Outro é o custo para armazenamento, desde contas fixas como aluguel, energia e água, pagamento de funcionários, impostos e gastos não esperados, que podem vir a acontecer como manutenção e troca de equipamentos.
A parte mais importante ao calcular os custos, é o capital. Isso por que ele está relacionado ao valor investido na compra do produto e todas as variáveis financeiras, como a inflação.
É como investir na bolsa de valores, pode ser vantajoso ou não manter aquele produto parado, depende de vários fatores, como a situação econômica do país, a cotação do dólar e de outras moedas e o volume do pedido.
Existem também riscos, os custos imprevistos, que podem causar problemas e desvalorizar a mercadoria, como validade, roubos, extravios e danos por manuseio.
Tudo deve ser levado em consideração quando for pensar em esvaziar o estoque, no lugar de melhorar a qualidade da empresa, pode causar problemas.
Como calcular o giro do estoque
Você já pensou qual seria o giro de estoque ideal para manter o equilíbrio entre produção e venda dos produtos da sua empresa?
A melhor maneira para descobrir o equilíbrio, é fazer o cálculo de giro de estoque, a partir da seguinte fórmula:
Giro de Estoque = Total de Vendas / Volume Médio de Estoque
Por exemplo: a sua empresa vende 2.000 ventiladores por ano. O estoque médio costuma ser de 400 ventiladores, então temos:
Giro de Estoque = 2.000 / 400 = 5 giros por ano
O que isso quer dizer? O seu estoque de ventiladores deve ser renovado cinco vezes por ano. Com esse cálculo, a gestão de estoque é mais fácil, e ao realizar o orçamento, é possível levar em consideração os gastos que a empresa terá para abastecer o estoque 5 vezes no ano e também planejar as vendas.
Curva ABC e gestão de estoque
A Curva ABC tem como principal objetivo deixar claro quais são os produtos mais importantes para a empresa.
Existem várias maneiras de fazer essa conta, seja por preço de custo, que vai mostrar os produtos de maior valor, ou por valor de venda, que indicam os produtos que mais aumentam a receita.
O primeiro passo é listar todos os produtos, indicando o valor unitário, a quantidade vendida e o valor total por produto. Depois, calcule a porcentagem de participação de cada produto nas vendas, dividindo o valor total por produto pelo total de vendas da loja.
E por último, organize a planilha pelo valor total por produto e some os percentuais de cada produto ao valor acumulado.
Assim você tem a porcentagem acumulada e pode classificar cada produto em uma categoria.
> Produtos A: responsáveis por até 80% das vendas;
> Produtos B: responsáveis por até 15% das vendas;
> Produtos C: responsáveis por até 5% das vendas.
Agora você pode organizar a tabela pelo número da porcentagem, do menor para o maior, assim, o produto mais representativo fica no topo.
E para finalizar, vamos descobrir a Curva ABC. Comece pelo topo da lista, comece somando até atingir 80%, essa é classificação A. Depois, continue somando até atingir 15% (B) e os últimos itens devem atingir a soma de 5%, classificação C.
Assim você consegue ter no papel uma ideia do que é mais vendido, do que vale e do que não vale a pena ter no estoque da sua empresa. Mais um passo para alinhar a gestão de estoque.
Dicas para girar estoque parado e aumentar as vendas
A teoria é sempre mais fácil, sabemos. Por isso vamos te passar algumas dicas para que você consiga girar o estoque parado na prática, com resultados garantidos.
1- Treine sua equipe
2 – Conheça o seu público alvo
3 – Conheça o mercado e concorrentes
4 – Faça inventários periodicamente
5 – Reveja estratégias
6 – Busque acordo com fornecedores
7 – Aposte em liquidações
Gerenciar o estoque nem sempre é fácil, mas pode ser mais simples seguindo as dicas e informações que passamos. Agora é com você, coloque em prática o que ainda não era feito, busque o melhor para a sua empresa e consiga bons resultados!
E na hora de fazer as entregas, não esqueça de apostar em uma logística com tecnologia de ponta que entrega resultados satisfatórios para a sua operação.
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